O calmante para cachorro que late muito é uma das alternativas mais “rápidas” encontradas por muitos tutores. No entanto, saiba que nem sempre é saudável e adequado dar calmante para o cachorro.

Afinal, se ele está latindo, é por algum motivo. Ele pode estar vocalizando por alguma situação grave ou mesmo algum problema comportamental.

Nesse caso, é importante que o tutor consulte um veterinário antes de dar qualquer tipo de medicação para o cachorro. Mesmo aquelas mais naturais.

Afinal, calmantes, principalmente os ansiolíticos, são extremamente delicados e em doses erradas traz um estrago enorme ao organismo do cão.

Continue lendo este artigo do Portal do Dog para saber mais sobre calmante para cachorro que late muito e se realmente isso é a melhor saída.

cão embaixo da toalha

Cachorro escondido – Foto: Freepik

Pode dar calmante para cachorro que late muito?

Poder, até pode. No entanto, somente com indicação veterinária e de acordo com a necessidade e especificidade de um médico veterinário que julga importante esse tipo de método.

Afinal, o calmante para cachorro que late muito ̩, na verdade, um tipo de rem̩dio que faz o cachorro ficar mais calmo Рe ṇo com menos vontade de latir.

Isto é, se existe alguma situação que aflige o cachorro, essa situação continuará ali existindo e presente no dia a dia. E o cachorro, claro, só estará dopado a ponto de não latir.

Portanto, o tutor precisa entender exatamente os motivos daqueles latidos e depois tratar o problema – e não simplesmente “calar” o cachorro.

Afinal, o cachorro late. É o instinto dele e a vocalização faz parte disso.

No entanto, claro, há sempre aqueles casos em que o cachorro já possui certas manias e nem sempre consegue entender e respeitar o seu tutor.

Nesse caso, uma intervenção veterinária ou de um profissional de comportamento canino pode ajudar. E inclusive, o calmante pode ser uma solução temporária.

Tipos de calmante para cachorro que late muito

Existem muitos tipos de calmante para cachorro que late muito.

Veja alguns e depois saiba mais sobre eles:

  • Ansiolítico.
  • Chás.
  • Fitoterápicos e florais.

Ansiolítico

O tipo de calmante ansiolítico para cachorro é um dos mais “pesados”. Afinal, é uma medicação que pode deixar o cachorro realmente muito dopado.

Portanto, esse tipo de remédio somente pode ser dado ao seu dog com receita expressa ou escrita do veterinário.

Nunca dê nenhum tipo de remédio para o seu cachorro sem o veterinário indicar se o remédio é seguro ou não, ok?

Chás

Além disso, há também vários chás que você pode dar ao cachorro para ele parar de latir. Os chás calmantes para cachorro, como de camomila, são boas alternativas naturais.

No entanto, nunca dê quente. Somente morno ou até frio, já que o cão pode queimar a língua com algo muito quente.

Fitoterápicos e florais

Os fitoterápicos e os florais também são boas opções para acalmar um cachorro que está latindo demais.

Esse tipo de calmante é também natural e você deve comprar aqueles feitos especialmente para os cães.

Nunca dê nenhum tipo de remédio ou solução humana para os cães, ok?

Leia mais sobre cães hiperativos e como acalmá-los.

calmante para cachorro que late muito

Dando rem̩dio ao cachorro РFoto: Freepik

Alternativas para amansar cachorro que late muito

Um cachorro que está latindo muito pode, na verdade, receber uma série de estímulos para que os latidos sejam reduzidos.

No entanto, é importante lembrar que o cachorro nem sempre ficará 100% calado. Afinal, é um animal – e não um urso de pelúcia.

Portanto, antes de pensar em cessar completamente a necessidade de latidos do cão, você pode considerar outras situações, como aquelas onde você pode criar um ambiente mais confortável para ele.

Nesse caso, ao criar um ambiente com menos estímulos negativos, o cão também poderá parar de latir muito e de maneira aleatória.

Veja alternativas para amansar cachorro que late muito:

  • Adestramento.
  • Socialização.
  • Gasto de energia.
  • Enriquecimento ambiental.
  • Rotina.
  • Peça ajuda.

Continue lendo.

Adestramento

O adestramento é uma das principais alternativas que você pode considerar para começar a ponderar os latidos do seu cachorro. Afinal, o cachorro precisa entender limites e comandos para ficar mais “de boa” em casa.

Assim sendo, considere o adestramento como uma forma de controlar algumas situações do seu melhor amigo. Ele poderá responder aos comandos de adestramento de maneira gradual, mas funciona.

Se o seu cachorro ainda é um filhote, o adestramento será ainda mais facilmente entendido. Afinal, você pode começar desde muito cedo e o cachorro assimila melhor.

