Entender o que o tédio pode causar nos cães é fundamental para criar a consciência de que, sim, é muito importante enriquecer o ambiente onde o pet vive. Afinal, ele precisa de estímulos e cuidados para ter qualidade de vida, saúde física e mental.

Sem esses cuidados, o pet pode acabar ficando ocioso e com tédio, o que pode resultar em uma série de questões de saúde e comportamento.

Quer entender melhor esse assunto? Acompanhe este texto que a equipe do Portal do Dog preparou para você!

o que o tédio pode causar nos cães

A falta de estímulos e atividades pode fazer o pet ficar adoecido. Foto: Canva.

O que o tédio pode causar nos cães?

O tédio pode causar nos cães uma série de efeitos negativos, tanto com relação à saúde física quanto mental. Além disso, os comportamentos do cachorro, provenientes do tédio, também podem causar prejuízos e problemas na relação com os tutores.

Logo abaixo, apresentamos algumas situações que, muitas vezes, estão associadas ao tédio vivido pelos pets:

  1. Destruição de objetos em casa;
  2. Latir e uivar excessivamente;
  3. Cavar buracos no jardim;
  4. Ficar agressivo;
  5. Lamber excessivamente as patas;
  6. Perda de apetite;
  7. Obesidade devido à inatividade;
  8. Comportamentos compulsivos, como perseguir a própria cauda;
  9. Perda de pelos devido ao estresse;
  10. Ansiedade e depressão;
  11. Dificuldade para relaxar e dormir;
  12. Tentativas de fuga;
  13. Morder pessoas ou outros animais;
  14. Comportamento antissocial com outros cachorros;
  15. Procurar atenção constante;
  16. Desenvolvimento de comportamentos negativos devido à falta de estimulação mental e física.

1. Destruição de objetos em casa

Quando um cachorro não tem nada de interessante para entretê-lo e para brincar, automaticamente ocorre um acúmulo de energia por conta disso.

Consequentemente, quando ele se deparar cm qualquer oportunidade de brincar e de descarregar a sua energia, é isso que ele irá fazer. Não por maldade, mas apenas porque precisa.

Um exemplo disso são os comportamentos destrutivos com objetos em casa. Afinal, quem nunca viu um cãozinho cheio de energia roer um sapato ou móveis? Pois é!

Os pets precisam de brincadeiras e distração. Isso porque, o tédio pode causar nos cães esse comportamento de destruir tudo, para se distrair.

Veja também: Cachorro Destruidor – Como melhorar o comportamento e por que eles são assim

o que o tédio pode causar nos cães

Cachorro demonstra tristeza e falta de energia quando está entediado. Foto: Canva.

2. O que o tédio pode causar nos cães: Latir e uivar excessivamente

O tédio pode causar nos cães o comportamento de latir e uivar excessivamente, e, de forma geral, sem uma “causa aparente” para isso, digamos assim. Nesse caso, o animal estará entediado e tentando se distrair de alguma forma, o que pode fazê-lo uivar e latir.

Esse comportamento também pode representar o quanto ele está se sentindo irritado e estressado por, simplesmente, não ter nada para fazer.

Pois imagine a situação vivida por você… Não ter absolutamente nada para fazer, dias seguidos e sem perspectivas de atividades interessantes pode ser algo muito ruim, concorda?

3. Cavar buracos no jardim

Os cachorros amam cavar buracos, faz parte da natureza deles. Isso quer dizer que se eles não tiverem nada mais interessante para fazer, os buracos no jardim podem começar a aparecer mais do que você gostaria.

Para o pet, esse comportamento pode ser visto como um treino, uma brincadeira. Para o tutor, certamente pode ser algo incômodo.

Porém, não adianta punir o animal por estar cavando se, fora isso, ele não tem mais nada para fazer. É preciso dar opções de brincadeiras e atividades, pois o tédio pode causar nos cães essa impulsividade de cavar cada vez mais.

Veja mais: A memória do cachorro: explorando a inteligência canina e seu Impacto na vida humana

4. Ficar agressivo

Um cachorro entediado também é um forte candidato à agressão. O excesso de energia acumulada pode fazer com que o cachorro acabe tendo explosões de agressividade.

Afinal, ele pode estar tão irritado, estressado e ansioso que qualquer interação com uma pessoa pode piorar a situação nesse momento.

Por isso, oferecer ao animal atividades interessantes é, também, uma forma de manter o bom humor do cachorro. Caso contrário, ele poderá ficar mais nervoso do que você gostaria.

