Você sabe por que cachorro gosta de osso?

Uma grande porcentagem das raças de cães são de caçadores, usados para caçar outros animais junto dos seus tutores.

Hoje, os cães já não são usados para caça (exceto em alguns países), tornando-se cães de companhia, guarda e de trabalho.

Acerca da alimentação, existem muitos tipos de rações para cachorro, entre elas, aquelas para porte pequeno, médio e grande.

Mas o que a maioria dos cães mais gosta é de um ossinho. Seja de animais ou petiscos, por que cachorro gosta de osso? É sobre isso que vamos falar no decorrer deste post do Portal do Dog.

Ao final, também veja quais ossos pode dar para o cachorro e os cuidados necessários.

Continue lendo!

Por que cachorro gosta de osso

O ato de roer osso ̩ instintivo, mas precisa de cuidados e observa̵̤es do tutor para ṇo trazer riscos ao dog РFoto: Freepik

Por que cachorro gosta de osso?

Antes de falarmos sobre por que cachorro gosta de osso, vamos aos fatos. Os cães possuem ancestrais de lobos, por isso, a caça é uma das suas principais atividades por instinto.

Uma raça pode ser mais caçadora que outra, mas no fim, todos os cães gostam de caçar de alguma maneira.

Os lobos aproveitam tudo da sua presa, até mesmo os ossos. Já o doguinho pode apenas se contentar com um ossinho em meio a uma dieta de raça.

Diante desse hábito, saiba que os ossos trazem muitos benefícios para a saúde do cachorro. Porém, deve ser oferecido o osso correto.

Agora que já contamos um pouco sobre o instinto do cachorro roer ossinho, veja a seguir por que cachorro gosta de osso.

Ossos tem pedacinhos de carne

Uma das explicações do porquê cachorro gosta de osso é que os ossos têm pedacinhos de carne em sua estrutura.

Os pedaços de carne no ossinho são como uma recompensa para o cachorro, tornando o ato de roer mais prazeroso.

Vale salientar que algumas raças de cachorro podem gostar mais de roer ossos que outras, isso está relacionado ao seu instinto caçador.

Um exemplo são os cães das raças Hound e Terrier com tendência a gostar de roer ossinhos mais que outras raças de cães.

Possuem medula óssea

Outra explicação para o cachorro gostar tanto de roer osso é que ele possui medula óssea, rica em gordura nutritiva para o cachorro.

Os cães adoram o gostinho da estrutura óssea, inclusive, essa própria estrutura reúne nutrientes como fósforo e cálcio, muito benéficos para a saúde do cachorro.

Por que cachorro gosta de osso: Endorfina

O cachorro também gosta de osso porque a estrutura libera endorfina no organismo, ou seja, promove uma explosão de bem-estar no cachorro.

É através do ato de mastigar que a mágica acontece: o cérebro do cãozinho vai liberando o hormônio e deixando o cachorro mais tranquilo e feliz.

Os recursos como farejar, perseguir e correr são importantes para o desenvolvimento e bem-estar do cachorro. Por isso, aproveite os momentos de brincadeira para oferecer ossinhos para contribuir com a atividade.

Ajuda a manter os dentes limpos

Mais um benefício do cachorro roer ossinhos é que ele ajuda a manter os dentes limpos, remove a placa bacteriana e ainda massageia e limpa a gengiva.

Ao roer osso, o cachorro mastigará uma superfície áspera que age como um limpador dos dentes e tártaros.

Os cães filhotes podem querer roer mais ossos do que um cão adulto, isso porque a gengiva está mais sensível para a troca de dentes.

Veja também: Limpeza de tártaro cachorro – Como fazer e causas do problema.

osso de cachorro

Escolha ossos que sejam saudáveis e não quebrem de maneira a sufocar o cachorro – Foto: Freepik

Ossos ajudam a estimular a mente

Durante as roídas, os cães estarão estimulando também a mente. Por isso, em alguns casos de tratamento para cachorro ansioso, o ossinho faz bem o seu papel.

Os cachorros irão passar um tempo roendo o ossinho para procurar carne e até chegar na medula óssea e consumir seus nutrientes.

Além disso, o osso para cachorro roer também está relacionado a um instinto de caça, onde o predador irá definitivamente comer a presa após abater.

Que tipo de osso cachorro pode comer?

Depois de conhecer porque cachorro gosta de osso, acompanhe quais são os tipos de ossinhos para oferecer para o doguinho.

Saiba que nem todo osso é recomendado para o cachorro. Mas mesmo com os recomendados, é preciso tomar alguns cuidados.

Osso de boi

O osso de boi é uma das melhores opções de ossos naturais para o cachorro roer. Esse tipo de osso é saboroso e oferece muitos benefícios para a saúde do cãozinho.

Os ossos de boi para cachorro possuem um nível maior de cartilagem e carne, deixando o aperitivo mais gostoso para o dog comer.

Além disso, a cartilagem melhora as articulações, formação dos ossos, formação dos dentes do cachorro e ajuda a prevenir problemas nas articulações.

