Assim como é para os humanos, a velhice também é o momento mais complicado da vida dos cachorros. Este é o momento onde todos nós precisamos de um cuidado maior, de mais ajuda para fazer as coisas do dia a dia, incluindo as mais simples, e também de mais atenção. Porém, é neste momento da vida também, a velhice, em que todos são mais esquecidos, tanto idosos humanos quanto idosos animais.

Cansada de ver e ouvir sobre casos de cachorros idosos que foram abandonados quando mais precisavam de ajuda, Kim Skarritt criou, há cerca de dois anos, a Silver Muzzle Cottage Rescue & Hospice, uma organização sem fins lucrativos localizada em Michigan, nos Estados Unidos, que ajuda animais idosos abandonados e trabalha com abrigos, além de também ajudar tutores, sempre pensando no bem-estar dos cães mais velhos, aqueles que precisam de um cuidado maior e atenção especial.

A Silver Muzzle Cottage funciona como uma espécie de asilo para cachorros idosos e é administrado por um grupo local de amantes de cachorros que se uniu para dar um final de vida mais digno e cheio de amor para esses peludinhos mais velhos que foram abandonados.

No local, que conta com profissionais treinados, os animais encontram um lar aconchegante e acolhedor, onde eles podem descansar e vão sempre receber atenção e carinho, independente de estarem doentes, incapacitados ou terem sido indesejados por seus antigos tutores.

“Eles não pedem muito quando estão realmente velhos. Eles querem ser amados e cuidados, querem comida e só precisam de um lugar quente para colocar a cabeça à noite. Em algum momento, eles foram cuidados e, quando mais precisavam, não foram. E é por isso que eles realmente precisam de um lugar como o nosso”, disse Kim Skarritt ao Detroit Free Press.

A instituição Silver Muzzle Cottage foi construída ao lado do centro de treinamento para cães que também pertence a Kim. O local foi realmente pensado para esses animais e conta com muitos sofás e camas macias. Além de cachorros idosos a partir de 10 anos de idade, a organização também oferece abrigo e cuidados para animais de qualquer idade que sofram de uma doença terminal.

Kim Skarritt conta com a ajuda de 100 voluntários que cuidam dos cães, interagem com eles, lhes dão carinho e os levam para passear.

Além de todo esse trabalho, a Silver Muzzle Cottage ainda ajuda a encontrar lares amorosos para muitos destes cães idosos, onde eles passam seus últimos momentos de vida recebendo muito amor de uma família.

Porém, mesmo os que não são adotados também têm um final de vida digno, confortável e cheio de amor na organização. Todos prezam por isso no local. “Para algumas pessoas, é muito difícil. Elas realmente não conseguem lidar com isso. Mas para quem consegue… é muito gratificante. Temos que olhar para isso de uma forma positiva, caso contrário, seria muito deprimente. Mas é uma vitória para nós e é uma vitória para os cães”, conta Kim Skarritt.

Por mais pessoas como Kim Skarritt no mundo e mais cuidado e preocupação com os animais idosos.

Fonte: People