Em 1901, o Sr. Burton de Thorneywood Kennels desafiou um grupo de espectadores em uma exposição de cães para tentar escapar de um cão amordaçado ele tinha trazido com ele, o prêmio seria de £ 1(um pound) – uma grande soma de dinheiro na época.
O voluntário era um homem experiente com cães, mas ele deve ter se arrependido de ter aceito o desafio. Apesar de ter tido uma certa vantagem de partida, ele foi perseguido, preso, e derrubado pelo cão três vezes. Qualquer um que conhecesse o cão não teria fica surpreso, se tratava de um Bulmastife. Desenvolvido por pessoas experientes com caça em grandes propriedades da Inglaterra, os cães serviram como guardiães das terras e foram criados para serem corajosos, confiantes, fortes e rápidos.
Grande e de estrutura muito forte, o Bullmastiff tem uma aparência formidável, o que se torna uma maravilhosa frustração para pretensos agressores ou invasores. Ele é um protetor determinado quando necessário e um companheiro amoroso da família o resto do tempo.
Quando ele é bem treinado e bem socializado, o Bullmastiff tem crédito de confiança. Em certo sentido, ele é uma raça limpa, com um pelo curto que é fácil de manter e não cai excessivamente. Por outro lado, ele é um babão literalmente. Com esta raça é aconselhável manter uma toalha de mão com você o tempo todo.