Ensine o cão os comandos de “senta”, “fica”, “deita”, entre outros.

Isso faz com que o cachorro possa entender que, quem dá as ordens, é o seu tutor.

Use reforço positivo para adestrar o cachorro, ok?

Socialização

Outro fator que você deve considerar como calmante para cachorro que late muito, é a socialização. Não é exatamente um remédio, mas sim, uma série de ações que faz o cão assimilar melhor algumas situações.

Diferente do que muita gente pensa, a socialização não é somente acostumar o cão com outros cães. Mas sim, acostumá-lo a várias situações diferentes, esquisitas, e tudo que o cão possa estranhar.

Por isso, a socialização está relacionada ao comportamento com outros cães, com pessoas estranhas, com ruídos diferentes, com texturas e até com climas diferentes.

Portanto, tudo o que você fizer para o seu cão se sentir “em casa” e confortável, melhor. Assim, os latidos extremos são evitados.

calmante para cachorro que late muito

Fazendo carinho no cachorro – Foto: Freepik

Gasto de energia

O gasto de energia é também um fator decisivo e determinante para garantir que o seu cão esteja confortável e em dia do ponto de vista físico e mental.

Isto é, quando você não gasta a energia do seu cachorro corretamente, essa energia pode ser canalizada em situações que não estão no seu controle.

Assim sendo, o cachorro pode se tornar agressivo, grosseiro e pode se tornar destruidor. E tudo isso, latindo muito a todo momento e para todos os lados.

O gasto de energia, ao contrário do que muitos tutores imaginam, é uma atividade que não tem relação só com o corpo físico do cão. Mas também, estimula mentalmente o dog.

Afinal, ele pode farejar, entender o ambiente em que está, ver outros cães, conhecer o perímetro e tudo mais.

Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é outro fator decisivo que faz um cachorro ser mais ansioso e agitado ou menos. Afinal, o enriquecimento ambiental garante uma série de estímulos importantes para o cão.

Um desses estímulos, por exemplo, é o de gastar energia mesmo sozinho em casa. Ao fazer isso, o cão não “perde tempo” latindo na janela ou para os vizinhos.

Afinal, ele sabe que pode se entreter com algo muito mais interessante, confortável e recompensador. Principalmente se o enriquecimento ambiental tiver reforço positivo.

Existem várias formas de enriquecer o ambiente. Uma delas, é deixando brinquedos espalhados. A outra, é colocando um tapete de enriquecimento ambiental que estimula o cão a ficar ali por horas.

Todos esses recursos ajudam o cão a gastar energia física e mental e assim ele não precisa ficar latindo para o nada.

Rotina

A rotina é muito importante para todos os cachorros. Afinal, é a partir de uma rotina equilibrada e dinâmica que os cães conseguem estabelecer território e assim se sentem confortáveis.

Se você tem um cachorro que late muito, pode ser que um dos fatores que o fazem latir demais, seja justamente a falta de rotina. Afinal, cães não gostam de rotinas aleatórias e sem padrão.

Eles gostam de saber o que vai acontecer em seguida. Gostam de ter horário e momento pra tudo. Portanto, é muito importante que você crie esse tipo de rotina com o seu cão. Não deixe-o aleatório no dia a dia.

Ao fazer isso, o cão fica menos ansioso e menos preocupado, pois ele sabe que as coisas vão acontecer, pois ele estará reforçado positivamente.

Calmante para cachorro que late muito РPe̤a ajuda

E ainda, se você não sabe mais o que fazer como forma de calmante para cachorro que late muito, não deixe de pedir ajuda. Isto é, chame um profissional de comportamento canino para tentar entender as necessidades do seu cão.

Afinal, muitas vezes o cão já tem muitas manias e situações difíceis de “tirar”. Com um adestrador ou profissional de comportamento canino, uma nova rotina pode ser estabelecida e assim o cão fica menos ansioso.

Com a readequação da rotina do seu cão, ele pode aprender novas maneiras, novos hábitos e também vai se sentir mais confortável no ambiente, com menos estímulos negativos.

cão escondido

Cachorro escondido – Foto: Freepik

Por que um cachorro pode latir tanto

Um cachorro pode latir muito por muitas razões diferentes. A primeira delas, é ansiedade. Como por exemplo, na ansiedade por separação, onde o cão pode ficar agitado até o tutor voltar pra casa.

No entanto, ele também pode latir por estresse, medo, frustração, raiva e defesa de território.

Portanto, é muito importante que você entenda as motivações antes mesmo de só remediar.

Lembre-se: cães latem. Essa é a comunicação deles e latir é normal, já que não dá pra cessar 100% dos latidos do seu dog.

Anote as nossas dicas, procure sempre um veterinário e cuide do seu dog.