Como dar banho em Spitz Alemão com todos aqueles pelos lindos e sedosos? Será que precisa de algum cuidado especial ou de algum produto diferenciado?

Se você tem um Spitz Alemão, sabe que o pelo sedoso e belo do animal, por vezes, é reflexo de um cuidado exímio do tutor. Afinal, é preciso cuidar do pelo do dog para ele ficar sempre brilhando e macio.

Assim sendo, neste artigo, você vai aprender como dar banho em Spitz Alemão e como deixá-lo cheirosinho e limpinho para o bem-estar pet.

Continue lendo.

lulu branco

Evite usar produtos de humanos – Foto: Freepik

Como dar banho em Spitz Alemão?

Existem muitas formas de dar banho em Spitz Alemão. Você pode levá-lo para um pet shop ou pode dar banho na sua casa.

Para o caso de dar banho em casa no Spitz Alemão, será preciso adotar alguns cuidados importantes que farão toda a diferença para a saúde e bem-estar do dog.

Como por exemplo: você deve preparar uma cantinho confortável, com água morna e reforço positivo para situações que, eventualmente, ele não entenda.

No começo, pode ser mais complicado. Mas é preciso ter paciência e saber lidar adequadamente com o Spitz Alemão. Caso contrário, ele poderá reagir de maneira equivocada.

Nunca force situações ou molhe o cão contra a vontade dele. Inclusive, temos um artigo para te ajudar nisso: Como dar banho em cachorro: confira o passo a passo!

A seguir, veja como dar banho em Spitz Alemão:

  • Comece tirando os nós dos pelos.
  • Evite fazer uma tosa muito próxima da pele.
  • Use água morna para banhar o cão.
  • Forre o chão do chuveiro ou banheira com tecidos.
  • Não molhe o rostinho do cão.
  • Comece molhando ele de baixo pra cima.
  • Nunca use produtos para humanos.
  • Na hora de secar, não force demais com a toalha.
  • Use secador caso o cão não tenha medo.
  • Nunca force banhos se o cão se sente ansioso.
  • Use reforço positivo sempre.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a deixar o seu Spitz Alemão confortável e saudável para o momento do banho.

A seguir, entenda as dicas passo a passo na prática.

cão lulu da pomerânia

Spitz Alemão sorridente – Foto: Freepik

Comece tirando os nós dos pelos

Antes de mais nada, você precisa começar tirando os nós que estão nos pelos do cachorro. Afinal, o Spitz Alemão é um cachorro bem peludo. Logo, os pelos podem estar embaraçados.

Quando isso acontece, a última coisa que você quer é molhar o cão para depois tirar os nós. Afinal, isso pode deixar os nós ainda mais firmes e difíceis de serem removidos.

Portanto, passe uma escova macia e suave nos pelos do cão. Evite puxar para não doer. Mas tente remover todos os nós antes de molhar.

Se ficar difícil, você pode usar um fluído que ajuda a desembaraçar. Procure em lojas de pets e você conseguirá desembaraçar os pelos mais facilmente.

Evite fazer uma tosa muito próxima da pele

Muitos tutores gostam de tosar o cão antes de dar banho nele. No caso do Spitz Alemão, isso é ainda mais comum, já que é um cão com pelos longos.

No entanto, se você quer aprender como dar banho em Spitz Alemão, saiba que a tosa deve ser um recurso extra que deve ser usado com cuidado.

Assim sendo, nunca apare os pelos do seu Spitz Alemão de maneira muito curta. Isto é, com os pelos muito baixinhos, próximos a pele.

Afinal, se você aparar dessa forma, pode ser que o cão tenha alopecia. Isto é, pode ser que ele tenha dificuldades para que os pelos cresçam novamente.

Lembre-se de buscar ajuda para uma tosa adequada, ok?

Use água morna para banhar o cão

Um banho canino precisa ser confortável, agradável e adequado para a temperatura do dia. Mesmo que o dia esteja mais quente, prefira banhá-lo em água morna.

Afinal, a água morna é muito mais convidativa e fácil de fazer o cão se acostumar do que a água fria. Por isso, prepare a água antes de banhá-lo verdadeiramente.

Se você usar uma banheira, encha de água morna. E se você preferir usar o chuveirinho do chuveiro, coloque o chuveiro em temperatura agradável.

