Se você quer passear com o cachorro com segurança, deve levar em consideração alguns pontos importantes, especialmente se for “inexperiente” no assunto.

Afinal de contas, é função do tutor manter o bem-estar e a segurança do cachorro, para que tudo corra como o planejado.

Neste texto, nós do Portal do Dog reunimos tudo o que você precisa considerar na hora de ter um passeio tranquilo com o seu amigão. Acompanhe!

caminhando

Saindo para passear com o cão – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro com segurança?

Alguns fatores podem influenciar na hora de passear com o cachorro com segurança. Veja só:

  1. Use coleira adequada;
  2. Escolha uma boa guia;
  3. Fique atento à temperatura;
  4. Não se esqueça da hidratação;
  5. Mantenha o cachorro perto de você;
  6. Fique de olho na possibilidade de encontrar outros cães;
  7. Não permita que o cachorro coma algo da rua;
  8. Não exagere no tempo;
  9. Cuide da alimentação do cachorro;
  10. Comece aos poucos;
  11. Peça ajuda de um adestrador se necessário;
  12. Evite ruas sem calçadas;
  13. Mantenha as vacinas em dia;
  14. Cuidado com as brigas excessivas.

Esses 14 pontos podem fazer toda a diferença na hora de vivenciar um momento agradável com o pet.

Vejamos, no decorrer deste conteúdo, mais detalhes sobre isso.

cães no campo

Tutoras com seus cães no parque – Foto: Freepik

1. Use coleira adequada

Será que a coleira do seu cão está apropriada para o tamanho dele? Às vezes, os tutores pecam usando uma coleira que fica muito apertada, causando sufocamento.

Além disso, adquirir produtos muito baratos pode ser um problema também, afinal de contas, é possível que ocorra algum defeito, como rasgar a coleira e fazer com que o pet saia correndo sem controle.

Portanto, avalie a integridade da coleira e também verifique se ela está bem presa, mas sem apertar o pescoço do seu amigo.

Veja também os Tipos de Coleira: Guia Completo.

2. Escolha uma boa guia

A guia do cachorro também deve ser de qualidade e ter o tamanho ideal. Você também precisa manuseá-la da forma correta, impedindo que o cachorro se distancie muito ou fique desconfortavelmente perto demais.

Se você preferir, pode adquirir uma guia com peitoral, para não ter que usar a coleira que tem em casa. Desse modo, poderá deixar o pet ainda mais confortável.

Apenas lembre-se de também verificar a integridade desse equipamento de segurança, para não ter que lidar com rasgos ou partes soltando no meio do passeio – pois isso poderia colocar a integridade do cão em risco.

Como passear com o cachorro com segurança – 3. Fique atento à temperatura

A temperatura do ambiente também deve ser considerada. Se estiver no verão, sempre verifique se as calçadas não estão muito quentes, já que isso poderia queimar as patinhas do cachorro.

Inclusive, o ideal é passear nos momentos em que o calor já diminuiu um pouco ou nem começou, como no finzinho da tarde ou bem cedo, pela manhã.

No frio, observe se não está desconfortavelmente gelado demais o clima, e opte por passeios em momentos mais agradáveis, que não prejudiquem a saúde do cachorro.

Veja também alguns animais resistentes a altas temperaturas.

Como passear com o cachorro com segurança

Caminhando com o cachorro no campo – Foto: Freepik

4. Não se esqueça da hidratação

A hidratação do cachorro também deve ser considerada, inclusive nos dias mais frios. O cão precisa de momentos para beber água durante o passeio, a fim de manter o bem-estar e a saúde.

No calor, essas pausas devem ser ainda mais recorrentes, para impedir que o cachorro passe mal no decorrer do trajeto.

O ideal é levar água de casa, e não permitir que o cão acabe consumindo líquidos que encontra em poças pela cidade, por exemplo. Afinal, essa água pode estar contaminada e transmitir uma série de enfermidades ao cachorro.

Como passear com o cachorro com segurança – 5. Mantenha o cachorro perto de você

Claro que para passear com o cachorro com segurança você não precisa manter ele “colado” em você. Mas, ainda assim, não o deixe muito longe, a ponto de ser impossível controlá-lo caso algum contratempo ocorra.

Portanto, deixe o seu pet a uma distância razoável de você, sem excessos. Assim, será mais fácil acompanhá-lo e mesmo “vigiá-lo” no decorrer do dia a dia.

6. Fique de olho na possibilidade de encontrar outros cães

Se o seu cachorro não é dos mais sociáveis, pelo menos por enquanto, cuidado com a possibilidade de encontrar outros cães na rua, especialmente cachorros que estão sem o tutor por perto.

Isso porque os outros pets podem acabar provocando o seu cachorro, ou vice-versa, causando um desconforto e brigas que podem terminar em muitos problemas de saúde para ambos os envolvidos.

Além do mais, a agressividade aflorada em problemas de sociabilidade podem ser descontadas no tutor e até mesmo nas outras pessoas que passam pelo local. Fique de olho!

7. Não permita que o cachorro coma algo da rua

Os cachorros podem ser muito curiosos em alguns momentos. Quando encontram algum alimento, podem desejar consumi-lo, independentemente da integridade da comida.

