A abóbora é um dos mais famosos e amados vegetais por seu agradável sabor. Curiosamente, nos tempos antigos, a abóbora não era consumida tanto quanto os medicamentos eram preparados com base nela. Mas de acordo com a medicina popular, a abóbora ajuda na diarreia canina.

A abóbora contém muitas substâncias úteis e seu conteúdo calórico é extremamente baixo – apenas 22 kcal por 100 g de produto. As vitaminas são encontradas não apenas na polpa das frutas, mas também nas sementes.

A abóbora inclui:

  • Quase todas as vitaminas do grupo B, bem como as vitaminas C, E, K;
  • Carotenos, que são convertidos em vitamina A no corpo;
  • Oligoelementos, incluindo zinco. Há muito mais nas sementes de abóbora do que em outros vegetais.

Todas as vitaminas são necessárias para o corpo do animal.

Abóbora contém flavonoides, eles previnem a degeneração de células normais em cancerosas, previnem o crescimento de tumores malignos, o desenvolvimento de doenças oncológicas em animais de estimação.

A abóbora não contém amido, gorduras trans, colesterol, açúcares, mas contém muita fibra útil que ajuda a melhorar a função digestiva do animal.

Mas a abóbora pode ajudar com diarreia canina?

abóbora

abóbora – Foto: Freepik

A abóbora pode ser administrada aos animais como agente profilático contra a urolitíase (pedra no rim), bem como fonte de vitaminas e nutrientes necessários ao organismo, a fibra, que desempenha uma função de transporte e de substrato para a microflora intestinal benéfica.

No entanto, deve-se dar abóbora ao cachorro em pequenas quantidades e alternar a abóbora com outros vegetais e frutas. Em geral, na dieta do cão, os componentes vegetais não devem ser superiores a 5–20%.

A abóbora dada aos cães em caso de indisposição das fezes normaliza os intestinos e ajuda a eliminar a diarreia e a prisão de ventre, alivia a dor e desconforto no estômago, melhora o estado geral do corpo e fortalece o sistema imunológico.

O vegetal praticamente não tem contraindicações, porém o produto pode causar uma reação alérgica. Portanto, a abóbora deve ser dada com cuidado pela primeira vez, depois observe o cão e se o bem-estar do animal piorar, é necessário entrar em contato com a clínica veterinária.

Abóbora para diarreia canina: como oferecer ao cachorro

abobrinha faz bem para cachorro

Um cachorro e uma abóbora – Foto: Freepik

Embora a maioria dos veterinários recomende alimentar os cães com abóbora crua – cortada em cubinhos, ralada ou no liquidificador e adicionada ao mingau e à carne – há outra opinião de que os vegetais demoram mais para digerir dessa forma.

Um pouco de tratamento térmico não prejudica o produto, mas os vegetais crus também podem fazer um bom trabalho: quando o cão mastiga os pedaços, a placa é removida dos dentes.

E o suco de abóbora cru é bom para o intestino, serve como um terreno fértil para microrganismos benéficos.

Importante!

Uma porção de abóbora por refeição não deve exceder 200 g. A abóbora pode ser adicionada não apenas ao arroz, mas também ao trigo e mingau. O vegetal vai bem com a carne.

Importante!

As sementes de abóbora não são absorvidas pelo corpo do cão, além disso, carregam o fígado e a vesícula biliar, provocando interrupções em seu trabalho.

Você pode perguntar ao seu veterinário sobre como dar e quanto dar ao cachorro. A abóbora é rica em fibra, o que melhora o sistema digestivo de seu animal de estimação.

O principal é seguir as regras de seu preparo (não adicione sal, açúcar ou temperos à comida) e não exceder a dosagem.

Diarreia canina

abóbora

abóbora – Foto: Freepik

A diarreia de um cão é o esvaziamento repetido das fezes do intestino devido a problemas com o sistema digestivo.

Cada proprietário enfrenta esse problema pelo menos uma vez. Às vezes a diarreia do cão cessa rapidamente, e às vezes dura vários dias ou até semanas, causando muitos transtornos para o animal e seu dono.

Se o episódio de diarreia foi único, não há motivo específico para preocupação, mas fezes soltas prolongadas são consideradas um motivo para consultar um veterinário.

O nível de perigo aumenta se houver aparecimento de sangue, massas mucosas nas fezes, bem como a letargia do animal. A diarreia costuma ser acompanhada de vômitos e febre.

Frequentemente, é possível determinar as causas da diarreia em cães pela cor das fezes. O tratamento é sintomático e ocorre principalmente em casa.

Sintomas

abóbora

abóbora – Foto: Freepik

Se o animal defecar mais de quatro vezes por dia com fezes líquidas, ele será diagnosticado com diarreia. Pode ser causado pelos fatores mais simples:

  • Comida estragada;
  • Mudar o tipo de alimentação;
  • Alimentação de má qualidade;
  • Alergia alimentar;
  • Compulsão alimentar;
  • Infestação de parasitas intestinais.

Em tal situação, é importante descobrir a causa e eliminar rapidamente a origem do problema.

Se a diarreia do cão não parou por 4-5 dias e você já tentou de tudo, você precisa levá-lo à clínica.

A diarreia do cachorro não deve ser tratada em casa – especialmente se o filhote tiver menos de 6 meses de idade. Um corpo jovem não é capaz de suportar nem mesmo uma doença leve, então buscar ajuda é imprescindível.

Além disso, a diarreia em filhotes costuma alertar sobre doenças virais graves que precisam ser tratadas nas primeiras horas de manifestação.

Assim, como medida preventiva, não se deve permitir nutrição de má qualidade, alimentação excessiva e transições abruptas de alimentos secos para alimentos naturais.