Uma senhora que sofre de demência desapareceu pelo condado de Citrus, na Flórida, Estados Unidos, e foi encontrada por um cão farejador da polícia graças a uma ideia que teve há alguns anos.

Parecendo prever o que poderia acontecer por conta de sua demência, em 2015 a mulher, uma idosa, resolveu engarrafar o seu cheiro.

Mulher engarrafou o seu cheiro em 2015. (Foto: Reprodução / BBC / Citrus County Sheriff’s Office)

De acordo com o escritório do xerife do distrito de Citrus, para engarrafar o seu cheiro, a senhora utilizou um kit profissional de preservação de cheiros que pode guardar e manter o perfume de uma pessoa por até sete anos.

O frasco que continha o cheiro da mulher foi encontrado pela polícia e continha uma etiqueta datada que mostrava que ela tinha feito o procedimento em 2015.

Segundo informações, a técnica de preservação de aromas envolve esfregar uma almofada na axila de uma pessoa e, em seguida, selá-la no interior de um frasco esterilizado. Desse modo os cães policiais têm um odor confiável para cheirar antes de procurar uma pessoa desaparecida.

Após realizar o trabalho com sucesso, cachorro ganhou de presente um sorvete especial. (Foto: Reprodução / BBC / Citrus County Sheriff’s Office)

Essa forma de armazenamento de aroma guarda um cheiro mais fiel da pessoa, pois vestimentas, seja qual peça for, apesar de guardarem o cheiro do dono, podem conter também o cheiro de outras pessoas, de produtos e do meio ambiente, o que pode atrasar nas buscas de um desaparecido.

No caso desta senhora, o seu cheiro estava muito bem armazenado e facilitou bastante nas buscas, fazendo com que o cão farejador da polícia chamado Ally a encontrasse em cerca de duas horas.

Fonte: BBC