A ciência já comprovou que a cães combatem a ansiedade de seus tutores e até pessoas que estão a sua volta. Hoje em dia, é comum que hospitais, unidades de saúde e tratamento de pacientes adotem essa técnica a fim de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

No entanto, o estresse de uma competição também pode testar os nervos de seus respectivos participantes. Assim, um torneio de eSports resolveu adotar essa pratica na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. O campeonato se trata a uma disputa de do game Super Smash Bros.

A idealizadora da iniciativa foi uma estudante da Universidade de Michigan chamada Laura Rall. Isso porque Laura também atua como voluntária na companhia responsável pela realização do torneio, a The Big House. A partir daí, ela cogitou a possibilidade de levar alguns animais para os locais de disputa a fim de manter os participantes mais tranquilos e relaxados.

Ideia de incluir os animais no torneio de Super Smash Bros.

Em entrevista ao site Eurogamer, Laura comentou que costuma conversa muito com amigos que jogam Super Smash Bros. Devido a esse contato tão próximo, ela notou que os competidores ficam muito ansiosos ao longo dos combates e sofrem para reduzir a tensão posteriormente.

Em uma dessas conversas, ela sugeriu a inclusão de cinco cachorros no próximo campeonato e teve respostas animadoras. Tempo depois, ela teve a oportunidade de trocar algumas ideias com a organização do torneio e fez a sugestão. Segundo a estudante, os organizadores aprovaram a sugestão prontamente.

Cães combatem a ansiedade

Foto: FreePik

Os bichinhos que participaram do torneio foram cedidos pelo grupo Go Team Therapy Dogs Detroit. Ainda há muitos detalhes sobre como será essa interação entre jogadores e os visitantes caninos, uma vez que a data está agendada para o mês de outubro.

No entanto, Laura pretende efetuar alguns encontros os animais e os participantes a fim de favorecer essa aproximação. Mas, é essencial frisar que todos os pets são devidamente treinados e estão com as vacinas em ordem. Portanto, não há razão para preocupações por tanto por parte dos competidores quanto pelo público.

Cães combatem a ansiedade nos humanos

De acordo com estudos realizados pela Associação Americana de Saúde do Coração, dá para relacionar o convívio de animais com a redução de doenças graves e maior longevidade. Isso significa que os cães combatem a ansiedade, o estresse e até a depressão dos seus respectivos tutores.

No caso da ansiedade, a organização do dia a dia é uma forma efetiva de escapar de crises. Além disso, a montagem de uma programação criaria também é a melhor maneira de cuidar do seu bichinho de estimação. Afinal, ele necessita de uma rotina bem definida e equilibrada para viver muito e bem.

Por isso, o ideal é ajustar os períodos de alimentação, brincadeiras, passeios e descanso. Essa postura auxilia a pessoa a reduzir a taxa de ansiedade. Já que um quadro da enfermidade pode surgir em função da falta de estrutura e um padrão no cotidiano. No fim das contas, a organização diária faz a diferença positivamente tanto na vida do humano quanto de seu cão.