Sendo assim, para passear com o cachorro com segurança você precisa ficar de olho no que tem no chão. Caso tenha algum resto de comida largado na calçada, certifique-se de impedir que o seu cachorro experimente o alimento.

Isso porque, não se sabe a procedência do alimento, o que poderia resultar em uma contaminação, inclusive grave, em alguns momentos.

Para evitar isso, passe longe desses pontos e caso perceba que o cachorro está com fome, dê algum alimento que ele sempre consome. Ou seja, leve um lanchinho junto para evitar esse problema.

Como passear com o cachorro com segurança

Caminhando com o cachorro no parque – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro com segurança – 8. Não exagere no tempo

Nós, seres humanos, podemos ter uma disposição grande para praticar exercícios físicos. Já os cachorros, que são menores, consequentemente terão menos energia que nós, obviamente.

Por isso, não considere o tempo de passeio se baseando apenas no fato de você estar cansado ou não. Mas, sim, observe os sinais de que o cachorro possa estar cansado, como por exemplo:

  • Respiração ofegante.
  • Relutância para sair do lugar.
  • O cachorro senta ou deita com frequência.
  • O cachorro parece caminhar e se movimentar mais vagarosamente.

Além disso, certifique-se de quanto tempo é ideal para o seu cachorro passear. Um veterinário pode passar um tempo mais específico para o seu cãozinho. Afinal, dependendo do porte do cachorro, ele pode precisar de mais ou menos tempo de passeio diário.

9. Cuide da alimentação do cachorro

O cachorro também precisa estar bem alimentado para passear com segurança. Primeiro porque ele precisa de uma alimentação saudável para ter força e energia, segundo porque, com fome, o cachorro pode ficar irritado, agressivo ou mesmo começar a comer “qualquer coisa” que encontrar na rua.

Por isso, certifique-se de manter a alimentação do pet sempre em dia, de acordo com as recomendações do veterinário, mantendo uma ingestão calórica que seja eficiente e alinhada ao porte do seu amigo de quatro patas.

Como passear com o cachorro com segurança – 10. Comece aos poucos

Se você não tem o costume de passear com o seu cãozinho, comece essas aventuras aos poucos. O ideal é que você vá ajudando o pet a se adaptar à possibilidade de sair de casa e andar ao ar livre.

Comece a estimular a sociabilidade com tranquilidade, sem forçar a barra. O cachorro precisa de tempo para assimilar as suas novas ações com relação aos demais cachorros que possam estar presentes em um parque, por exemplo.

11. Peça ajuda de um adestrador se necessário

Se você tiver alguma dificuldade para passear com o cachorro com segurança, pois percebe que o pet fica agressivo ou ansioso, considere conversar com um adestrador.

Às vezes, é questão de educar o cãozinho para que ele aprenda a lidar com os novos estímulos que os passeios podem proporcionar.

Além do mais, isso poderá ajudá-lo a ficar mais seguro, evitando intrigas com outros pets que possam estar passeando também.

Como passear com o cachorro com segurança

Caminhando com o cachorro no parque – Foto: Freepik

12. Evite ruas sem calçadas

As ruas sem calçadas podem ser mais perigosas e atrapalham na hora de passear com o cachorro com segurança. Isso porque, obviamente, você e o pet podem ter que caminhar na beira da estrada, ficando muito próximos de carros e do movimento geral do trânsito.

Caso o cachorro se assuste com algo, ele poderá correr em direção aos carros que passam por ali, provocando acidentes e, até mesmo, perdendo a vida por conta disso.

Portanto, sempre avalie qual será a rua do passeio do dia. Evite locais com ruas estreitas e sem calçada, que possam deixar vocês próximos demais dos carros e até mesmo das bicicletas.

Prefira, inclusive, locais mais espaçosos e propícios para a prática de exercícios, como os parques, por exemplo.

Como passear com o cachorro com segurança – 13. Mantenha as vacinas em dia

As vacinas do seu pet precisam estar sempre em dia para passear com o cachorro com segurança. Caso contrário, o seu cãozinho pode acabar se contaminando com alguma doença grave.

Pois pare e pense: se a rua é pública e diversos pets passeiam por ali diariamente, existem chances de alguns deles terem vírus e bactérias que possam contaminar o seu cachorro.

Por isso, manter a proteção em dia, sempre respeitando os prazos estipulados pelo veterinário, é fundamental.

14. Cuidado com as brigas excessivas

Seu pet precisa se sentir seguro com você enquanto estiver passeando. Se você ficar brigando, gritando e maltratando ele, automaticamente poderá aumentar os níveis de estresse e ocasionar problemas na interação entre vocês.

Além disso, o cachorro pode ficar ou com medo ou irritado, tornando-se agressivo ou, simplesmente, “paralisando” no lugar, sem querer caminhar mais.

Por isso, tente sempre manter a tranquilidade e serenidade, conversando com o seu pet de forma segura e sem aumentar o tom de voz de forma errônea.

Inclusive, para incentivá-lo de vez em quando, vale a pena apostar no uso de petiscos, desde que sejam recomendados pelo veterinário que acompanha o seu amigo de quatro patas, claro.

Bons passeios para vocês!