As cadelas, como os mamíferos, produzem leite suficiente após o parto para alimentar todos os seus filhotes sem qualquer ajuda. Mas às vezes pode não haver leite suficiente. O que fazer então? Veja o que fazer quando a cadela não tem leite.

Lactação em cadelas

A gestação de uma cadela dura cerca de 62 dias. Durante este período, poderemos notar como a barriga e o tórax aumentam de tamanho. Isso se deve ao crescimento dos filhotes e à preparação para a lactação. É até possível que vejamos leite saindo da mama.

Os filhotes geralmente nascem em um saco de líquido amniótico. É a mãe que rasga com os dentes, corta o cordão umbilical e engole o que sobrou do parto.

Cadela não tem leite – Colostro

O que fazer para minha cadela aumentar o leite

Filhotinhos de cachorro brincando ao ar livre. Foto: Freepik

Ela também lambe seus filhos para limpá-los. Após isso, o filhote começa a sugar o primeiro leite materno conhecido como colostro.

Logo após o parto ou alguns dias antes dele, o colostro surge das glândulas mamárias – um líquido viscoso amarelado com um cheiro específico.

Ao contrário do leite materno normal, o colostro tem um valor nutricional mais alto e ajuda na transferência da imunidade da mãe para os filhotes.

Após 3-4 dias, a consistência do colostro muda. Ela começa a se parecer com leite de vaca. Apesar disso, o leite de cachorro é 2 vezes mais gordo do que o leite de vaca e cabra. Por este motivo, os cachorros que são alimentados artificialmente por vaca ou cabra não recebem a quantidade necessária de vitaminas.

Em média, o período de lactação dura 1,5-2 meses. Durante esse tempo, os filhotes estão ganhando peso ativamente, adquirindo novos dentes e se tornando mais independentes. Após o término da amamentação, eles são completamente transferidos para a alimentação normal.

Quando a cadela tem leite mas não sai

filhotes na barriga da cadela

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

Se o peito de uma cadela parece duro e inchado, mas o leite não sai, podemos suspeitar que ela está dando leite, mas não está saindo. Podemos perceber isso quando vemos que os filhotes estão inquietos e choramingam porque estão com fome.

A amamentação é baseada em estímulos. Isso significa que os filhotes sugar os peitos ativa o mecanismo de produção e liberação do leite. Portanto, enquanto os filhotes estão amamentando, o leite sempre estará e sairá dele em condições normais. A menos que o cão tenha uma infecção conhecida como mastite.

Além disso, algumas características das cadelas também podem impedir o fluxo do leite. Por exemplo, cadelas que estão muito nervosas, estressadas ou com medo podem afetar a amamentação de diferentes maneiras:

Se suspeitarmos que os filhotes não estão recebendo leite, devemos entrar em contato com o veterinário. Ele vai avaliar a situação e, se necessário, pode prescrever medicamentos.

De nossa parte, devemos zelar para que os filhotes estimulem os seios o máximo possível, a fim de estabelecer um bom desempenho o mais rápido possível.

Quando a cadela não está produzindo leite ou não tem leite suficiente

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

A falta de leite é chamada de agalactia. Esse distúrbio pode ser devido ao fato de haver leite, mas ele não pode sair. Em outros casos, o cão não produz leite diretamente. A agalactia ocorre em uma pequena porcentagem de mães.

Esses casos referem-se a agalactia real. Se nas últimas semanas de gravidez a cadela não teve mama, talvez estejamos perante esta patologia. Pode ter base genética e, ao contrário da situação anterior, não pode ser tratada. Os filhotes dessas mães precisarão de alimentação artificial.

A situação é diferente em uma pequena porcentagem de casos entre mães com ninhadas muito grandes. Essas cadelas produzem leite, mas não há leite suficiente para todos os filhotes.

Isso geralmente é devido à alimentação materna insuficiente, especialmente por 2–3 semanas após o parto. Nesse período, a cadela precisará de mais calorias, pois coincide com o período de lactação mais intensa. Portanto, é importante que cuidemos da alimentação deles durante todo o período materno.

Cadela não tem leite – Alimentação especial da cadela

Cadela brincando com os seus filhotes. Foto: Freepik

Para a cadela obter mais leite depende do tipo de alimento com que ela é alimentada. Na alimentação com ração natural, recomenda-se dar ao animal nozes, mel e laticínios fermentados. Atenção especial deve ser dada aos líquidos. Além de água comum, kefir e leite fermentado, você pode adicionar caldos de carne e leite de vaca à dieta.

Também preste atenção aos suplementos de cálcio. Sobre esse assunto, é melhor consultar um veterinário para evitar excedentes.

Para alimentação seca, é recomendável mudar para uma linha dedicada para animais de estimação em lactação. Esses produtos têm um maior teor calórico e são enriquecidos com todos os elementos necessários.

Por que amamentar por muito tempo é perigoso?

Amamentar por muito tempo acarreta exaustão rápida e imunidade reduzida. Junto com o leite, a mãe perde vitaminas e nutrientes, por isso a lactação prolongada afeta negativamente sua saúde.

Filhotes de cachorro podem beber leite de cabra?

Filhotes – Foto: Freepik

Os especialistas recomendam dar aos filhotes o leite de cabra. Para eles, o leite de cabra é mais útil do que o de uma vaca e é mais bem aceito no corpo.

O leite de cabra é mais gorduroso que o de vaca (6% de gordura), contém mais vitaminas e minerais, enquanto a lactose, ao contrário, é menor.

No entanto, esse leite não deve ser dado em sua forma pura. Antes de o cão beber o produto, os médicos aconselham mexer um ovo de codorna em 1 copo. Antes de quebrar o ovo, é necessário lavá-lo bem, pois pode haver micróbios nocivos na casca.

Os cachorros podem beber leite de caixa?

Os veterinários desaconselham dar aos filhotes um produto comprado em loja. Este fluido pode causar dor abdominal intensa e incontinência. Além disso, antes de chegar a um ponto de venda, os produtos são seriamente processados, perdendo depois muitas substâncias úteis.

O leite pasteurizado também é um alimento que não deve ser dado aos filhotes. Como não há gordura suficiente e outras enzimas benéficas nele, o líquido pode ser a causa do desenvolvimento de anormalidades no suporte à vida do corpo do cão. 

Conclusão

Na maioria dos casos, os problemas de lactação são controlados por meio de nutrição, massagem e aumento da atividade física. É possível recorrer à medicação apenas como último recurso.