Ao entender se pode usar shampoo de humano em cachorro, automaticamente, você estará ajudando o seu cão a ficar mais saudável.

Afinal, os banhos não são apenas um fator higiênico. É também um fator de saúde.

Mas é preciso usar os produtos certos para que o seu melhor amigo não tenha problemas como intoxicações e até alergias na pele. Isso envolve uma escolha correta de shampoos para o cachorro.

Neste artigo, portanto, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre se pode usar shampoo de humano em cachorro ou não. Para saber tudo sobre o tema, continue lendo.

Pode usar shampoo de humano em cachorro

Cachorro com toalha banho – Foto: Freepik

Pode usar shampoo de humano em cachorro?

Não. Você não pode usar shampoo de humano em cachorro. Ou pelo menos, não deveria. Afinal, há inúmeras razões para que você evite esse tipo de situação.

Mas a principal razão de todas está relacionada em como o seu dog vai reagir ao shampoo. Até porque o shampoo humano é feito para humanos, e não para os cachorros.

Alguns cachorros podem sofrer muito após uma higienização com shampoo humano. Afinal, o shampoo humano tem ingredientes diferentes e que podem gerar mal estar no seu cachorro.

Alguns outros problemas que podem ocorrer quando você usa shampoo de humano em cachorro:

  • Alteração do pH da pele do cachorro.
  • Alergias e feridas na pele.
  • Intoxicações.

A seguir, entenda mais sobre esses fatores.

Pode usar shampoo de humano em cachorro – Alteração do pH da pele do cachorro

Agora que você já sabe que não pode usar shampoo de humano em cachorro (ou pelo menos não deveria), sabe que há motivos de saúde envolvidos.

Um deles é a alteração do pH da pele do cachorro. Ou seja, a camada protetiva da pele do cachorro é alterada. Portanto, o cachorro pode ficar facilmente desprotegido a partir do momento em que isso acontece.

O pH da pele do cachorro é diferente do pH da pele humana. A pele dos cachorros é mais sensível.

Por isso, o shampoo humano pode trazer inúmeras perturbações na pele do seu melhor amigo. Mesmo que para nós o shampoo seja inofensivo.

Portanto, nunca use (ou evite ao máximo) ter que usar shampoo humano para dar banho no seu cachorro.

Inclusive, temos um artigo para te ajudar com banhos. Veja: Como dar banho em cachorro: confira o passo a passo!

Alergias e feridas na pele

As alergias e feridas na pele do cachorro, infelizmente, são muito comuns a partir do momento que há um descontrole dos produtos utilizados.

Ou seja, se você usar qualquer produto na pele do cachorro, ele pode sofrer com alguns tipos de alergias e feridas.

Essas feridas e alergias são causadas por inúmeros fatores. A falta de higiene, obviamente, é um desses fatores.

No entanto, o fator “excesso de higiene” ou “uso de produtos errados” também pode trazer alergias para a pele do cachorro. Afinal, ela é mais sensível do que a nossa pele.

Por isso, não pode usar shampoo de humano em cachorro.

Afinal, o shampoo humano pode facilmente desequilibrar o funcionamento da proteção da pele do cachorro, ele pode se coçar muito e então ter feridas na pele.

Pode usar shampoo de humano em cachorro

Cachorro com toca de banho – Foto: Freepik

Pode usar shampoo de humano em cachorro – Intoxicações

As intoxicações também fazem parte de todos os problemas que o seu melhor amigo pode adquirir ao usar shampoo de pessoas no corpo dele.

Afinal de contas, o shampoo humano é feito de maneira diferente dos shampoos caninos. Os ingredientes são outros.

Assim sendo, o seu cachorro pode se intoxicar com o shampoo indo no olho, em alguma ferida ou até nas partes íntimas.

Por isso é importante que você não hesite em usar apenas shampoos caninos para o banho do seu melhor amigo. Não pode usar shampoo de humano em cachorro, também, pelo fato de que o cachorro pode adoecer por isso.

Mesmo que a eventual intoxicação não seja grave, ainda assim, é importantíssimo que ela seja evitada. Assim você evita estresse canino, ansiedade e desconforto.

Quando shampoo de humano pode ser usado em cachorro?

A dica principal desse artigo, é: não pode usar shampoo de humano em cachorro. Assim sendo, você precisa evitar ao máximo a utilização para os banhos rotineiros no seu dog.

No entanto, se você usar shampoo humano apenas uma vez por descuido ou desconhecimento, não há problema. O seu cachorro pode ficar desconfortável por isso, com certeza.

Mas assim você já poderá saber que a melhor maneira de dar banho no cachorro é com shampoo canino ou um banho a seco.

Mesmo que o dog esteja precisando muito de um banho, ainda assim, prefira apenas fazê-lo com água (caso não haja shampoo canino em casa).

