Nós sempre vemos na televisão, principalmente em filmes de desenho animado, cães cavando para enterrar grandes ossos, não é mesmo? Mas, quem tem um cachorro em casa já deve ter reparado que, na verdade, eles adoram esconder suas coisas, incluindo comidas e petiscos, brinquedos ou até alguma coisa dos tutores e que eles gostem muito, como uma meia.

Eles podem esconder suas coisas preferidas tanto enterrando de fato, como apenas colocando debaixo de alguma almofada ou das cobertas de uma cama, por exemplo.

(Foto: Reprodução / Cuteness)

Muitos animais, como esquilos e algumas espécies de aves, costumam enterrar alimentos durante o período mais quente para que eles tenham o que comer quando o inverno chegar. Esses bichos têm a ótima capacidade de se lembrar onde enterraram seus alimentos para recuperá-los no período mais frio, quando a comida é escassa, e não morrerem de fome.

É muito provável que o hábito dos cães de esconder suas “coisas preferidas” tenha sido herdado dos seus ancestrais, os lobos, que tinham fortes instintos de sobrevivência e também enterravam alimentos quando os encontravam e maior abundância.

(Foto: Reprodução / Your Dictionary)

Andando em bando, com sua alcateia, os lobos são capazes de abater um alce. Porém, em alguns períodos eles encontram apenas presas pequenas, como coelhos, que não fornecem nutrição suficiente e nem tanta energia para caçar. Sendo assim, quando os lobos conseguem abater animais grandes como alces, eles se alimentam e o que sobra eles podem esconder para comer novamente quando estiverem precisando de um alimento que forneça mais energia.

O comportamento de enterrar comida ou outros itens pode ter se desenvolvido a partir da necessidade dos lobos de armazenar alimentos ricos em energia para consumo posterior.

(Foto: Reprodução / Pinterest)

Como não é indicado dar ossos para os cães, você pode vê-los esconder algum petisco que ele não ganhe com tanta frequência ou algum brinquedo ou item que ele goste muito.

Portanto, se junto com os brinquedinhos seu cachorro resolveu esconder uma meia sua debaixo da almofada da caminha dele ou do seu sofá, não fique chateado, isso significa que essa meia é importante para ele e que ele tem medo perdê-la.

Fonte: Vetstreet