É bastante comum que os tutores percebam tarde demais que o cachorro comeu o sabonete e, nesse caso ficam sem saber o que fazer.

Não é novidade para ninguém que os cães são seres bastante curiosos e, que adoram mexer nas coisas. Isso é ainda mais real quando se fala em filhotes.

Mesmo assim, não se deve enxergar a situação como sendo normal e, por isso é preciso ter cuidado com isso, oferecendo atenção prioritária.

Sendo assim, continue lendo este texto para saber o que fazer se o seu cachorro comeu sabonete.

Se o cachorro comeu sabonete, mantenha a calma

óleo do extrato vegetal de Neem para cachorro

Cachorro tomando banho na bacia, com bolhas de sabão. Foto: Freepik

Antes de mais nada, se o seu cachorro comeu sabonete, você deve tentar manter a calma. Afinal de contas, ninguém consegue agir corretamente se não estiver tranquilo em relação à situação.

É comum, sobretudo nos primeiros meses de vida, que os cãezinhos coloquem tudo o que encontram na boca e, acabem mastigando os materiais.

Isso faz parte do processo de crescimento e, é importante para que o animal conheça os diferentes sabores e texturas dos objetos, materiais e alimentos em geral.

O melhor nesse caso é realmente tentar evitar que o problema aconteça, mas depois que o cachorro comeu sabonete, deve-se agir corretamente.

Primeiramente, não se desespere, mas também não subestime a situação. Entre em contato com o veterinário de sua confiança e, então leve o cão ao consultório para uma avaliação detalhada.

Os sabonetes são perigosos para os cães?

Algumas pessoas se perguntam se os cães não podem mesmo ingerir sabonete e, se existe algum tipo que não seja tão nocivo.

É importante entender que os cães não devem, de forma alguma, ingerir nenhum tipo de sabonete.

Mesmo assim, caso ocorra um incidente deste tipo, recomenda-se identificar o material, seus ingredientes e principais características.

Isso pode ajudar o médico veterinário a tratar o cão mais facilmente. O primeiro ponto é identificar se o sabão é solido ou líquido.

Além disso, deve-se verificar se ele era específico para uso humano ou animal. Tudo isso pode até parecer irrelevante, mas pode te ajudar bastante no tratamento do animal.

Isso porque é importante conseguir identificar quais componentes químicos são potencialmente nocivos aos animais.

Obviamente, a composição química dos produtos varia bastante de acordo com a finalidade. Um sabão de roupa tende a ser completamente diferente de um produto pet voltado para a eliminação de ectoparasitas.

Nas formulações mais fortes, com maiores concentrações de agentes nocivos, geralmente haverá problemas com a mucosa gástrica.

Quando o animal ingere um sabonete mais suave, como o de glicerina se aditivos, a chance de haver complicações é bem menor. Isso porque a sua toxicidade é baixa.

Independentemente de qual seja a quantidade ingerida e o tipo de sabonete, apenas o médico veterinário está apto a avaliar os danos ao animal.

Qual é a quantidade de sabão que prejudica o animal?

Se o cachorro comeu sabonete, os tutores costumam se perguntar se existe uma quantidade considerada segura.

Mas a verdade é que qualquer quantidade de sabão ou sabonete ingerido é capaz de ocasionar danos ao pet e coloca-lo em risco.

É claro que, quanto mais componentes tóxicos a formulação tiver, maiores serão as chances de o animal apresentar problemas.

O sabão em pó concentrado, por exemplo, é um produto muito perigoso por conter fosfatos, surfactantes não iônicos, perborato e carbonato, que são tóxicos.

Nesse caso, até mesmo quantidades bem pequenas podem ocasionar danos ao pet. Ademais, a composição vai influenciar no tratamento também.

Dependendo dos compostos presentes, pode ser necessário proceder com lavagens estomacais, indução de vômito e outras opções.

Então, além de saber qual é a formulação do produto, é importante tentar prever a quantidade que foi ingerida.

Como saber se o meu cachorro comeu sabonete

Características dos Basenji

Cão deitado na cama – Foto: Freepik

Independentemente da quantidade ingerida, se um cachorro comeu sabonete, isso deve ser tratado como uma situação de intoxicação ou envenenamento.

Mas é claro que, para poder ajudar o seu pet, você vai precisar antes identificar que o animal ingeriu esse tipo de substância.