Dica: tenha shampoo canino sempre em estoque dentro de casa. Isso vai te ajudar a nunca “ficar na mão” e ter que usar shampoo humano em situações de urgência.

A importância de usar produtos pets no seu cachorro

Usar o shampoo certo no seu melhor amigo cachorro é fundamental. Afinal, isso vai evitar uma série de problemas de saúde e de comportamentos, como:

  • Evita alergias.
  • A pele não sofre feridas.
  • O cachorro não se contamina.
  • Os olhos não ardem.
  • Pelagem macia e higienizada.
  • Além da higiene, mantém a saúde do pet em dia.
dando banho no cachorro

Menina dando banho no cachorro – Foto: Freepik

Evita alergias

Ao usar um shampoo humano no seu cachorro, você estará colocando a saúde e o bem-estar dele em risco. Afinal, o shampoo humano pode facilmente deixar o cachorro sofrendo com alguma alergia.

As alergias caninas são comuns em vários fatores. Mas principalmente aqueles que estão relacionados aos cuidados básicos com o seu cachorro.

Assim sendo, ao usar produtos incorretos, o cachorro pode sofrer com alergias caninas.

Pode usar shampoo de humano em cachorro – A pele não sofre feridas

O shampoo humano em cachorro é propício a fazer o dog se coçar por alergias, conforme você leu no tópico anterior. Assim sendo, não é raro que o seu dog apareça com feridas no dia seguinte.

Essas feridas não necessariamente são causadas pelo uso do shampoo humano. Mas sim, pelo uso indevido de um shampoo que pode trazer coceira e alergia para o dog.

Logo, ele vai ter feridas na pele pelo excesso de coceira.

O cachorro não se contamina

Um shampoo humano na pele do cachorro pode facilmente desequilibrar a saúde do cachorro. Não é algo que vá levar o dog a quadros graves de contaminação.

No entanto, ao entrar em contato com olhos, partes íntimas e até feridas, o shampoo humano pode deixar o cão com algum tipo de contaminação.

Ele pode ter vômitos, espirros e até alergias.

Pode usar shampoo de humano em cachorro – Os olhos não ardem

Os shampoos para cachorro foram feitos especialmente para os cães. Ou seja, tudo na fórmula foi pensado para que os dogs não sintam desconfortos.

Um desses desconfortos que o shampoo canino evita, é a ardência nos olhos. Enquanto que o shampoo humano pode facilmente entrar nos olhos do dog e, então, ele vai sofrer bastante por isso.

Esse é mais um dos motivos para não usar shampoo humano no seu cachorro. Afinal, essa ardência nos olhos do cachorro pode levá-lo a quadros de ansiedade, correria pela casa, etc.

dando banho no cachorro

Dando banho no cachorro – Foto: Freepik

Pelagem macia e higienizada

O shampoo canino é feito para o pH da pele do cachorro. Assim sendo, ele é feito especialmente para que a pele do cachorro não sofra com um produto químico pesado e inadequado.

No entanto, outro benefício que o shampoo canino traz após o banho, é a higienização correta dos pelos e a maciez deles. Os pelos ficam hidratados, pois o shampoo canino possui fórmula específica para isso.

O shampoo humano pode deixar os pelos do cachorro desidratados, ressecados e até quebradiços.

Além da higiene, mantém a saúde do pet em dia

Outro ótimo benefício do shampoo canino para o cachorro, é que esse shampoo é feito não só para higienizar o cão. Mas também, para deixá-lo com saúde!

Afinal, o shampoo canino tem propriedades fantásticas para deixar o seu cachorro protegido de parasitas e outros problemas que eventualmente podem surgir.

O shampoo canino tem propriedades para eliminar germes, fungos e outros tipos de problemas que o cachorro pode ter ou desenvolver.

Por isso, nunca abra mão de usar produtos específicos para a higiene do seu dog!

A importância dos banhos corretos no cachorro

Dar banhos corretos no cachorro é muito importante para que ele tenha uma qualidade de vida superior.

Os banhos são muito mais “profundos” do que apenas para higienizar e deixar os pelos do dog limpinhos.

Os banhos ajudam a eliminar eventuais bactérias e germes que estejam se desenvolvendo no seu melhor amigo. Principalmente aqueles com pelos longos ou orelhas caídas.

Além disso, os banhos ajudam a eliminar sujeiras impregnadas em lugares mais inacessíveis, como no meio das unhas ou do lado das almofadinhas das patas.

Assim sendo, é importantíssimo que os banhos sejam feitos de maneira rotineira e com um intervalo adequado.

Nunca dê banho todo dia no seu cachorro ou em datas próximas. O excesso de banhos é também prejudicial para o cachorro, visto que a pele do cachorro é mais sensível.

Cuide do seu cão!