5. Lamber excessivamente as patas

O comportamento de lamber excessivamente as patas pode ser bastante impulsivo, e um reflexo do que o tédio pode causar nos cães. Nesse caso, novamente o animal está tentando descontar o seu desconforto de não ter nada para fazer em uma atividade que não será agradável e recompensadora, mas que o distrai por um momento.

Essa lambedura excessiva, dependendo da intensidade e frequência, pode prejudicar a saúde do animal, fazendo com que ele apresente ferimentos nas patas por conta disso.

É por isso que é muito importante ficar atento a esse sinal e, ao detectá-lo, buscar implementar mudanças positivas na rotina do cachorro.

Veja também: O que acontece se o cachorro não tiver rotina?

o que o tédio pode causar nos cães

Os comportamentos destrutivos, como roer objetos em casa, são muitas vezes uma manifestação do tédio canino. Foto: Canva.

6. Perda de apetite – o que tédio pode causar nos cães

A falta de estímulos mentais e físicos para o cachorro pode impactar uma série de questões relacionadas à sua saúde, e o apetite é uma delas.

O animal pode começar a perder o interesse por se alimentar, demonstrando uma certa apatia e “preguiça”.

Se esse comportamento não for barrado e o cachorro continuar sem comer direito, as consequências podem ser ainda piores.

Afinal, à má alimentação pode levar a desnutrição, resultando em problemas graves de saúde. Portanto, se o seu pet não tem comido direito, além de levá-lo ao veterinário, considere avaliar como está a rotina de atividades dele.

Será que o tédio está roubando o bem-estar do seu amigo?

7. Obesidade devido à inatividade

Não é novidade para ninguém que os cachorros precisam praticar exercícios regularmente para manter a saúde física e mental. Sem esse tipo de prática, que pode acontecer por meio de passeios, brincadeiras e diversão, o animal pode começar a ter um acúmulo de peso corporal.

A consequência? A obesidade, que também pode ser prejudicial para a saúde do pet. Aos poucos, o excesso de peso pode servir de mola propulsora para doenças como diabetes, problemas ósseos, problemas cardiovasculares, e assim por diante.

Por isso, é fundamental evitar o tédio excessivo que leva o animal a ficar muito sedentário.

Veja mais: Obesidade do Cachorro: Tudo Que Você Precisa Saber

8. Comportamentos compulsivos, como perseguir a própria cauda

Além do comportamento de lamber as patas, que mencionamos anteriormente, o tédio pode causar nos cães outros comportamentos impulsivos que também podem ser maléficos.

A lambedura em todo o corpo, perseguir a própria pata, ficar mordendo alguma parte do corpo… Enfim! São diversos os comportamentos impulsivos que podem surgir como uma tentativa de distrair a mente.

O animal, naquele momento, não tem mais “nada” para fazer, então, a impulsividade pode ser a sua única possibilidade de escape de energia.

9. Perda de pelos devido ao estresse

O estresse é um reflexo muito presente que o tédio pode causar nos cães. Ao não ter a possibilidade de se divertir, de gastar energia e de brincar, o animal pode ter uma crise de estresse muito elevada.

O estresse, por sua vez, pode aumentar a produção de certos hormônios caninos, que levam à queda de pelo e até mesmo podem desencadear outros problemas físicos.

Não podemos nos esquecer do quanto a mente e o corpo são interligados, inclusive dos animais.

Veja também: Queda de pelo: Remédios caseiro para combater!

o que o tédio pode causar nos cães

A falta de estímulos adequados pode levar os cães a desenvolver uma série de problemas comportamentais e de saúde. Foto: Canva.

10. Ansiedade e depressão

Imagine um mundo no qual você não tem a menor ideia do que deve fazer em seguida. Você nunca sabe quando poderá comer, dormir e se haverá a possibilidade de ter algum momento de diversão.

Imagine tudo isso somando com uma solidão, com a falta de interação com quem você gosta… Tudo isso tende a ser vivido por um pet que não tem nenhum estímulo bom e acaba ficando muito tempo sozinho, sem brinquedos e sem diversão.

A consequência desse cenário todo? Um aumento excessivo na ansiedade, resultando em questões de saúde mental. Por isso, dizemos que o cachorro pode sofrer de ansiedade nesses casos.

Além disso, o tédio pode causar nos cães os sintomas de depressão, que também estão relacionados com esse cenário que citamos agora a pouco.