Sendo assim, tenha em mente que se o cachorro comeu sabonete, ele provavelmente vai apresentar sinais como:

  • Vômito;
  • Diarreia (pode ou não haver sangramento);
  • Salivação excessiva;
  • Excesso de sede;
  • Animal demonstra dor, sobretudo no abdômen;
  • Tosses, espirros ou engasgos;
  • Tremores e espasmos musculares;
  • Pupilas tendem a se dilatar;
  • Fraqueza e fadiga;
  • Falta de coordenação;
  • Falta de apetite;
  • Convulsões.

Como você pode perceber, os próprios sinais variam bastante. Em geral isso vai depender da gravidade do quadro.

Tanto o tipo de sabão, como a quantidade ingerida influenciam diretamente nos sinais. A idade e o tamanho do animal também são importantes nesses casos.

O que fazer se o cachorro comeu sabão?

Como alimentar cachorro com doença do carrapato

Cão doente – Foto: Freepik

Como já foi dito, a ingestão de sabões e sabonetes é sempre bem perigosa e, por isso deve ser tratada como uma situação emergencial.

Sendo assim, percebendo o ocorrido, entre imediatamente em contato com o veterinário de sua confiança.

Caso não consiga falar com ele, busque por um cento médico e leve o seu animalzinho até lá. Somente o profissional poderá avaliar os efeitos da ingestão desses produtos e, assim te orientar sobre o que fazer.

Lembre-se de que medicar o animal ou tomar qualquer atitude sem orientação e supervisão do médico veterinário pode ser perigoso.

No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer pelo seu pet. Veja as principais a seguir:

Provocar o vômito no pet

Sempre que você perceber rapidamente que o cachorro comeu sabonete, pode ser bem útil ajudar o pet a vomitar, pois assim ele colocará esses componentes tóxicos para fora do seu corpo rapidamente, antes que provoquem problemas.

Quanto mais conteúdo estomacal o animal eliminar, melhor tende a ser para ele. Afinal de contas, isso funciona como uma limpeza para o organismo.

Na maioria das vezes, a água oxigenada funciona bem para provocar vomito. Mas de qualquer forma, não se deve fazer isso sem a orientação de um profissional.

Mas tenha muita atenção porque se por acaso o animal estiver inconsciente, não se pode de forma alguma usar essa estratégia.

Se o cachorro comeu sabonete, precisa se hidratar

cão bebendo água

Cachorro bebendo água – Foto: Freepik

Infelizmente, os quadros de intoxicação podem levar o pet a ficar desidratado. Essa é, na verdade, uma reação secundária que ocorre por conta dos episódios de vômito e diarreia que surgem na maior parte dos animais.

Sendo assim, se você perceber que o seu cachorro começou a apresentar os sinais citados anteriormente, saiba que a hidratação deve ser uma prioridade.

Inclusive, se for possível, estimule a ingestão de líquidos até mesmo no traslado do animal até o consultório veterinário.

Reúna informações sobre o sabonete?

Lembre-se de fotografar as informações que constam na embalagem do sabonete ou sabão que o cão ingeriu.

Se possível, verifique a formulação e, forneça o máximo de dados que você puder ao profissional.

Evite oferecer medicamentos caseiros ao pet

Uma das questões mais importantes sobre a administração de medicamentos aos animais de estimação é que nada deve ser oferecido sem prescrição médica.

Sendo assim, não faça a besteira de buscar por fórmulas mágicas na internet, uma vez que isso pode agravar ainda mais a situação geral do animal.

É bem comum que as pessoas citem na web uma série de receitas sem nenhum tipo de comprovação científica e, possivelmente isso pode provocar mais problemas do que ajudar realmente o seu pet.

Assim que levar o cachorro que comeu sabonete ao veterinário, ele prescreverá um tratamento de acordo com o quadro e, esse sim deve ser seguido à risca.

Quais são os componentes mais perigosos para os animais?

cachorro comeu o sabonete

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Se o cachorro comeu sabonete, agora você já tem uma noção básica sobre o que deve fazer. Mas ainda assim pode estar se perguntando quais são os tipos de sabões e sabonetes que mais oferecem riscos ao pet.

