Dar remédios para cachorro é sempre um assunto bem delicado e que precisa da máxima atenção possível dos tutores. Hoje em dia, é bem comum que os tutores busquem informações por conta própria, através da internet, onde muitas vezes podem encontrar coisas que não são tão verídicas assim.

Então é bem importante que você tenha tudo isso em mente e, acima de qualquer coisa, busque ajuda veterinária para qualquer tipo de tratamento. Não faça tratamentos caseiros e nem queira dar remédios humanos para cachorros sem antes ter um aval médico, ok? Não existe remédio sem efeito colateral e você precisa ficar atento a isto para não intoxicar o seu cachorro.

Mas será que existem remédios que são indispensáveis para a vida do animal? Ou seja, aqueles que você vai precisar dar em algum momento? Sim, existem. E vamos entender mais sobre eles a partir de agora. Então, continue a sua leitura.

Remédios para cachorro – Quais são as principais medicações que devo dar?

remédios para cachorro

Remédios – Foto: Freepik

As fases da vida de um cachorro são inúmeras. Em cada fase, eles vão precisar de algum atendimento específico e dedicado, de forma que possam ir crescendo com saúde. E isto envolve diretamente o uso de medicamentos, uma vez que a ciência já avançou o suficiente para permitir que um cachorro, hoje, não tenha várias doenças que no passado eram bem comum.

Além disso, as medicações básicas para os cachorros ajudam os animais a não contraírem e nem repassarem problemas que podem se transformar em zoonoses no longo prazo. Ou seja, os cães conseguem, hoje, conviver com a gente de maneira bem próxima, muito por conta das possibilidades que a medicina veterinária nos deu.

Por mais que existam muitos tipos de tratamentos diferentes e com remédios diferentes (algo que só os veterinários poderão indicar), há também aqueles medicamentos preventivos que todos os cães precisarão tomar. Vamos entender mais sobre eles. Continue lendo.

Vacinações

remédios para cachorro

Cãozinho – Foto: Freepik

Vacinar o cachorro é uma das atitudes mais importantes que todos os tutores precisam tomar. As vacinas são as melhores soluções para combater uma série de doenças que poderiam facilmente se espalhar na sociedade (canina e humana) de maneira muito rápida e descontrolada. Então, tomar as vacinas certas e nos períodos certos é fundamental.

Sem vacina, o cachorro pode facilmente ser contaminado com alguma bactéria ou algum vírus que esteja andando por aí procurando por um corpo hospedeiro. E isto pode desencadear uma série de problemas que, hoje, ainda são desconhecidos. Ou seja, o cachorro pode hospedar e criar uma mutação que eventualmente pode se transformar em uma epidemia ou uma pandemia entre os doguinhos – criando uma nova doença que poderia ser evitada.

Isso sem falar naquelas doenças mais clássicas e que já são conhecidas, como a raiva e a gripe canina. Se você vai adotar um cachorro, esteja em dia com a carteirinha de vacinação dele. As principais, são: polivalente, gripe e raiva. No entanto, durante a vida do doguinho ele vai precisar tomar reforços. Portanto, nunca se afaste desta necessidade, ok?

Vermífugos

Um dos remédios para cachorro que mais fazem a diferença para uma melhor qualidade de vida dos animais, são os vermífugos. Muitos tutores somente procuram o veterinário para indicar algum vermífugo, quando o cãozinho já apresenta sinais de vermes nas fezes ou em algum eventual vômito. Só que neste momento, os cuidados precisam ser ainda maiores, pois o cão pode ser prejudicado com um remédio forte demais.

O mais importante é que o vermífugo seja dado de tempos em tempos, de modo que o cachorro possa absorver o medicamento como uma forma de prevenir, não apenas remediar. Para um cão adulto, o ideal é que a vermifugação seja de seis em seis meses. Para cães mais jovens e filhotes, este período pode ser reduzido (mas sempre com uma indicação veterinária).

Os vermes que podem se desenvolver no organismo do cachorro são bem maléficos, podendo não só deixar o cachorro desconfortável, mas também, oferecer riscos de doenças mais graves. Então, busque sempre a prevenção destes problemas. Vermífugos precisam ser dados constantemente e não apenas uma vez, ok?

Leia também: Qual o melhor vermífugo para cães?

Antipulgas

E por fim, não podemos deixar de mencionar a necessidade de oferecer ao cãozinho um remédio antipulgas. As pulgas podem deixar o cachorro altamente desconfortável no dia a dia, fazendo com que ele fique estressado, ansioso e desenvolva várias doenças pelo corpo e também no organismo. Por exemplo, ele pode facilmente ficar com dermatite canina, pelo fato de ficar se coçando ou se lambendo.

Para dar o melhor antipulgas para o seu cachorro, consulte um veterinário para que ele possa explicar mais sobre as dosagens e formas de aplicação. Pois elas são inúmeras e você deve considerar um produto que atenda a necessidade do seu doguinho, como remediar um problema já existente ou prevenir que as pulgas apareçam.

Quais remédios não dar ao cachorro?

remédios para cachorro

Analisando remédio – Foto: Freepik

Até aqui, já entendemos quais são os principais remédios que os cachorros precisam tomar nas mais diferentes fases da vida dele. Só que há também aquelas medicações que não podem ser oferecidas ao doguinho de maneira nenhuma, como as automedicações, que podem fazer muito mal a ele.

Oferecer remédios que o veterinário não indica é sempre uma péssima ideia, pois medicamentos sempre vão ter efeitos colaterais, podendo piorar alguns quadros ou desenvolver problemas que antes o cão não tinha. Fizemos uma lista de remédios que você não deve dar ao cão:

  • Paracetamol;
  • Ibuprofeno;
  • Antidepressivos;

Lembre-se que antes de dar qualquer remédio ao seu cachorro, você precisa consultar ajuda veterinária. Evite qualquer tipo de medicação aleatória e que você não tenha conhecimento dos malefícios. Por mais que você esteja querendo ajudar o seu cãozinho medicando ele, saiba que muitas vezes isto pode mais atrapalhar do que necessariamente ajudar.

Há remédios feitos especialmente para os doguinhos, de modo que sua composição respeite o organismo do animal e não faça mal. Então, evitar aqueles remédios básicos que nós humanos tomamos pra dor de cabeça ou dor de barriga é fundamental.

Cuide do seu dog!