Talvez você não saiba disso, mas existem algumas misturas de Border Collie com outras raças que originam animais com características únicas e extremamente admiráveis.

O Border Collie por si é um cão extremamente leal e inteligente. Justamente por isso essa é uma das raças favoritas ao redor de todo o mundo.

Com isso, algumas pessoas fazem cruzamentos entre ela e outras, visando obter as características mais vantajosas de cada uma.

Os resultados são incríveis e, mesmo que essas misturas não possam ser consideradas realmente como raças por não serem reconhecidas, é inegável que são uma combinação perfeita entre beleza e elegância.

Sendo assim, vale a pena conhecer as misturas de Border Collie que com certeza vão te impressionar.

Misturas de Border Collie, o que você precisa conhecer

Hoje em dia existem várias misturas conhecidas de Border Collie que levam a combinação perfeita entre inteligência e beleza. Veja quais são elas:

1. Border Aussie (Border Collie e Australian Shepherd)

Esse é um cruzamento bem interessante, que origina cães de inteligência ímpar e, que jamais devem ser subestimados.

Além disso, esses cães precisam estar sempre entretidos com alguma coisa e, tudo o que fazem parece ser acelerado.

Eles são muito rápidos e estão sempre correndo ou dormindo. Parece que não há um meio termo.

De impressionante inteligência, esse cão é facilmente adestrado e é capaz de realizar muitos tipos de atividades diferentes.

2. Borador (Border Collie e Labrador Retriever)

Há décadas o Labrador está entre as raças mais populares do mundo. Isso se deve ao seu carisma e lealdade impressionante em relação ao tutor.

Sendo assim, é de se esperar que a lealdade não falte em um Borador. Ademais, esse cão tem potencial para ser um grande líder em qualquer situação.

O esporte também é com ele, que possui habilidades relacionadas à velocidade de locomoção em terra e, também à natação.

3. Coltriever (Golden Retriever e Border Collie)

Também chamado de Golden Border Collie ou Golden Border Retriever, essa é uma mistura que é a reunião perfeita entre personalidade e charme.

Com muita fofura e alegria, esse é um excelente companheiro para toda a família. Além disso, a inteligência desse cão é admirável.

Esse animal também terá energia de sobra e, você vai precisar ter habilidades para mantê-lo entretido e também ensinar muitos truques.

4. Shollie (mistura entre Pastor Alemão e Border Collie)

Se você está em busca de um companheiro leal e inteligente, então precisa conhecer o Shollie. Esse cão é a combinação perfeita entre lealdade e alta capacidade de trabalho.

Com o treinamento certo, praticamente não haverá limites para o que esse cão pode fazer. Mas se prepare porque ele gosta de ser estimulado e está sempre pronto para agir.

5. Border Heeler

Ao unir duas raças que foram criadas para o pastoreio, o resultado pode ser impressionante, surgindo assim um exímio cão de trabalho.

Mas muito mais do que isso, esse cão híbrido é um excelente companheiro para todas as pessoas da família, uma vez que é extremamente inteligente e leal.

Comprometido com a proteção e bem estar de todos, esse animal cumpre bem com o papel de cão de guarda também.

Mas ele precisa ser estimulado ou pode se sentir triste e desestimulado.

6. Borsky

É difícil julgar os cães pela sua aparência, mas esse cão híbrido tem uma beleza realmente impressionante.

O mais interessante desses cruzamentos é que podem surgir padrões diferentes desses animais, uma vez que as duas raças possuem variações. Assim, a quantidade de combinações possíveis é muito grande.

De qualquer maneira, o resultado é sempre maravilhoso. Mas além de lindos, esses cães são alegres, cheios de energia e adoram brincar com os seus humanos e com outros animais.

Além disso, os animais dessa raça estão sempre prontos para proteger as pessoas da família de qualquer perigo.

7. Bordoodle (Border Collie e Poodle) é uma das misturas.

Durante muito tempo o Poodle esteve entre as raças mais queridas em todo o mundo. E mesmo que ele esteja perdendo um pouco de espaço, ainda é muito amado.

