Será que um cachorro triste pode ser verme? Essa é uma questão bastante importante a ser observada, uma vez que vermes caninos podem, sim, mudar o comportamento do seu melhor amigo.

Os vermes caninos têm o poder de mudar abruptamente não só o jeito do cachorro. Mas também, a sua fisionomia. Ele pode emagrecer e poder ter problemas sérios de saúde.

Neste artigo, portanto, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Entenda se cachorro triste pode ser verme, quais são os principais sinais desse problema e outras questões.

Continue lendo.

Cachorro triste pode ser verme?

Cachorro triste pode ser verme

Cachorro deitado dormindo – Foto: Freepik

Sim, cachorro triste pode ser verme.

Afinal de contas, os vermes têm a capacidade de debilitar o seu cachorro de uma maneira que, para nós, parece que estão tristes.

E na verdade, estão mesmo. Afinal, estão com dor, desconfortáveis e com uma sensação estranha pela falta de fome e outras coisas. Os vermes caninos trazem, com eles, muitos problemas para os dogs.

Assim sendo, é muito importante que você cuide bem do seu cachorro para que ele não pegue vermes. Os vermífugos, as vacinas e também a higiene do ambiente são fundamentais para garantir a saúde do dog.

Inclusive, temos um artigo sobre isso. Veja: Qual o melhor vermífugo para cães?

Outros sintomas que podem indicar vermes no cachorro

Além da aparência de triste, o cachorro fica realmente triste quando está com vermes. Ou seja, é uma condição séria que pode evoluir para outros problemas, como o sedentarismo.

Por isso, é fundamental observar todos os sintomas de que o seu cachorro está com vermes. Esse problema geralmente começa aos poucos, mas evolui muito rápido para situações que deixam o dog realmente mal.

Veja alguns sintomas que podem indicar vermes no cachorro:

  • Falta de apetite.
  • Abatimento geral.
  • Fraqueza e desequilíbrio.
  • Esfregar o bumbum no chão.
  • Vômitos frequentes.
  • Perda de peso visível.
  • Alteração nas fezes do cachorro.

A seguir, entenda mais sobre cada um desses itens da lista.

Falta de apetite

A falta de apetite é um dos sinais mais claros de que o seu cão não está bem. Afinal, os cachorros adoram comer e quando ouvem o barulho do pacote de ração, geralmente vem correndo pois sabem o que isso significa.

Além da ração, os cães também são faceiros para ganhar um petisco em momentos de lazer ou após o exercício de reforço positivo. Eles nunca vão abrir mão da felicidade de serem alimentados.

Porém, quando algo não vai bem, essa felicidade toda desaparece. Ou seja, é muito fácil para que o tutor perceba que algo está errado com o dog a partir do momento que ele não reage muito bem quando vai comer.

Um dos motivos da falta de ânimo para comer, é justamente a presença de vermes no organismo do dog. Faça esse teste e veja como o seu dog reage a ração.

Cachorro triste pode ser verme

Cachorro na cama – Foto: Freepik

Abatimento geral

O abatimento geral é um sintoma comum e grave.

Afinal, os cães não são “feitos” para ficarem abatidos. Não é da natureza deles ficarem abatidos de maneira desproporcional a sua felicidade.

Por isso, se você notar o seu melhor amigo deitado por muito tempo, sem vontade de ir pegar a bolinha ou de fazer as coisas que antes ele adorava fazer, desconfie.

Isso pode ser um sinal de que ele não está bem.

Os vermes caninos, nesse caso, podem estar fazendo a “festa” dentro do organismo do cachorro. Leve o seu cachorro o quanto antes ao veterinário para que ele avalie e descubra o que pode ser.

Fraqueza e desequilíbrio

Outro fator importante que pode indicar que o seu cachorro está com vermes, é a fraqueza e o desequilíbrio. Nesse caso, os tutores geralmente ficarão muito assustados.

Afinal, não é para menos. Um cachorro que, do nada, começa a cambalear pela casa, é sinal de que algo está muito errado, não é mesmo? Por isso, leve o dog rapidamente ao veterinário.

O cachorro pode sentir fraqueza e desequilíbrio principalmente porque os vermes o impedem de comer direito. Ou seja, faltam nutrientes e, assim, o dog acaba ficando fraco.

Esfregar o bumbum no chão

Outro sintoma de um cachorro com vermes é quando ele começa a esfregar o bumbum no chão. Ou seja, quando ele começa a arrastar o bumbum em situações aleatórias dentro de casa.

Os cães fazem isso porque eles sentem muita coceira e desconforto. Apesar de parecer engraçado quando eles arrastam o bumbum no chão, é um sinal que pode indicar que estão com vermes.

Por isso, se você notar o seu dog fazendo isso com frequência, leve-o ao veterinário. Pode ser que ele esteja com um desconforto muito grande por conta dos vermes.

