Você sabe se tangerina faz mal para cachorro? Essa fruta tão gostosa e predileta de muitas pessoas, será que pode ser consumida pelo seu amigo de quatro patas? Sabemos que algumas frutinhas podem ser consumidas pelos cães, principalmente para uma alimentação mais equilibrada.

No entanto, é preciso ter cuidado, pois algumas frutas não podem ser incluídas nas dietas dos peludos. E será que nessa lista está a tangerina? Para responder essa pergunta, trouxemos um artigo com tudo sobre essa fruta cítrica e docinha. Portanto, confira as informações abaixo.

tangerina faz mal para cachorro

Cachorro com a língua de fora – Foto: Freepik

Tangerina faz mal para cachorro?

No Brasil a tangerina é chamada de diversos nomes: bergamota, mimosa, mexerica e entre outras variações dependendo, da região. Diante disso, é importante saber que sim, a tangerina pode ser oferecida para os cachorros, desde que o dono não exagere na quantidade.

Afinal, sabemos o quanto nossos doguinhos podem ser comilões. E isso é totalmente fisiológico, já que a saciedade dos cães é diferente da dos humanos.

Como dar tangerina da maneira certa para os cães

Agora que você já sabe que pode dar tangerina para os cães, saiba a quantidade correta para alimentá-los, de forma que não prejudique a saúde cachorro.

Descasque a tangerina antes de oferecer ao cão

Uma primeira dica é nunca oferecer a tangerina com casca para seu cachorro, pois nela existem substâncias que podem prejudicar a saúde do seu amigo. O mesmo vale para o caule e folhas da tangerina, que não devem ser oferecidos para o animal, pois podem trazer complicações graves para o organismo.

Jamais deixe as sementes nos gomos da tangerina

Outro ponto importante é que os cães não sabem remover as sementes das frutas. No geral, eles abocanham o alimento e depois o trituram com mastigadas na boca. Por esse motivo, jamais deixe as sementes nos gomos da tangerina, elas podem ser tóxicas para os cachorros, mesmo eles tendo um forte organismo.

Dê em poucas quantidades – O excesso pode ser danoso ao organismo do cão

A alimentação dos cachorros exige bastante cautela. Pois como já mencionamos antes, eles não têm o mesmo organismo saciável do ser humano. Dessa forma, se você oferecer uma tangerina inteira para seu cão, ele vai comer sem deixar vestígios. Mas poderá vomitar no caso de haver cascas.

Ofereça pequenas quantidades, usando a fruta como petisco para o cão, de forma que você siga todas as recomendações acima para a segurança do animal. Assim sendo, distribua no máximo de dois a três gominhos de tangerina para o peludinho, independente do peso e tamanho do animal.

Como a fruta é considerada um petisco e não alimento principal, essa quantidade está mais que suficiente para alegrar o seu amigo.

tangerina faz mal para cachorro

Cachorro com a língua de fora – Foto: Freepik

O excesso de frutose pode provocar diabetes

Por ser uma fruta cítrica e ao mesmo tempo adocicada, o excesso na quantidade de tangerina para cachorro pode provocar diabetes. Sendo assim, evite ultrapassar o limite de gomos, mesmo que o cão insista. Ingerir uma porção de açúcar maior, pode resultar também em diarreia e causar obesidade canina.

Quais são os principais benefícios da tangerina para o organismo do cão?

Assim como nos humanos, as frutas para animais também podem trazer muitos benefícios. Desde que seja oferecida de uma maneira segura ao animal, claro. Diante disso, trouxemos algumas informações bem importantes quando o assunto é o benefício da tangerina para o organismo do seu cão.

Muitas vitaminas (A, B, C)

Um dos principais motivos de os seres humanos consumirem tangerina, é o gosto do fruto. Além, claro, de apresentar uma boa fonte de vitaminas que fazem bem ao organismo. Conheça abaixo os benefícios a partir das principais vitaminas, minerais e fibras presentes na fruta para dar ao seu cachorro:

  • Vitamina A:  É um importante composto que ajuda na síntese hormonal;
  • Vitamina B: Tem função antioxidante, além de serem responsáveis pela replicação celular;
  • A Vitamina C: É um ótimo fortalecedor do sistema imunológico;
  • Minerais e fibras: A tangerina possui potássio e magnésio que auxiliam o funcionamento do organismo, e as fibras podem ajudar a regular o intestino dos cachorros.

Apesar de conter vitamina C como um dos principais nutrientes da tangerina, saiba que o organismo dos cachorros já produz sua própria vitamina do complexo C através da glicose natural. Mas isso não quer dizer que a tangerina faz mal para cachorro. Apenas uma quantidade considerável pode saciar o interesse dos peludos pela fruta.

cachorro com fome

Cão esperando comida – Foto: Freepik

Ótima fonte de fibras para o sistema digestivo do animal

Considerada uma ótima fonte de fibras para o sistema digestivo do seu cão, a bergamota auxilia na regulação intestinal dos cachorros. Porém, não há problema se o cão cheirar e não comer logo de primeira. Existem outros alimentos que eles possam preferir, que também trazem os mesmos benefícios.

Uma dica para os cachorros que precisam engordar: Alimentá-los com tangerina pode trazer bons resultados, mas sempre com orientação de um veterinário de confiança, ok?

Formas diferentes de oferecer tangerina para seu cão

Alguns cães não gostam de tangerina, pois normalmente elas têm um sabor mais ácido se comparado a banana, por exemplo. Sendo assim, se você deseja fazê-lo experimentar, existem outras formas de oferecer o fruto além de descascado e sem as sementes, é claro.

Picolé caseiro de tangerina

Uma maneira divertida e refrescante de oferecer tangerina para os cachorros é em formato de picolé, onde você tritura três gominhos com uma quantidade de água. Depois é só levar ao freezer da geladeira, deixando-o por algumas horas até ganhar forma de picolé. Feito isso, coloque no prato do seu cão e permita se refrescar.

Essa ideia também pode ser feita com outras frutas, desde que seu amigo peludo possa se alimentar delas, respeitando sempre a quantidade e recomendações importantes.

tangerina faz mal para cachorro

Cão esperando comida – Foto: Freepik

Suco de tangerina

Nada de suco de caixinha ou de pacote, ok? Para fazer um suco normal conforme nós humanos consumimos, teremos que encher vários copos com a polpa da tangerina.

Mas para os cães essa receita é diferente. Assim sendo, para oferecer suco de tangerina de uma forma saudável para o seu dog, separe a quantidade determinada que ele pode comer, e misture com um pouco de água filtrada. Pronto, este será um suco saudável da fruta, sem prejudicar a saúde do seu amiguinho.

Vale salientar que para os cachorros obesos e diabéticos, você deve conversar com um veterinário antes de alimentá-los, já que a fruta possui altos níveis de açúcar que podem agravar esses quadros.

Tangerina faz mal para cachorro a partir do momento que ela é consumida em excesso. Porém, evite oferecer o alimento para o seu cãozinho se você não tiver total conhecimento do quadro de saúde dele. Conforme entendemos, alguns problemas podem ser agravados devido ao açúcar e a acidez.

Cuide do seu pet!