A mistura das duas raças dá origem a um cão muito carinhoso, que se dá muito bem no relacionamento com as crianças.

Apesar de esse cão ter a tendência de ter a tranquilidade do Poodle, pode ser que as características de pastoreio se façam presentes.

Por isso, é fundamental fazer a socialização e o treinamento adequado do animal para que ele consiga controlar adequadamente os seus instintos.

Atlético e alegre, esse é um cão que adora se exercitar e brincar muito.

8. Borgi

Esse é o cão perfeito para quem precisa de um animal para controlar o rebanho, afinal de contas, ele reúne as habilidades das duas raças que o originam.

Entusiasmo e inteligência também são características marcantes nesses animais, mas prepare-se para ter um cão ativo e muito brincalhão em casa.

Também será preciso muita energia para manter o Borgi entretido.

9. Border Beagle (Border Collie e Beagle)

O Beagle é um dos cães mais fofos que existem, mas ele também sabe como ser brincalhão e agitado.

Em alguns momentos ele pode se mostrar demasiadamente travesso. Por isso, é preciso um pouco de habilidade para controlar adequadamente esse cão híbrido.

Por outro lado, esse animal estará sempre pronto para uma aventura, afinal, ele é a união perfeita entre a agilidade do Border Collie e o faro e sentido explorador do Beagle.

Lembre-se apenas de manter o seu cãozinho sempre sob supervisão, evitando problemas.

Conheça melhor a raça

border collie

Border Collie – Foto: Freepik

O cachorro Border Collie é considerado como sendo extremamente inteligente e leal ao seu tutor, sendo assim um excelente cão de companhia para todos os momentos.

De porte médio e uma aparência agradável, esse cão parece estar sempre alegre e pronto para sair correndo e brincar.

Realmente ele tem muita energia e adora se manter em movimento, sendo assim a companhia ideal para quem busca um companheiro de aventuras ou para uma rotina agitada.

Com tanta disposição, esse cão está sempre em busca de novos desafios, o que pode ser ótimo para o aprendizado e adestramento do animal.

Por outro lado, saiba que ele com certeza vai se sentir muito entediado e triste se não for estimulado adequadamente.

Sempre alerta, esse também é um bom cão de guarda, que com certeza vai te avisar sempre que houver qualquer tipo de ameaça.

Principais características:

border collie marrom

border collie marrom – Foto: Freepik

O Border Collie se destaca pela sua grande inteligência e, inclusive ocupa o primeiro lugar no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

Muito esperta, a raça tem várias habilidades e consegue desempenhar uma série de tarefas diferentes.

Além disso, deve-se exaltar o instinto protetor do animal, que está sempre alerta e pronto para alertar e proteger o tutor dos diferentes perigos.

Mas ele é realmente conhecido pela capacidade de aprender e colocar as diferentes ordens em prática.

Isso se deve em partes à vontade que o animal tem de agradar o seu tutor e acertar nas ações que lhe são pedidas.

Não se pode deixar de falar que esse é um cão pastor e, as suas características foram selecionadas visando justamente o pastoreio de ovelhas.

Foi assim que o Border Collie conquistou as famílias, primeiramente no campo e, com o tempo passou a ser visto também como um excelente cão de companhia de maneira geral.

O temperamento deve ser controlado

Se o Border Collie fosse uma pessoa, ele seria um atleta, uma vez que esse cão é um corredor assíduo, que está sempre pronto para colocar a sua agilidade em prática.

A velocidade e a obediência fazem parte da memória genética do Border Collie. Por isso, ele está sempre a postos para cumprir o que lhe foi solicitado.

No entanto, por mais que esse seja um cão de grandes habilidades físicas e intelectuais, é necessário que o tutor oriente adequadamente o cão para que ele aprenda a comportar de maneira adequada.

