Se você está buscando entender mais sobre as necessidades básicas de cães, está no lugar certo. Iremos listar para você entender as melhores práticas que você pode adotar para manter seu cão saudável e com qualidade de vida por muito tempo. Desta forma, acompanhe o texto para tirar suas dúvidas.

Necessidades básicas de cães – Quais são?

Quando falamos da saúde e bem estar do nosso cão, precisamos entender que ele possui algumas necessidades básicas que precisam ser supridas. Desta forma, tudo precisa estar devidamente preparado e pensado, antes mesmo do cachorro chegar na sua casa.

Muita gente acaba equivocando-se neste sentido, pois imagina que para ter um cachorro, basta adotá-lo, comprar ração e deixá-lo viver. No entanto, não é bem assim. Assim sendo, as necessidades básicas de cães vão muito além de ter um dono que dê ração. Acompanhe para entender melhor.

O que pensar quando adotar um cão?

Necessidades Básicas de Cães

A primeira coisa que você precisa pensar quando adotar um cão, é que ele precisará de determinadas coisas para sentir-se bem. E isto envolve desde carinho, até comidas específicas para o fortalecimento e manutenção da saúde do bicho. Desta forma, é importante você entender que as necessidades básicas de cães são parte fundamental para eles viverem mais e, especialmente com saúde.

Assim sendo, não adianta você simplesmente querer ter um cachorro pois dará a ele um lar e um carinho de vez em quando. Isto não é suficiente. Muito pelo contrário, você terá que sair da sua própria zona de conforto para entregar ao cão qualidade de vida. Por isso, adotar um cão pode parecer simples, mas o dia a dia precisa ser levado a sério.

Um cão que não tiver suas necessidades básicas atendidas da forma correta, pode ser um cão infeliz e desenvolver diversos problemas de relacionamento e comportamento. Algumas das premissas básicas quando for adotar um cão, são:

  • Manter o bicho higienizado;
  • Praticar atividades físicas com ele;
  • Estimular a atividade mental dele;
  • Estimular comportamentos sociais;
  • Adestramento é fundamental;
  • Evitar situações de estresse opressão;
  • Manter uma alimentação saudável;

Para entender um pouco mais, vamos explanar um pouco sobre cada critério que você precisa adotar para ter um cão saudável e de comportamento adequado, mas sem prejuízos para saúde ele. Acompanhe.

Higienização é importante

Uma das coisas mais básicas para manter um cão saudável, é a higienização dele. Sem isso, o cachorro pode muito facilmente passar a ter problemas de bicheiras ou moscas. Infelizmente, os cães precisam destes cuidados mais específicos, pois não possuem capacidade de se manter limpos como os gatos, por exemplo. Faz parte do instinto.

No entanto, isto pode ser facilmente controlado e equilibrado com pensamento de longo prazo e organização. Por exemplo, se você deixar acumular a sujeira do cachorro, insetos podem ser atraídos, proliferando bactérias. Além do cheiro, que poderá ficar desagradável e causar desconforto ao longo do dia.

Estas são realidades que precisam ser aceitas e controladas para que isto não se torne um problema. Assim sendo, quando a higienização é feita da forma correta e com frequência, além de você sentir-se melhor, seu cão agradecerá pelo espaço limpo.

Além da higienização do banheiro do seu cão, você também precisa higienizar o bicho. Isto pode ser feito de diversas formas e, a mais comum, é levá-lo ao petshop para um banho e demais procedimentos. Como falamos, cachorros precisam destes cuidados. Por exemplo, se ele for peludo, aparar os pêlos dele é fundamental. Mas cuidado, não confunda a tosa higiênica com tosa estética. Os cachorros precisam dos pelos e nem sempre tosar apenas pela estética é bom para ele.

Já a tosa higiênica sim é importante. Ela é fundamental para manter as regiões íntimas do cão devidamente limpas. Pois com o tempo, as necessidades podem ficar grudadas e isto acarretará em problemas de saúde futuros. Além da tosa higiênica, aparar as unhas e demais procedimentos no petshop garantirão um bem estar maior ao bicho.

Necessidades Básicas de Cães

Pratique atividades físicas regulares com o cão

Uma das principais necessidades básicas de cães, está diretamente relacionado com a prática de atividades físicas. Assim como em humanos, a prática de exercícios para promover e garantir mais saúde corpórea dos cães é fundamental.

Como falamos, ter um cão irá tirá-lo da sua zona de conforto. E isto é muito comum, visto que eles demandam tempo e recursos para que fiquem bem. Se você não tem o hábito da prática de exercícios, saiba que precisará adotar. Isto será ótimo para você e para o cão, visto que ele precisará se exercitar para não ficar obeso.

Hoje em dia, muita gente acha que manter um cão obeso é bom para o cachorro. No entanto, não é. É apenas bom para o nosso ego, que acha o cachorro fofinho por ser gordinho. Assim sendo, saiba que um cão obeso terá pré-disposição para uma série de doenças sérias, como diabetes. Por isso, a prática de exercícios, aliado com uma alimentação saudável será fundamental.

