O cão vira-lata é um dos mais conhecidos do Brasil. Dificilmente se encontrará um cão semelhante em outro lugar do mundo, pois as combinações nem sempre serão iguais. Desta forma, adotar estes animais é muito mais do que uma questão de gosto pessoal. Certamente você estará proporcionando uma vida muito melhor para eles! Acompanhe e entenda.

Vira-lata

O cão vira-lata é conhecido por ser o xodó do brasileiro. Ele é encontrado em diversas regiões do país e muitas vezes em condições nada positivas. Por mais que este cão seja extremamente dócil e amável, nem sempre ele terá um lar da forma que merece.

A irresponsabilidade de muitas pessoas faz com que a proliferação de animais aconteça em massa nas ruas de um país que ainda não é desenvolvido como outros lugares. E este é justamente o ponto que merece atenção: o cachorro não tem culpa! Por isso, listamos alguns motivos pelos quais adotar um animal em situação de risco e abandono é um ato louvável. Acompanhe.

cachorro feliz

Foto: Freepik

Cada personalidade será única

Antes mesmo de adotar um cachorro, uma série de pesquisas são feitas. Desde a raça até os estilos de comportamento. Tudo para adequar o cachorro a uma rotina desgastante e corrida que muitas vezes atrapalham o desenvolvimento de uma relação mais saudável entre tutor e animal.

Desta forma, o cão vira-lata poderá trazer um diferencial enorme neste sentido. Estes animais possuem uma personalidade extremamente cultivável. Ou seja, eles se adaptam a qualquer situação (e podemos ver isso, infelizmente, na rua!). Por isso, se você estiver buscando um cachorro que vá ser especial, considere o vira-lata.

Ele muitas vezes é esquecido pelos humanos por conta de associar a “falta de raça” ou mesmo a situação de rua. O que é extremamente deplorável, pois o que poucos enxergam é que ali há uma vida com sentimentos, dores e amores. E tudo que eles precisam, muitas vezes, é uma oportunidade para provar isso.

O adestramento é flexível

Sabemos que o adestramento de cachorro é um ponto fundamental para que os animais possam viver mais felizes e saudáveis. Desta forma, outro ponto a ser exaltado do vira-lata é justamente a situação da flexibilidade. Como o cruzamento de várias raças acaba deixando alguns traços de lado, praticamente tudo que você ensinar para o vira-lata, ele acatará.

vira-lata

Foto: Freepik

É claro que isto não é uma regra, pois dependerá de animal para animal. E também o profissionalismo do adestrador é importante. Mas o ponto que queremos que você entenda é que o cachorro é feliz com o que tem. E uma educação básica muitas vezes será o suficiente para que o cão respeite e se comporte durante muitos anos.

Muitas vezes eles são abandonados

Este é um dos fatores mais óbvios: o cão vira-lata não é acostumado a ter uma “vida boa”, pois geralmente são abandonados ou muitas vezes já se criam na rua! E este motivo é o suficiente para você fazer um exercício de empatia e constatar facilmente que eles merecem (e precisam) ser adotados.

É claro que tirar um cão da rua é uma atitude digna, seja lá qual cão for. No entanto, é muito mais nítido encontrar os vira-latas vivendo em condições tristes. Além de eles mesmos estarem desconfortáveis e infelizes, a chance de continuarem procriando e  o problema aumentar é grande. E você poderá fazer parte dessa solução, caso leve para casa estes animaizinhos.

cachorro de raça

Foto: Freepik

O vira-lata merece carinho e conforto

Quem foi que disse que os vira-latas não merecem conforto e carinho? Esta é a dica mais importante de todas. Pois ela é suficiente para que você entenda que retirar um cachorro de condições precárias é uma atitude nobre. Como você sabe, os cachorros possuem sentimentos assim como nós, humanos.

E quando eles começam a viver em situações de risco, a felicidade deles decai muito. O que faz uma série de outros problemas ocorrem, como a baixa imunidade e a contração de doenças. Eventualmente, os que sobrevivem na rua, ficam por muito tempo com fome, com medo e sem um lugar digno para ir.

E isto é comovente, pois nenhum cachorro merece tamanha tristeza. Seja lá qual raça for. Portanto, antes de escolher a raça mais nobre e mais cara do mercado simplesmente por ego ou status (e não há problema nisso!), pense que há outros seres que também precisam de amor e carinho que você está disposto a dar!