11. Dificuldade para relaxar e dormir – o que o tédio pode causar nos cães

Como seria possível o cachorro conseguir relaxar e dormir de forma confortável se, de maneira alguma, ele gastou energia para isso?

É o mesmo que acontece com nós, humanos: se não trabalhássemos e sequer tivéssemos alguma atividade para fazer, acabaríamos armazenando muita energia.

De noite, seria muito difícil sentir o corpo cansado e a sensação propícia para um bom sono.

Portanto, é importante que o animal possa brincar, gastar energia e se divertir, a fim de relaxar mente e corpo, e, consequentemente, descansar melhor.

Até porque, a diversão não serve apenas para gastar energia, mas também serve para que o pet tenha sensações de prazer e bem-estar que também influenciam no sono.

Veja mais: Brincando com a cama na hora que bate a insônia

12. Tentativas de fuga

Um animal que não tem a oportunidade de brincar e de se distrair pode começar a procurar saídas para poder fugir e passear por conta própria.

Não porque ele tem o discernimento de pensar “vou fugir para me vingar”, mas porque ele não tem mais nada para fazer e pode encontrar na atividade de fugir um momento de alívio e diversão.

Esse comportamento pode se tornar um problema cada vez maior, já que o pet pode colocar a vida dele em risco ao escapar de sua casa.

Imagine o cachorro andando na rua, sozinho, sem supervisão alguma? Um acidente pode acontecer.

Por isso, fique atento ao que o tédio pode causar nos cães e evite que o seu animal fique sem estímulos em casa.

13. Morder pessoas ou outros animais

O excesso de energia e agitação que a falta de estímulos pode desencadear também é capaz de fazer com que um cachorro acabe mordendo uma pessoa ou outros animais.

Nesse momento, pode acontecer algo pequeno, como apenas uma tentativa de brincar, mas também pode haver uma agressão séria, que coloca em risco a saúde dos envolvidos.

Fique atento a isso para evitar esse tipo de reflexo intenso do pet!

Veja mais: Seu cachorro morde quando recebe carinho? Veja o que pode estar de errado

o que o tédio pode causar nos cães

Cachorro triste por conta de não ter atividade para fazer. Foto: Canva.

14. Comportamento antissocial com outros cachorros é o que o tédio pode causar nos cães

O comportamento antissocial também é reflexo do que o tédio pode causar nos cães. Como o pet está com excesso de energia e faltam estímulos saudáveis e equilibrados para ele, a consequência podem ser comportamentos relutantes e até mesmo agressivos com outros animais.

Se o tédio excessivo for somado com a falta total de interação e socialização ao longo da vida do animal, a consequência pode ser ainda pior, pois o cão pode realmente ficar bem agressivo e causar sérios ferimentos em outros pets. Cuidado, ok?

15. Procurar atenção constante é o que o tédio pode causar nos cães

Se o seu amigo de quatro patas nunca tem a oportunidade de se distrair quando está sozinho na maior parte do dia, é muito comum que ele demonstre ansiedade e tente chamar a sua atenção sempre que você aparecer.

Nessas circunstâncias, o animal pode querer a sua atenção o tempo todo, mordendo para brincar, latindo, subindo em você, enfim.

Não é apenas uma questão de ter saudade do tutor, embora possa ser também. Mas, sim, é uma questão de não saber o que fazer, de não ter nada para ser feito e de se sentir extremamente entediado ao longo do dia.

Veja mais: Gato em uma casa com cachorro: Como Introduzir? Guia passo a passo

o que o tédio pode causar nos cães

Compreender os efeitos do tédio nos cães é crucial para garantir seu bem-estar e saúde mental. Foto: Canva.

16. Desenvolvimento de comportamentos negativos devido à falta de estimulação mental e física

Existem muitos outros comportamentos negativos que o tédio pode causar nos cães. Cada animal possui as suas particularidades, então é possível que você perceba comportamentos negativos diferentes no seu cão e no de outra pessoa que possa estar vivendo momentos de tédio.

Por isso, fique atento aos sinais que o pet dá. Se você perceber que o seu animal de estimação anda muito entediado e que isso tem afetado a qualidade de vida dele, considere pensar em possibilidades de enriquecer o ambiente.

Dessa maneira, é possível criar um espaço adequado para o seu pet se sentir mais entretido, gastar mais energia, ser mais feliz e combater as consequências do tédio.

Cuide do seu pequeno amigo com carinho!

Veja agora: Ideias de enriquecimento ambiental para cães