As melhores dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo estão relacionadas as convivência e adestramento. Afinal, o cachorro se sente muito mais confortável quando ensinado do jeito certo e no tempo certo.

Mas para isso, você precisa considerar outros aspectos importantes. Como por exemplo, o reforço positivo (tão importante nessa jornada).

Portanto, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo. Continue lendo e aprenda como ensinar o seu doguinho filhote ou adulto.

Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

Tutora ensinando o cachorro – Foto: Freepik

Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

  • Eleja um cantinho específico.
  • Crie uma rotina adequada para o cachorro.
  • Comece a ensinar desde cedo (filhote).
  • Use reforço positivo com frequência.
  • Tente observar quando o dog vai fazer xixi/cocô.
  • Tenha paciência com seu dog.
  • Prefira usar tapetes higiênicos do que jornal.
  • Elimine o cheiro ruim (deixe o ambiente confortável).

Com essas dicas, certamente você conseguirá ter um bom desenvolvimento dos ensinamentos ao seu dog. Afinal de contas, ele vai conseguir aprender onde é o lugar certo do cocô e xixi sem criar estresse e ansiedade.

Inclusive, é muito importante que você considere essas condições. Caso contrário, o seu dog não vai se acostumar e não vai se adaptar ao banheiro dele. Estressar o dog, brigar com ele e usar qualquer tipo de violência não vai ajudar em nada.

Alguns tutores, por exemplo, acreditam que esfregar o focinho do cachorro no xixi fora do lugar vai ensiná-lo que ele não pode fazer isso. Mas não vai ensinar. Só vai estressar o cachorro e mais nada.

Cães não aprendem dessa forma. Eles aprendem por reforço positivo e repetição. Quanto mais você conseguir oferecer reforço positivo e repetição, melhor.

Por isso, para entender mais sobre as dicas da lista acima, continue lendo e veja como aplicá-las na prática.

Eleja um cantinho específico

Antes de mais nada, é preciso começar pelo básico. Isto é, uma das melhores dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo é criar esse lugar e mostrá-lo ao seu dog com frequência.

Se você quer delimitar um espaço físico na sua casa, o cachorro precisa conhecer esse espaço e você deve estimular o cachorro a usá-lo como banheiro. Não é fácil e nem rápido, mas funciona com reforço positivo.

Para escolher o melhor lugar para ser o banheiro do cachorro, você precisa considerar outros aspectos. Como por exemplo, um lugar bem longe da cama e comida do dog.

Isto é, os dogs não gostam de cheiro ruim perto do ambiente de descanso e alimentação. Por isso, preferencialmente coloque o banheiro do outro lado da casa ou em um cômodo mais reservado e que não deixe cheiro ruim, ok?

Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

Tutor ensinando o cachorro – Foto: Freepik

Crie uma rotina adequada para o cachorro

Os cachorros gostam e precisam de rotina. Sem rotina, é muito difícil construir qualquer tipo de associação ou adestramento. A rotina serve para deixar o cão seguro e menos ansioso em qualquer ambiente.

Por isso, a nossa primeira recomendação depois de eleger um cantinho para o xixi e cocô do cachorro é investir um uma rotina saudável.

Entenda rotina como demarcação de horários e cronologia. E não como uma agenda cheia de coisas para fazer com o cão, ok?

Por exemplo, é importante que o cachorro tenha horário para dormir, comer, sair para passear, brincar, descansar e outras atividades. Isso vai ajudar a criar uma rotina intestinal para ele.

Logo, você terá uma ideia melhor sobre os horários e rotina de banheiro do cachorro.

Ao saber isso baseado em uma rotina, fica muito mais fácil de ensinar o seu cachorro a usar o banheiro no lugar certo.

Rotina é uma das melhores dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo.

Inclusive, temos um artigo sobre o assunto. Veja: Como criar uma boa rotina para o cachorro e qual a importância dela.

Comece a ensinar desde cedo (filhote)

Uma das coisas mais importantes na rotina de um cachorro é ensiná-lo desde muito cedo. Isto é, quando ele ainda é filhote. Assim sendo, tudo que você ensinar ao dog nessa idade, ele vai condicionar mais rapidamente.

Obviamente que o uso correto do banheiro é também uma dessas possibilidades. Afinal, você pode ensinar o seu cachorro desde muito cedo a usar o banheiro no lugar certo e ele vai ficar condicionado.

Assim sendo, comece a ensinar o seu cão desde a fase filhote. Essa é a melhor condição que você terá para que ele seja, de fato, um cão adestrado e que entende onde é o lugar certo para xixi e cocô.

Um cão adulto ou idoso também pode ser ensinado. No entanto, ele vai ter um pouco mais de resistência para algumas condições. Afinal, ele já vai ter manias e isso pode deixá-lo menos interessado em aprender.

Quanto mais cedo você começar a ensinar o seu filhote a qualquer coisa, melhor. Principalmente rotinas que ele vai levar para o resto da vida – como as idas ao banheiro.

tutora e dog

Tutora recompensando o cachorro – Foto: Freepik

Use reforço positivo com frequência

Para condicionar o seu melhor amigo a qualquer coisa, o reforço positivo sempre deve entrar em cena. Afinal, o reforço positivo é o melhor que você pode fazer para ensiná-lo qualquer coisa.

O reforço positivo é como se fosse um estímulo extra que o dog tem para reproduzir algum comando. Isto é, uma motivação para fazer ou deixar de fazer algo. Os cães funcionam desse maneira e você precisa adicionar isso na rotina.

Para usar o reforço positivo e ensinar o seu dog, você precisa oferecer a ele coisas que ele gosta. Carinho, biscoitos ou outro “prêmio” pode ser oferecido todas as vezes que ele for ao banheiro corretamente.

