Um shopping que aceita cachorro é uma excelente alternativa de passeio para o cão e tutor juntos.

Afinal, o shopping, muitas vezes, traz muitas atrações e é um lugar que dá pra fazer tudo: ir em lojas, pagar contas, simplesmente passear, etc. Só que, ao passear no shopping com o cachorro, algumas regras precisam ser seguidas.

Hoje em dia, os shoppings que aceitam cachorro estabelecem as regras antes mesmo de simplesmente liberar a entrada dos pets. Afinal, por mais que o seu dog seja calminho e tranquilo, ainda assim, é um animal que tem instinto e pode reagir de maneiras inesperadas.

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o assunto. Depois disso, você já poderá sair para passear com cachorro no shopping!

Shopping que aceita cachorro – O que considerar antes de passear com seu dog?

shopping que aceita cachorro

Cão sentado – Foto: Freepik

Um shopping que aceita cachorro é uma das melhores coisas que o tutor sem muito tempo útil, tem a sua disposição. Afinal, o shopping muitas vezes é um lugar para resolver coisas. Tudo em só lugar, rápido e fácil: esse lugar acaba sendo atrativo pra muita gente que está na “correria”.

Só que quem tem cachorro, sabe que os bichinhos precisam de muito mais do que uma caminha quentinha e uma boa ração na tigela. Eles precisam, também, de muito gasto de energia e outras condições de bem-estar que devem ser levadas em consideração. Afinal, eles são seres vivos – e não ursinhos de pelúcia.

Estar sempre na correria, claro, não é saudável nem pra você e nem para a relação com o dog. Inclusive, veja este artigo para te ajudar a entender melhor como cuidar do seu dog: Como cuidar de um cachorro? O guia completo e definitivo.

Para quem quer aproveitar as idas ao shopping e passear com o dog por lá, um shopping que aceita cachorro, claro, é fundamental. Mas antes de só levar o cão, veja essas dicas aqui:

  • Verifique as regras do shopping que você vai;
  • Mantenha o cão sempre na guia ou coleira;
  • Evite sair com o cão não alimentado;
  • Leve os itens para recolher as possíveis fezes do seu dog;
  • Tenha junto a carteira de vacinação do cachorro;
  • Evite o contato com outros cães;

A seguir, veja detalhes de cada uma dessas atitudes que você precisa tomar antes e durante os passeios. Colocá-las em prática é fundamental para a boa relação entre cão, tutor e outras pessoas no shopping!

shopping que aceita cachorro

Indo ao shopping – Foto: Freepik

Verifique as regras do shopping que você vai

Antes de levar o dog a um shopping que aceita cachorro, é fundamental que você verifique as regras do lugar. Por mais que tenha uma plaquinha de “pet-friendly” na entrada do shopping, cada estabelecimento pode ter regras diferentes quanto ao convívio e interação do dog no ambiente.

Por mais que o seu cachorro seja calminho, tenha uma boa socialização e seja adestrado, não se engane: cães são animais que têm instintos. Qualquer coisa fora do “padrão” do animal, ele poderá ter uma reação negativa e, assim, poderá descumprir regras do estabelecimento.

Para um convívio harmonioso e para que o pet-friendly seja colocado em prática em mais lugares, respeite as regras.

Mantenha o cão sempre na guia ou coleira

O shopping que aceita cachorro pode não pedir. Porém, manter o cão sempre na coleira ou na guia, é fundamental para que haja, ali, um sistema de segurança maior entre o cão e o tutor. Afinal, a guia ou a coleira, é um tipo de suporte extremamente eficiente que pode bloquear várias ações do cachorro.

Por mais que o seu dog seja educado e calmo, ainda assim, ele pode se assustar com alguma coisa no shopping e simplesmente sair correndo em disparada para algum lugar. Nesse caso, você pode perder o seu dog ou até mesmo ele pode sofrer algum acidente no shopping.

Portanto, coleira sempre – mesmo que o cão esteja no colo, ok? Veja aqui um guia com os melhores tipos de coleira para cachorro.

shopping que aceita cachorro

Indo ao shopping – Foto: Freepik

Evite sair com o cão não alimentado

Um fator que faz o cão “esquecer” dos comandos básicos que você ensinou, é a fome. Afinal, eles estão sempre em busca de “sobrevivência”, visto que isso faz parte do instinto canino. Portanto, é fundamental que você, antes de sair com o cão para passear no shopping, alimente o animal.

Sair com o cachorro alimentado ajuda em um montão de coisas relacionadas a comportamento instintivo. Além de que, claro, dessa forma o cão sai energizado e não vai ter falta de energia ou mal estar durante o passeio.

Portanto, planeje a sua saída para o shopping. Não decida isso em cima da hora. De preferência, coloque essa atividade pra frente, com tempo hábil de você ajeitar tudo que precisa ajeitar, como a alimentação do cão.

Afinal, alimentar o dog e do nada sair para passear, também é ruim – pois ele pode ter dor de barriga ou indigestão.