Ossos de porco

Outro osso indicado para o cachorro roer é o de porco, como por exemplo, de regiões como fêmur e joelho.

Esses ossos maiores ajudam a prevenir asfixia e ainda possuem um nível maior de cartilagem.

Com um osso grande de porco, o cachorro poderá se entreter por mais tempo, ajudando a equilibrar o estresse e passar o tempo em casos de cachorro com ansiedade de separação.

Ossinhos petiscos

Os ossinhos petiscos também são indicados para o cachorro roer e se divertir passando um tempo do seu dia.

Esse tipo de petisco é produzido a partir de cereais nutritivos e carne, deixando o alimento mais saboroso para o cão.

O formato também é semelhante a ossos in natura. Desta forma, dependendo do tamanho do osso e a predisposição do cão, o ato de roer poderá levar horas.

Encontre ossos de petisco para cachorro em lojas de pet shop, mercados e agropecuárias que vendem produtos para animais.

Dê preferência aos ossinhos sem corantes, feitos também com couro de boi e do tamanho ideal para a mandíbula do seu cachorro.

Dessa maneira, você irá evitar riscos de engasgo com o osso e também complicações para a saúde do cachorro devido aos corantes presentes nos alimentos caninos.

cão sonhando com osso

Ilustra̤̣o de um cachorro sonhando com o seu osso para o jantar РFoto: Freepik

Cuidados ao oferecer osso para o cachorro

Porque o cachorro gosta de osso a gente já sabe. Inclusive, quais os ossos recomendados in natura para o cachorro e os artificiais também. Mas, você sabe quais os cuidados ao oferecer osso para cachorro?

Sim, existem alguns cuidados ao deixar o cachorro roer osso. Afinal, mesmo que ele goste e tenha prazer é preciso tomar alguns cuidados.

A seguir, separamos algumas dicas de cuidados ao dar osso para o cachorro roer. Entre elas estão recomendações de segurança para a saúde do seu melhor amigo.

Supervisione enquanto o cachorro rói o osso

A primeira dica de cuidado ao oferecer osso para o cachorro é sempre supervisionar enquanto o doguinho está roendo osso.

Mesmo que você use o osso para entreter, é preciso tomar certos cuidados, principalmente se é a primeira vez do pet.

Observe como o cachorro age ao roer o ossinho, perceba se ele fica muito agitado e aproveite o momento para adestrá-lo.

Lembrando que os ossos muito pequenos são fáceis de engolir e engasgar, prejudicando a saúde do cachorro.

Uma dica é escolher um osso que caiba na mordida do cachorro sem muito esforço para evitar qualquer problema durante o entretenimento com o ossinho.

Não deixe o cãozinho muito tempo com o osso

Outro cuidado necessário é não deixar o cãozinho muito tempo com o osso, já que isso pode forçar demais a mandíbula do cão.

Os ossos muito duros não são tão indicados para os cães. Sendo assim, o ato de roer por muito tempo também não.

Além de deixar o cachorro estressado, os ossos pouco nutritivos não trazem benefícios ou recompensas para o cachorro. Saiba escolher o tipo de osso para cachorro roer.

comida de cachorro

Vários tipos de ossos para cachorro – Foto: Freepik

Não ofereça qualquer tipo de osso

Um dos cuidados mais importantes é não oferecer qualquer tipo de osso para o doguinho. Afinal, alguns tipos fazem muito mal para a saúde do pet.

Desta forma, por mais que o cão seja “caçador” e possa comer de tudo, isso não quer dizer que qualquer osso serve.

Os ossos de galinha, por exemplo, são os mais perigosos. Afinal, eles costumam ser finos e fáceis de quebrar.

Quando quebram, os ossos da galinha são facilmente engolidos pelo cachorro, podendo ocasionar feridas e perigosamente romper órgãos internos.

Do mesmo modo que os ossos de galinha, não ofereça ossinhos de churrasco, pois eles contém sódio e podem se quebrar com mais facilidade.

Assim sendo, se você optar por ossos artificiais, tome cuidado com os tipos de materiais que o osso é feito. Afinal, os de couro, por exemplo, são muito maléficos.

Inclusive, veja tamb̩m: Ossos de couro para cachorro РṢo perigosos?

Forma de oferecer osso para o cachorro

A forma de oferecer osso para cachorro também influencia na benevolência ou não do petisco. Afinal, ele é um atrativo que não substitui a ração de cachorro.

Desta forma, se você quiser dar ossos para o cachorro, prefira os ossos crus ao invés de cozidos, que são muito mais propensos a se quebrar.

Contudo, alguns veterinários aconselham dar osso cozido devido à proliferação de micro-organismos presentes na versão in natura cru do alimento.

No entanto, independentemente de ser cru ou cozido, os cães adoram ossinhos e eles trazem benefícios para a saúde do cachorro. Mas vai de cada tutor oferecer ou não o petisco.

Agora que você já sabe por que cachorro gosta de osso, converse com um veterinário de sua confiança e tire suas dúvidas de como oferecer o alimento.

Cuide do seu dog!