Veja a seguir os principais e algumas considerações sobre eles:

  • Sabão de lavar a louça: sabonetes e detergentes para lavar a louça devem ser capazes de remover as sujeiras e gorduras das superfícies com eficiência. Então, as fórmulas costumam ser fortes e potencialmente nocivas ao pet, como cicatrizes e queimaduras no estômago;
  • Sanitizantes: esses são os sabões e sabonetes mais voltados para a desinfecção e higienização profunda. Também são potencialmente nocivos para a boca e o estômago do animalzinho;
  • Shampoo: essas são formulações que em geral não possuem compostos com alto nível de toxicidade, mas com certeza tem potencial de irritar a mucosa do animal;
  • Sabonetes para pulgas, carrapatos e sarnas: geralmente esses possuem formulações contendo substâncias capazes de expulsar e, até mesmo eliminar esses parasitas. Por isso, costumam ser bastante agressivos quando ingeridos.

É claro que existem outros tipos, como o sabonete líquido ou em barra que se utiliza no banheiro normalmente.

Esses são os que os animais mais ingerem, mas em geral as formulações não são tão nocivas assim aos pets. Mesmo assim, dependendo da quantidade, pode haver problema.

Por que os cachorros comem sabonete?

cachorro comeu o sabonete

Filhote Blue Heeler Farejando Foto: Freepik

Depois de entender melhor o que pode acontecer se o cachorro comeu sabonete, ainda resta uma dúvida: por que os animais ingerem esse tipo de material?

Existem, com certeza, muitos motivos que explicam o porque os cachorros comem sabonete. No entanto, é mais comum que os filhotes façam isso, principalmente durante o período de dentição.

Até os seis meses de idade a boca do cão passa por diversas mudanças e, inclusive, ocorre a troca da dentição nesse período.

Nessa fase os cães sentem mais necessidade de mastigar coisas. Ademais, é comum que eles tenham muita curiosidade e, por isso pegam tudo o que estiver ao alcance deles.

Carências nutricionais também podem levar o pet a ingerir coisas que não são alimentos. Essa é uma condição conhecida como pica.

Além disso, pode ser que o cachorro comeu sabonete simplesmente para chamar a sua atenção. Então, avalie se você está passando tempo o suficiente com o animalzinho.

Procure evitar que o cachorro coma sabonete

cachorro comeu o sabonete

Cão com seu brinquedo – Foto: Freepik

Além de tomar medidas para tratar o cachorro que comeu sabonete, é ainda mais importante evitar que isso aconteça novamente. Afinal de contas, é bem melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

A seguir mostraremos algumas dicas básicas:

  • Guarde o sabonete em segurança: preferencialmente, mantenha qualquer sabonete ou sabão da casa fora do alcance do pet, em locais onde ele não consiga alcançar.
  • Ofereça ao animal brinquedos seguros e adequados: se o animal tiver coisas que possa morder, ele não vai precisar sair por aí pegando o que não deve então, deixe sempre vários deles para que o animal possa se divertir ao longo do dia;
  • Dê atenção ao seu cão: é bem provável que, se o seu cão está roendo o que não deve, ele esteja tentando chamar a sua atenção. Nesse caso, procure passar mais tempo com ele;
  • Aliviar o estresse é mais uma das razões pelas quais os cachorros comem itens inadequados. Nesse caso, passeios e brincadeiras diários podem ajudar a gastar a energia extra e, fazer o cachorro ficar mais tranquilo;
  • Alimentação adequada: carência nutricional é um dos motivos de o animal querer roer coisas que não sejam comestíveis;
  • Adestramento: um cão bem ensinado conhece as regras da casa e, por isso costuma fazer bem menos bagunça. Assim, adestrar o pet desde cedo também ajuda a manter ele de acordo com isso.

Não é tão difícil assim evitar que o cachorro coma sabonete e outras coisas indevidas, não é mesmo?

Colocando essas dicas em prática, você vai evitar a maioria dos acidentes domésticos envolvendo os seus animais de estimação e objetos que eles eventualmente possam ingerir, como os sabões e sabonetes.

Conclusão

Apesar de alguns sabões serem mais perigosos em relação a outros, se um cachorro comeu sabonete você deve tratar a situação com seriedade.

Manter a calma é o primeiro passo, mas depois disso, é preciso levar o animalzinho ao veterinário para uma consulta e, possível intervenção.

Nesses momentos, o tempo é muito valioso. Por isso, saber reconhecer os sinais de que o cachorro comeu sabonete é essencial.

Sendo assim, fique bem atento ao seu animalzinho de estimação e, você poderá salvar a vida dele.