Leve os itens para recolher as possíveis fezes do seu dog

Sair para passear com o dog, além de ser algo que ajuda o cão em vários aspectos de comportamento e gasto de energia, é algo que deve ser feito com responsabilidade.

Você não pode sair para passear com o dog e esquecer daquelas coisinhas básicas, que são as regras de “etiqueta” para o bem-estar coletivo, como o ato de ajuntar as fezes do cachorro.

Na rua, ajuntar as fezes do cachorro é fundamental. No shopping, por vezes, há funcionários que vão fazer isso. Porém, você não pode esperar pelos funcionários.

Seja responsável: leve saquinhos e tudo que você precisa para limpar as fezes do animal, caso ele venha a fazer no chão do shopping.

Essa é uma atitude rara do animal. Afinal, cães preferem outros ambientes para as necessidades. Porém, pode acontecer. E se acontecer, esteja preparado.

Veja também por que você sempre deve recolher fezes do cachorro.

cão indo ao shopping

Cão e as sacolas – Foto: Freepik

Tenha junto a carteira de vacinação do cachorro

Essa é uma condição que você precisa observar diretamente nas regras do shopping para o convívio pet-friendly. Afinal, alguns lugares podem exigir que você apresente a carteirinha de vacinação do seu cão, a fim de conferências para a liberação do animal.

Pode ser que o tutor seja convidado a se retirar, caso ele não apresente a carteira de vacinação do pet ou se as vacinas requeridas não estiverem na carteira.

Essa é uma forma de evitar contágios a outros animais e também é uma forma de evitar zoonoses, visto que algumas doenças caninas podem ser passadas para os humanos.

Portanto, tenha a carteirinha de vacinas do seu dog atualizada e junto com você!

Evite o contato com outros cães

E por fim, considere mais essa dica para frequentar shoppings que aceitam cachorros: evite o contato com outros cães.

Por mais que o seu cão seja dócil e extremamente social com outros animais, o shopping pode ser um lugar desconfortável para uma apresentação ou uma interação.

Afinal, no shopping há músicas altas, muita gente andando, barulhos diferentes, sensações estranhas e, portanto, o cão pode ficar assustado. A condição de susto e desconforto, claro, pode gerar reações negativas do cão em situações que, pra você, seriam comuns.

levar o cachorro no shopping

Saindo do shopping – Foto: Freepik

Praça de alimentação no shopping que aceita cachorro

Como você sabe, um shopping que aceita cachorro tem, também, uma praça de alimentação. Afinal, por mais que o lugar seja pet-friendly, ainda assim, o shopping é feito para pessoas. Portanto, algumas regras muito específicas quanto a isso, precisam ser seguidas pelo tutor do animal durante um passeio.

Uma regrinha básica da grande maioria dos shoppings (mas que também pode ser considerada como bom senso), é: não leve o cão para a praça de alimentação.

Esse é um lugar extremamente olfativo e, portanto, isso pode atiçar o cachorro de maneiras que você não tem controle. Afinal, ele tem instintos e é um animal, não é mesmo?

Além disso, levar o cão para a praça de alimentação, pode deixar outras pessoas desconfortáveis.

Lembre-se que o passeio do cão no shopping é uma forma de levá-lo para gastar energia. Só que os estímulos olfativos podem colocar “tudo a perder”. Portanto, passe bem longe da praça de alimentação, ok?

Adestre o animal para ir ao shopping que aceita cachorro

Um cachorro adestrado é um cachorro não só mais obediente.

Mas também, muito mais saudável do ponto de vista físico e principalmente mental. Afinal, o adestramento ajuda o cachorro a entender comandos básicos que vão fazê-lo ter mais equilíbrio em vários ambientes diferentes – inclusive, o shopping.

Inclusive, durante o passeio no shopping que aceita cachorro, você pode oferecer momentos de reforço positivo para o cão. Isso vai ajudá-lo a ter mais entendimento do que ele pode e não pode. Por exemplo, se ele acertar um comportamento, presenteie com um petisco para adestramento e elogie o animal.

Evite adestramentos negativos, como: brigas, xingos ou violência física. Jamais use esse tipo de “técnica” para fazer o cão entender o que ele pode ou não pode, ok? Além de não ajudar o animal, vai deixá-lo ainda mais estressado e, consequentemente, menos obediente para passeios seguros.

Shopping que aceita cachorro não é um parque de diversões para o cão

E por fim, é importante entender que um shopping que aceita cachorros não é um parque de diversões. Ou seja, por mais que o animal seja bem-vindo e tenha muito conforto no espaço, ainda assim, você precisa tomar cuidado e respeitar as regras.

Cuidado com a humanização canina a ponto de achar que o cão vai “entender” que está no shopping e, portanto, vai se comportar. Se ele não estiver adestrado e socializado, o momento pode ser muito ruim pra ele.

Cuide do seu dog e bom passeio.