Com o tempo, ele vai entender que, ao fazer as necessidades naquele lugar, ele vai receber um prêmio. Esse é o condicionamento por reforço positivo, que funciona muito bem em vários casos.

Tente observar quando o dog vai fazer xixi/cocô

Você sabia que dá pra “perceber” quando o cachorro quer ir ao banheiro? Sim, você consegue ter essa percepção quando se acostuma aos movimentos e comportamentos do dog. Basta observá-lo atentamente.

Assim sendo, ao entender quando o cão quer ir ao banheiro, você pode levá-lo até o tapete higiênico ou lugar que você quer transformar em banheiro. E quando ele fizer as necessidades, dê um prêmio ao dog (reforço positivo).

Com o tempo, o cão vai entender o que você quer que ele faça. E todas as vezes que ele sentir essa vontade natural de ir ao banheiro, vai condicionar ao prêmio e vai no lugar certo.

Essa é uma das dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo que você mais precisa considerar. Observação não é tudo. Mas é muito importante e ajuda muito!

tutora e dog

Tutora recompensando o cachorro – Foto: Freepik

Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo: Tenha paciência com seu dog

Todos os dogs têm a capacidade de aprender comandos básicos, truques e outros adestramentos. Incluíndo o ensinamento sobre o lugar certo do banheiro. Por isso, é muito importante que você tenha paciência com ele.

Isto é, você precisa entender que o dog não vai aprender do dia pra noite e muito menos na primeira vez que você estimulá-lo. Isso leva tempo. O cão demora para aprender a fazer as necessidades no lugar certo e você deve premiá-lo todas as vezes que ele acertar.

É só dessa forma que você conseguirá desenvolver um relacionamento saudável e adequado.

Paciência é fundamental e talvez uma das dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo mais importantes de todas.

Prefira usar tapetes higiênicos do que jornal

Alguns tutores gostam de forrar a casa com jornal ou outro tipo de material para o dog fazer as necessidades. Só que isso, muitas vezes, faz da casa inteira o banheiro do cachorro. E ele acaba fazendo xixi e cocô onde bem entende – pois sabe que tem que usar o jornal.

Portanto, é interessante começar “certo” desde já.

Colocar tapetes higiênicos é uma maneira de acostumar o dog e deixar o ambiente sempre confortável e limpo. Isso ajuda na hora de ensinar e também de limpar.

Mas se você não quiser investir logo de início em tapetes higiênicos, não precisa. Basta forrar o banheiro com jornal.

Mas eleja apenas um lugar para isso – e não a casa inteira. Caso contrário, vai ser mais difícil reeducar o cão depois.

tutor e cachorro

Adestrando o cachorro – Foto: Freepik

Elimine o cheiro ruim (deixe o ambiente confortável)

Os cães não gostam de mau cheiro e nem de falta de higiene. Ao contrário do que muita gente pensa, os dogs são altamente limpinhos e precisam de um ambiente limpo e confortável para fazer as necessidades.

Por isso, eliminar o cheiro ruim do banheiro e deixar o ambiente mais confortável é fundamental.

Nunca deixe acumular xixi e cocô no jornal ou no tapete higiênico. Afinal, isso vai desestimular o seu dog a usar esses ambientes como banheiro. Ele precisa se sentir confortável e o espaço deve ser convidativo, ok?

Como ensinar o cachorro a fazer xixi/cocô fora de casa

Se o banheiro do seu dog não vai ser dentro de casa, não tem problema. Afinal, ele pode facilmente se acostumar a usar o banheiro fora de casa. Muitos tutores, inclusive, preferem esse tipo de costume logo cedo.

Afinal, fazer xixi e cocô fora de casa é uma maneira mais rápida de limpar, não acumular cheiro dentro de casa e o dog ainda ganha um passeio durante o dia.

Portanto, para acostumar o cachorro a fazer xixi e cocô fora de casa, veja essas dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo:

  • Crie uma rotina adequada.
  • Reforço positivo é sempre importante.
  • Nunca brigue com seu cachorro.
Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

Reforço positivo – Foto: Freepik

Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo: Crie uma rotina adequada

Rotina não é tudo – mas é quase tudo na vida de um cachorro que está aprendendo comandos, truques ou qualquer coisa por reforço positivo. Afinal, a rotina ajuda o cão a entender onde ele está e o que vai acontecer “depois”.

Isto é, o cachorro não gosta de imprevistos e muito menos de situações fora do controle. Ele gosta de se sentir seguro, confortável e precisa saber o que vem em seguida no seu dia.

A rotina ajuda o cão, inclusive, a criar uma rotina de banheiro – pois o seu organismo fica condicionado a receber alimento e atividade física em determinadas horas do dia.

Reforço positivo é sempre importante

Se você acompanha o Portal do Dog a mais tempo ou mesmo se você já aprendeu sobre reforço positivo antes, sabe que essa é uma das melhores maneiras para ensinar um cachorro.

Afinal, o reforço positivo consegue reforçar positivamente qualquer tipo de ação e atitude do cachorro. Ele se condiciona facilmente a uma rotina ou comando e você deve explorar isso ao longo de toda a vida do dog.

Isto é, quando ele aprender, você não pode parar de fazer reforço positivo. Afinal, no meio do caminho o cão pode se condicionar de outra maneira e perder o condicionamento inicial.

Continuar reforçando positivamente as idas ao banheiro no lugar certo, portanto, é importante!

Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo: Nunca brigue com seu cachorro

E por fim, nunca esqueça que brigar com o seu cachorro não leva a nada. Isto é, o cachorro não entende o que está acontecendo e vocês ficam cada vez mais distantes uns dos outros.

Brigar com o cachorro quando ele fez algo errado não é saudável.

Cuide do seu dog!