Isso porque naturalmente, o Border Collie também é um cachorro arredio e ansioso, o que o faz se descontrolar às vezes.

border collie marrom

Border collie marrom – Foto: Freepik

A capacidade de pastoreio, por exemplo, é uma qualidade, mas se ele não for bem treinado, pode acabar correndo atrás de outros animais a qualquer momento.

Em casos mais extremos o cão pode perseguir carros, motos, pessoas e outros tipos de objetos. Sendo assim, é importante ensinar o momento certo para que o Border Collie haja como pastor.

O ideal é adestrar e socializar o cão logo nos primeiros meses de vida, quando a personalidade do animal ainda não estiver completamente formada.

Acostumar o cão a pessoas e barulhos de diferentes tipos também ajuda a tranquilizá-lo e controla-lo.

Raça com crianças, estranhos e outros animais

O Border Collie é um cão que se apega bastante às pessoas da família e, costuma ser muito companheiro com as pessoas que convivem com ele.

Isso inclui as crianças que geralmente adoram brincar com esses cães, uma vez que eles têm energia de sobra e parecem nunca se cansar.

No entanto, esse apego tem um limite, uma vez que a raça também é independente. Por isso, não espere que esse seja um cão que vai ficar no seu colo pedindo carinho.

Border Collie – Foto: Pixabay

Em relação a outros animais, o Border Collie geralmente se dá bem com cachorros do sexo oposto, mas pode ter problemas com competições.

O instinto de pastoreio também pode se tornar um problema, uma vez que o Border Collie pode acabar perseguindo demais o outro animal.

Sendo assim, a melhor saída é realmente a socialização dos cães desde cedo para evitar problemas de convivência e relacionamento.

O que é um cachorro híbrido?

Cachorro híbrido é um animal proveniente do cruzamento de raças diferentes. Como eles não possuem pedigree e nem são reconhecidos, passam a ser considerados como SRD (sem raça definida).

Sendo assim, é chamado de híbrido todo cão que nasce a partir do cruzamento de dois animais que possuam raça definida.

Isso o leva a ter características típicas das duas raças, o que vale tanto para o comportamento quanto para a aparência física.

Pode até ser uma ideia legal pensar que o seu cão pode ter o melhor de duas raças que você aprecie, mas é importante salientar que é difícil saber quais dessas características o animal vai desenvolver.

Border collie brincando com balão – Foto: Freepik

Só é possível selecionar características específicas a partir do momento em que se começa a fazer cruzamentos frequentes.

É interessante ainda ter em mente que todas as raças se originam a partir de cruzamentos entre exemplares de outras raças diferentes.

Assim, eles deixam de ser hibrido com o cruzamento frequente e purificação da raça, até o momento em que ela passa a ser aceita pelos órgãos reguladores das raças caninas.

O cruzamento entre duas raças é recomendado?

De maneira natural os cruzamentos entre animais de raças diferentes sempre vão acontecer. Isso leva ao surgimento de cães sem raça definida.

De maneira geral, não existe um problema especifico que pode ocorrer com o cruzamento em si, mas é fundamental analisar os possíveis problemas de saúde que podem surgir.

Ou seja, levar em conta quais são as principais doenças genéticas que os animais possam ter e, fazer de tudo para evitar isso.

Border collie brincando com pelúcia – Foto: Freepik

Dessa forma, é ideal conhecer a descendência dos cães que serão cruzados. O ideal é conversar com um veterinário que possa acompanhar isso e ajudar nessa determinação.

É muito importante ter cuidado com o temperamento, selecionando animais que tenham os traços desejados.

Se você estiver pensando em fazer um cruzamento, é preciso ter responsabilidade e assumir cuidar de todos os cães e encontrar um lar para eles.

Por fim, tenha em mente que não vale a pena de forma alguma sacrificar o bem estar de um cão só porque você busca uma característica fofa, ok? A responsabilidade deve estar acima de tudo.

Conclusão

Existem muitas misturas de Border Collie, que originam cães belíssimos e extremamente inteligentes.

Mas é preciso ter cuidado com o cruzamento, de modo a evitar maiores problemas em relação à genética.