Conheça 15 curiosidades sobre as patas do cachorro, uma parte do corpo bastante importante e que pode identificar doenças através do comportamento do animal.

As patas dos cachorros escondem muitas curiosidades interessantes. Elas são responsáveis pelo principal truque canino de “dar a patinha” e entre outras coisas.

Como os cães não falam, seus comportamentos falam por si só. Nesse sentido, as patinhas também indicam algumas coisas para os tutores.

Mesmo que não se fala muito de patinhas, os tutores podem ter curiosidades sobre as patas do cachorro. Portanto, te convidamos a continuar a leitura desse post do Portal do Dog para saber mais sobre elas.

15 curiosidades sobre as patas do cachorro

Cão mostrando a pata – Foto: Freepik

Veja 15 curiosidades sobre as patas do cachorro

Entre as curiosidades sobre as patas do cachorro estão os cuidados que o tutor precisa ter com esse membro.

Assim como as nossas mãos são importantes, as patinhas dos cães desempenham o mesmo papel – e até mais do que agarrar coisas como acontece com as nossas mãos.

Como já citamos no início do post, um dos fatos curiosos é que as patas dos cães indicam problemas de saúde tanto física quanto mental.

Confira a seguir as curiosidades sobre as patas do cachorro e saiba quais são os cuidados e funções desse membro tão importante do corpo canino.

1- Patas do cachorro são antitérmicas

Uma das principais curiosidades sobre as patas do cachorro é que elas são antitérmicas, ou seja, elas protegem o cachorro tanto do frio quanto do calor.

Essa função vem das almofadinhas ou coxins da pata do cão, formadas por uma camada de gordura que protege o cachorro das intensas temperaturas.

Por isso, os cães podem andar tanto na neve quanto em dia de calor, mas sempre com cautela para não machucar as patinhas.

2- Cães suam no meio das patinhas

Por conter glândulas de suor, os cães suam no meio das patinhas. Isso acontece devido ao funcionamento natural do próprio corpo, como por exemplo, manter a temperatura corporal equilibrada.

Além do suor das patas ajudar a equilibrar a temperatura corporal, outras partes do corpo também desempenham essa função.

A boca e a língua são partes do corpo que também ajudam a equilibrar a temperatura do corpo, por isso, é comum ver o cãozinho colocando a língua para fora para respirar em dias mais quentes.

3- Cachorros também podem desenvolver chulé

Devido ao suor nas patinhas, os cachorros também podem desenvolver chulé. Assim como nos humanos, o local pode ficar mais úmido e resultar no mau cheiro de suor.

E entre os coxins (almofadinhas caninas) molhados, também existe a predisposição para o acúmulo de bactérias e fungos que causam o odor (chulé) na pata do cachorro.

Para evitar o chulé na pata do cachorro, mantenha a limpeza das patinhas em dia. Principalmente após os passeios, passe um paninho para limpar as almofadinhas do doguinho.

coxins

Várias patas – Foto: Freepik

4- Curiosidades sobre as patas do cachorro: elas queimam

Mais uma das curiosidades sobre as patas do cachorro é que as almofadinhas ou coxins queimam em contato com superfícies muito quentes.

Mesmo com uma camada grossa de gordura, os coxins do cachorro tendem a queimar quando expostos a superfícies quentes como um asfalto no meio dia durante o verão.

A dica é prevenir a queimadura na pata do cachorro evitando passear na rua durante de 10h da manhã até 16h da tarde.

Assim como nós humanos precisamos evitar colocar os pés na superfície quente, os cãezinhos também precisam evitar queimaduras, bolhas e feridas decorrentes do sol quente.

5- Cachorros andam na ponta dos dedos

Um fato bastante curioso sobre as patas do cachorro é que os cães andam na ponta dos dedos. Esse efeito é chamado de animais digitígrados.

Já os seres humanos são chamados de plantígrados, pois andamos apoiados nos calcanhares, diferente de boa parte dos mamíferos, porém semelhantes ao canguru, urso e coelho.

Diante disso, são as almofadinhas das patas que suportam o peso do cachorro, mantendo-o equilibrado e protegendo de contato com superfícies diversas.

6- Através das patas pode se identificar o estresse

Saiba que é através das patas que podemos identificar quando o cachorro está estressado, fato que corresponde ao comportamento de lambedura das patas em excesso.

A lambedura excessiva das patas é um dos sinais que indicam que o cachorro está entediado ou estressado, podendo até causar feridas na região das patas.

Desta forma, para evitar o estresse do cachorro, os exercícios físicos, brincadeiras e jogos interativos para cães podem ajudar a diminuir quando o cachorro lambe muito a pata.

7- Possui uma variedade de tipos de patas de cachorro

O sétimo fato curioso sobre as patinhas do cachorro é que elas possuem variedade de tipos, com características diferentes.

