Esse cão de inteligência viva tem forte instinto para conduzir rebanho. Cheio de energia, o Australian Shepherd pode trabalhar o dia todo. Raramente se mostra briguento. De temperamento equilibrado, esse excelente companheiro é muito afetuoso e inteiramente devotado aos donos. Ele é reservado com estranhos.
Criado para ser agressivo com o gado, o Pastor Australiano pode e vai assumir o papel dominante na casa, se você não deixar claro para ele quem é o líder, mostrando firmeza e confiança. Isso os torna uma escolha não muito adequada para os tutores iniciantes ou tímidos.
O Pastor Australiano é super inteligente, versátil e energético. Este é um cão que pensa por si só, e toma as próprias decisões. Ele quer ser uma parte de tudo o que está acontecendo e precisa de um estilo de vida ativo para ser feliz. Ele também é muito disciplinado. Gosta das coisas nos seus devidos lugares e segue sua rotina diária. Tudo deve estar em ordem, incluindo seus horários para cada atividade – as refeições, passeios e o horário de dormir. Toda vez que você quiser mudar alguma coisa, seu Pastor Australiano terá que aceitar esse mudança primeiro.
Como a maioria das raças de pastoreio, o Pastor Australiano tem uma raia de proteção inata e pode ser cauteloso com estranhos. Ele não é um cão fofinho como outros cães, mesmo com socialização frequente, que deve ser precoce. O Pastor Australiano pode tornar-se tímido ou agressivo na presença de pessoas que ele não conhece. Também são cães altamente sensíveis ao som e podem desenvolver fobias de ruído, especialmente de tempestades ou fogos de artificio, se eles não estão acostumados a ruídos altos ou inesperados. No lado positivo, eles são excelentes cães de guarda e sempre vão alertá-lo quando alguém estranho se aproximar ou alguma coisa fora do comum estiver acontecendo.
Não subestime sua inteligência. Essa é uma das raças consideradas mais inteligentes, e um cujos tutores precisam estar atentos para não serem ludibriados por esses cães. Não deixe seu cão isolado no quintal ou preso o dia todo, essas são maneiras de criar um cão que vai latir muito, vai cavar buracos no quintal e será destrutivo em vez de calmo, bem comportado e o companheiro leal que ele pode ser.
O Australian Shepherd revela-se muito ativo e maleável durante a guarda tanto de carneiros quanto de bovinos, que sabe guiar na direção dos cercados, emitindo por vezes um “grito” muito particular, entre um latido e um pio. Os exemplares de tamanho pequeno são os mais procurados.