Se o dia estiver muito frio, veja este artigo: Como dar banho em cachorro no frio? Entenda!

cão lulu da pomerânia

Escove os pelos antes de dar banho no seu cão – Foto: Freepik

Forre o chão do chuveiro ou banheira com tecidos

Se o cão se sentir desconfortável por qualquer motivo durante o banho, é muito importante que você, tutor, entenda o motivo.

Geralmente, um dos motivos que deixam os cães desconfortáveis nos banhos é o fator insegurança. Como por exemplo, a insegurança de pisar no chão e escorregar.

Assim sendo, faça o cão sentir firmeza nas patinhas. Coloque uma toalha para forrar o piso do chuveiro ou da banheira na hora do banho.

A toalha ajuda a proteger a patinha do dog e isso faz com que ele fique, inclusive, mais confortável. Afinal, com a água morna + toalha, o piso ficará gostoso para o cão.

Não molhe o rostinho do cão

Na hora do banho é comum que o tutor queira dar um banho completo no cão. E está tudo certo com isso.

No entanto, é preciso partir com cuidado para algumas regiões sensíveis – como o rosto. Essa área nunca deve ser molhada de maneira direta.

Preferencialmente, use apenas um pano úmido ou algodão para molhar e lavar o rosto do cão.

Ao redor dos olhos, focinho e boca devem ser limpos cautelosamente. E preferencialmente, por último.

Assim o cão não tem motivos extras para se sentir ainda mais desconfortável durante o banho.

Comece molhando ele de baixo pra cima

A melhor maneira de como dar banho em Spitz Alemão é começando a molhar ele de baixo pra cima. Isto é, da região das patas para a região da barriga/costas.

Assim, você consegue estabelecer uma ótima relação de cautela e segurança para o dog que não sabe muito bem o que está acontecendo.

Afinal, se ele já estiver com as patinhas molhadas, ele já vai sentir a água ali e isso é uma ótima maneira de dar um banho completo no Spitz Alemão.

Nunca comece jogando muita água no cãozinho pois isso não será benéfico a ele. Especialmente se for um cão com medo.

cão lulu da pomerânia

Spitz Alemão deitado – Foto: Freepik

Como dar banho em Spitz Alemão – Nunca use produtos para humanos

Para dar um banho completo no seu cão, é preciso comprar os produtos certos. Independente da raça, não apenas especificamente da raça Spitz Alemão.

Portanto, nunca use produtos humanos nos banhos do seu cão. Shampoo e condicionador humanos não são nada adequados para a pele e pelos dos cães.

Afinal, a pele deles tem um pH totalmente diferente do nosso e, por isso, os produtos de higiene devem seguir extremo rigor nos ingredientes.

Na hora de secar, não force demais com a toalha

Os pelos do Spitz Alemão são sensíveis e, para não ocorrer alopecia, é preciso secá-los com cautela e muita eficiência.

Assim sendo, nunca aperte demais a toalha contra os pelos do cão. Principalmente na região da pele, onde eles nascem.

Apenas absorva toda a água dos pelos usando a toalha e depois você deve partir para o estágio 2 de secagem. Continue lendo.

Como dar banho em Spitz Alemão – Use secador caso o cão não tenha medo

O secador é o estágio 2 de secagem dos pelos do cão. Afinal, com o secador, os pelos ficarão bem sequinhos.

No entanto, o secador é 8 ou 80: ou o cão adora, ou ele vai odiar. Por isso, é preciso ir com calma, principalmente se for a primeira vez secando o cão com secador.

Você não pode prendê-lo e fazê-lo ficar com medo só para garantir a secagem adequada dos pelos. Use sempre reforço positivo para fazer o cão gostar do secador.

Como dar banho em Spitz Alemão

Belo Spitz Alemão – Foto: Freepik

Nunca force banhos se o cão se sente ansioso

O seu Spitz Alemão é muito ansioso? Estressado? Ele tem medo de banhos? Então, é preciso repensar a sua estratégia para dar banhos no dog.

Afinal, o Spitz Alemão, assim como qualquer outra raça, precisa de um processo seguro e adequado para garantir a limpeza dos pelos e a integridade mental.

Nunca force a barra, fazendo o cão tomar banho em situações de extremo estresse e medo.

Isso não faz bem para o cachorro, você não conseguirá lavá-lo bem e ele só ficará com ainda mais medo dos banhos.

Como dar banho em Spitz Alemão – Use reforço positivo sempre

E por fim, nunca se esqueça de usar, sempre, o reforço positivo.

Estimule o cão a gostar dos banhos com petiscos, carinho e outros recursos de reforço positivo!