Assim como existem diferentes raças de cães, nem toda patinha de cachorro é igual a outra.

Isso acontece porque as patas foram desenvolvidas conforme o ambiente e função do cachorro. Como por exemplo, os cães Terra Nova, com patas grandes de nadador (tipo pés de pato).

Já os cães Galgos, tendem a ter uma pata mais comprida, como a do coelho, para correr e pular com mais facilidade.

15 curiosidades sobre as patas do cachorro

Cachorro dando a patinha – Foto: Freepik

8- Dê uma atenção às unhas dos cachorros

Além das patas, dê uma atenção às unhas dos cachorros, pois elas encravam com facilidade como nos humanos.

Assim sendo, para evitar o encravamento da unha do cachorro, mantenha a higienização do dog em dia, bem como o corte correto das unhas do pet.

Cuidado para não cortar a unha muito curta. Se precisar de ajuda, procure um pet shop de sua confiança para realizar o corte e limpeza.

9- Cães de raça que vivem no frio têm patas maiores

Como já falamos acima, as patas dos cães possuem variações de formatos e tamanhos. Por isso, os cães de raça que vivem no frio têm patas maiores.

Os cães de raças como São Bernardo e Terra Nova têm as patas maiores que outros cães de porte grande e gigante.

As patas dos cães dessas raças, além de grandes, são mais fofas na parte da almofadinha devido às patinhas pisarem melhor na neve e no gelo.

10- Existem cães com dedos maiores do que outros cachorros

Além das patas grandes, existem cães com dedos maiores do que outros tipos de cachorros. Esse é o caso também do cachorro Terra Nova.

O Terra Nova tem os dedos mais longos que os demais cachorros para que assim consigam nadar, já que essa é sua atividade preferida.

Em segundo lugar, entre os pés palmados de cães vem, o Labrador, que também gosta de atividades aquáticas, sendo um ótimo nadador.

11- Cachorros gostam de massagear as patinhas

Mais uma curiosidade sobre as patas dos cachorros é que eles gostam de receber massagens nas patinhas.

A massagem nas patas dos cães ajuda a acalmar o doguinho, mantendo ele relaxado e ativando a circulação sanguínea.

Aproveite para esfregar entre as almofadinhas das patas e dedos, fazendo esse momento de toques de carinho com seu pet.

cão dando a patinha

Cão mostrando a pata – Foto: Freepik

12- Cachorros também têm dedo como os humanos

Os cachorros também têm dedos como os humanos. Afinal, as estruturas onde nascem as unhas são chamadas popularmente de falanges dos dedos.

No caso dos cães, eles possuem 5 dedos nas patas dianteiras e 4 dedos nas patas traseiras.

Algumas raças têm 5 dedos nas patas traseiras. Esse 5º dedo é chamado de ergô, sendo usado para segurar objetos com mais facilidade.

Essa alteração genética na quantidade dos dedos é comum em raças de cães como Rottweiler, Yorkshire Terrier e Pastor Alemão.

Sendo assim, mesmo que os cães não articulam os dedos como nós, a função dos dedos da pata do cachorro é ajudar na locomoção, mantendo o equilíbrio e peso do corpo do animal.

13- Algumas raças de cachorro são conhecidas como pés de gato

Algumas raças de cachorro são conhecidas como pés de gato, sendo essa mais uma das curiosidades sobre as patas do cachorro.

O termo pés de gato é resultado de uma formação da pata com o terceiro osso digital mais curto, formando um pé de felino mais compacto.

Esse efeito ajuda o cachorro a ter mais velocidade e resistência para a prática de exercício físico, como é o caso de várias raças de cães. Como por exemplo, o Doberman.

14- As almofadas das patas do cachorro servem como amortecedores

Definitivamente, as almofadas das patas do cachorro servem como amortecedores. Elas protegem do frio e calor.

Desta forma, as almofadinhas da pata do cachorro são desenvolvidas para ajudar na locomoção do animal, necessitando assim de alguns cuidados diários.

15- Curiosidades sobre as patas do cachorro: Pode hidratar

A última curiosidade da nossa lista de curiosidades sobre as patas do cachorro é que a patinha do cãozinho pode ser hidratada.

Assim sendo, aposte em cremes hidratantes para almofadinha do cachorro, a fim de hidratar as patinhas ressecadas e ásperas devido ao contato com chão quente.

No entanto, mesmo que os coxins protejam a pata do cachorro, essa região tende a ficar mais áspera e seca com o tempo. Por isso, mesmo você cuidado para não passear com o cachorro em temperaturas intensas, os coxins podem desgastar.

Viu só quantas curiosidades sobre as patas do cachorro?

Aproveite e compartilhe esse post com aquele amigo que precisa saber tudo sobre como cuidar das patinhas dos pets.