Recomendamos que você saia para passear com o seu cão pelo menos uma vez por dia. Principalmente se ele morar em apartamento, onde não tem muito espaço para brincar e correr. Estes passeios gastarão a energia dele e farão com que a vida dele seja muito mais leve.

Estimule a atividade mental do cachorro

Outro fator muito importante para a saúde do cachorro, é estimular a saúde mental dele. Este fator será fundamental para obter um cachorro com saúde e mais longevidade.

Uma das necessidades básicas de cães, é manter-se ativo com alguma coisa. Eles precisam gastar a energia física e estimular a mente para fazer isso pode ajudar. Estes estímulos podem ser a partir de brincadeiras durante as atividades físicas ou até mesmo em casa.

Por exemplo, esconder uma bolinha para o cachorro achar pode ser uma ótima alternativa para estímulo de atividade mental. Outra alternativa, é brincar de esconde-esconde ou outras atividades que façam o cão pensar. Ao final, sempre recompense o animal com um biscoito canino para ele entender que fazer isso é benéfico para ele.

Necessidades Básicas de Cães

Estimule comportamentos sociais

Estimular os comportamentos sociais do cachorro será fundamental para ter um cachorro equilibrado. Muita gente imagina que quanto mais deixar o cão preso, mais ele se adequará ao ambiente. O que na verdade não é bem assim.

Um cachorro precisa sim socializar e fazer amizades caninas. E estas amizades podem ser encontradas em parques ou locais abertos durante as atividades físicas. No entanto, é importante entender que não é somente chegar com o cachorro e deixá-lo fazer o que quiser. Lembre-se que cada raça é específica e cada cão pode reagir de uma maneira diferente com a presença de outros cães.

O ideal, é você treinar e adestrar seu cão desde filhote, para que ele entenda que conviver em sociedade é importante e requer algumas regras. Assim sendo, faça as medições de comportamento necessárias para entender se o seu cão será ou não receptivo a amigos caninos.

Solte-o aos poucos, preste muita atenção nas reações dele a dos amigos e você conseguirá sentir se é o momento ou não de deixar as aproximações acontecer. Como falamos, um cão precisa destes estímulos sociais, pois desta forma, ele entenderá que não está sozinho no mundo e isto fará bem, inclusive, para a saúde mental dele. Ter amigos é importante!

Adestramento é fundamental

Todos estes fatores acima são de fundamental importância para o cachorro. E você terá ainda mais êxito no bem estar do cão, quando ele for devidamente adestrado. Um cão adestrado é muito mais educado e respeitoso, além de ser muito mais equilibrado fisicamente e emocionalmente, o que é fundamental.

Por isso, você conseguirá atingir ainda melhor as necessidades básicas do cão, quando ele for devidamente adestrado desde filhote. Assim, ele aprenderá procedimentos que beneficiarão o futuro dele.

Necessidades Básicas de Cães

Evite situações de estresse

Assim como em um ser humano, situações de estresse podem ser altamente prejudiciais para o cão. O cão poderá ficar ansioso, angustiado e acabar desenvolvendo uma série de problemas relacionados a isso. Por isso, seguindo os passos descritos acima, já será de grande valia para não deixar o cão estressado.

Um fator muito comum que deixa um cão estressado, por exemplo, é o acúmulo de energia. Este fato deixa o cachorro altamente dependente situações que ele não necessariamente precisa, como ficar comendo o dia inteiro, chorar quando você não estiver em casa ou quando não tiver tempo para ele, etc.

Evitando situações de estresse, com certeza a vida do cão será muito mais equilibrada e saudável no longo prazo.

Mantenha uma alimentação saudável

E agora por último, porém não menos importante, mantenha uma alimentação saudável na vida do cachorro. Procure sempre rações especializadas em determinadas idades e raças, buscando sempre por produtos super premiums. Estas rações garantirão os nutrientes, vitaminas e minerais que a dieta canina precisa. Além de não conter produtos tóxicos para o cachorro.

Além da alimentação balanceada através de ração, você também poderá adotar uma dieta caseira. Ou seja, cozinhar para o seu cachorro. Isto é de grande utilidade, quando feito com acompanhamento profissional e competente. Pois de nada adianta cozinhar para o cachorro alimentos que fazem mal a ele, não é mesmo?

Busque sempre ajudar profissional e tenha certeza de que tudo sairá conforme o planejado.

As necessidades básicas de cães – Tudo que você precisa saber

Agora que você já entendeu um pouco das necessidades básicas de cães, está na hora de colocar em prática. Aproveite as nossas dicas e comece hoje mesmo a planejar a chegada do novo integrante pet da família. Ou, se ele já chegou, considere estas situações para que ele tenha uma vida plena, de bem estar e felicidade. Boa sorte na jornada!