Vômitos frequentes

Fatores físicos também estão presentes dentre os sintomas de um cachorro com vermes. Entre esses sintomas, claro, estão os vômitos frequentes.

Um cachorro vomitando nunca é algo “normal”. Pode ser algo não grave. Mas normal, não é. Afinal, vômitos indicam que o organismo está tentando expulsar algo do corpo.

Os vermes em cachorros trazem muitos sintomas da sua presença no organismo. Entre os sintomas, claro, estão os vômitos frequentes. Se você perceber que o seu cachorro começou a vomitar muito, leve-o ao veterinário.

cão olhando pra câmera

Cachorro olhando para a câmera – Foto: Freepik

Perda de peso visível

Um cachorro triste pode ser verme.

No entanto, outros fatores também indicam a presença de vermes no organismo do dog. Como por exemplo, a perda de peso visível.

Assim sendo, quando você nota o seu cachorro com um aspecto físico muito diferente do que ele tinha há dias atrás, pode ser que ele não está comendo direito.

A magreza visível é preocupante.

A perda de peso em excesso pode deixar o cachorro extremamente debilitado do ponto de vista nutricional. Um acompanhamento veterinário é necessário para eliminar os vermes e também repor os nutrientes de maneira adequada.

Alteração nas fezes do cachorro

E ainda, outro sinal claro de que o seu cachorro está com vermes, é quando os vermes estão aparecendo nas fezes. Nesse caso, a alteração das fezes indica que o problema já está avançado e pode ser grave.

Assim sendo, quando há presença de vermes nas fezes do seu cachorro, isso indica que há uma infestação grande no organismo. Você precisa levar o cãozinho ao veterinário o quanto antes.

Quando você levar o dog ao veterinário, indique que você viu vermes nas fezes. Afinal, o tratamento pode mudar a partir dessa informação. Assim sendo, nunca esconda ou esqueça de dizer tudo para o veterinário, ok?

Cachorro triste pode estar com outros problemas

Um cachorro triste pode ser verme. Mas também, pode ser uma série de outros problemas relacionados ao dia a dia e rotina do animal.

Como por exemplo:

  • Depressão canina.
  • Dores abdominais.
  • Gripe ou resfriado canino.
  • Ansiedade por separação.
  • Rotina quebrada/aleatória.

A seguir, entenda um pouco mais sobre essas condições que também podem deixar o dog triste – sem ser vermes.

cãozinho idoso

Cachorro triste – Foto: Freepik

Cachorro triste pode ser verme – Depressão canina

A depressão canina existe, é real e pode estar presente na rotina do seu dog. Afinal de contas, a depressão canina é um dos fatores mais complexos do ponto de vista emocional.

Assim sendo, o dog pode evoluir para um quadro de depressão canina depois que passa por alguma situação de extremo descontrole, ansiedade ou outros problemas.

Inclusive, temos um artigo sobre o tema aqui no site: Depressão canina realmente existe? Quais são os sinais?

Dores abdominais

As dores abdominais são muito ruins para os dogs. Afinal, as dores abdominais podem indicar uma série de problemas que o tutor ainda não sabe e que precisa de análise clínica.

Pode ser uma simples dor de barriga, como pode ser algum envenenamento leve ou até mesmo algum problema digestivo. O fato é que, quando o dog sentir dor, ele poderá ter sinais de abatimento e tristeza.

Leve o seu cachorro ao veterinário quando notar esse tipo de condição, ok?

Cachorro triste pode ser verme – Gripe ou resfriado canino

Gripes e resfriados também estão por toda a parte e podem, de alguma forma, acometer o seu cachorro. Assim sendo, como resultado de um desconforto e dor, o cachorro pode ficar triste.

Esse abatimento pode facilmente deixar o cão deitado em um canto e sem ânimo para comer ou brincar. Ou se tiver ânimo, ele poderá ter um ânimo reduzido e a passos lentos.

Ansiedade por separação

A ansiedade por separação também deixa o cachorro extremamente triste. Nos primeiros dias, ele vai ficar ansioso e agitado. Mas com o passar do tempo, vai ficar triste.

Esse tipo de condição acontece por deixar o dog sozinho em casa “do nada”, quando ele não é acostumado a isso. Ele pode imaginar que o tutor o abandonou e, assim, pode ficar triste.

Cachorro triste pode ser verme – Rotina quebrada/aleatória

A rotina quebrada e aleatória, por fim, também pode provocar tristeza no seu cachorro. Assim sendo, os cães precisam de uma rotina adequada e seguida a risca. Eles não gostam de viver na aleatoriedade.

Por isso, lembre-se que para criar um cãozinho de maneira sensata, saudável e adequada, você precisa oferecer uma rotina adequada. Cuide bem do seu melhor amigo!