O que fazer se uma cadela no cio não parar de chorar é uma dúvida frequente dos tutores, uma vez que esse é um período de grande sensibilidade dos animais. 

O comportamento das fêmeas durante o cio pode variar bastante, entre agressividade e carência, fazendo com que tanto o próprio animal quanto o tutor se sintam desconfortáveis. 

Esse período que exige mais atenção tem uma duração média de 2 a 4 semanas e, nesses dias a fêmea pode apresentar alterações físicas, comportamentais e hormonais. 

Essa é a fase em que as fêmeas têm a chance de ficarem prenhas, mas é também um período que exige a máxima atenção do tutor. 

poodle

Poodle – Foto: Freepik

Sendo assim, acompanhe esse texto para saber mais sobre o que fazer se uma cadela no cio não parar de chorar e outras dúvidas. 

O que fazer quando uma cadela no cio não parar de chorar? 

Basicamente, o que se chama de cio é o período em que a fêmea está apta a receber o macho para a cópula e pode então ser fecundada para ter filhotes. 

Por isso, essa é uma fase de preparo para a prenhez, o que gera uma série de mudanças hormonais importantes. 

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. 

Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. 

dachshund

Dachshund – Foto: Freepik

Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto. E por mais que isso pareça incomodo par quem vê o animal nessa situação, isso é absolutamente natural. 

No entanto, é sempre bom saber o que fazer se uma cadela no cio não parar de chorar para não a deixar desamparada. 

Antes de mais nada, observe a temperatura do ambiente e procure agir de modo a oferecer um certo conforto térmico para ela. 

Principalmente se estiver frio, crie um cantinho bem confortável, macio e quentinho onde ela possa repousar e se recuperar durante esse período. 

Mantenha o animal próximo a você, mas lembre-se de não o perturbar. Ofereça bastante carinho, mas sem ultrapassar os limites e nem ficar apertando o cão para não agravar os incômodos. 

Se o seu animalzinho gostar de brincar, coloque alguns objetos de que ele goste. Se o cão não tiver o hábito de estragar, coloque pelúcias que também vão ajudar a deixar o espaço mais aconchegante. 

Procure brincar com a cadela, sempre lembrando de respeitar os seus limites. Além disso, pode ser que ela prefira ficar mais quietinha. 

cachorro estrábico

Cão de lacinho – Foto: Freepik

De qualquer maneira, se ela não parar de chorar, procure ficar próximo e oferecer carinho e atenção. 

Pode ser que ela só esteja carente e precise de um pouco de afago. Mas se perceber que algo está realmente errado, é melhor consultar um médico veterinário que te aconselhe sobre o que fazer com o animal nesse caso. 

Por fim, vale a pena dizer que por mais que seja incomodo ter o animal espalhando sangue pela casa, você jamais deve ser agressivo e repreender o bichinho por isso. 

Se a cadelinha fica dentro de casa ou apartamento, existem produtos específicos para minimizar esse problema e, você pode acostumar o seu animalzinho a adotar essas opções. 

Cadela no cio não parar de chorar – Perguntas e respostas sobre o cio 

cadela no cio não parar de chorar

Cachorrinho na grama. Foto Freepik

Existem muitas dúvidas acerca do cio das cadelas e, para te ajudar a compreender melhor isso, seguem abaixo algumas perguntas e respostas esclarecedoras. 

Por que a cadela fica manhosa durante o cio? 

Se uma cadela no cio não para de chorar, significa que ela está precisando de alguma coisa. Isso pode ser comida, água, um passeio na natureza ou, até mesmo carinho. 

Por isso, procure observar os sinais que o animal te dá para identificar o porque do choro. Tente deixar o animal confortável e, fique à disposição para oferecer carinho e atenção. 

Se nada disso resolver, pode ser que ele esteja com algum problema mais sério e precise de ajuda de um profissional veterinário. 

As cadelas ficam sensíveis emocionalmente durante o cio? 

cadela no cio não parar de chorar

Mulher tirando foto com cachorro. Foto Freepik

Sim. Como já foi dito, o período de cio marca uma série de transformações dos animais, uma vez eu eles apresentam mudanças físicas e emocionais marcantes. 

O nível de mudança tende a mudar de um animal para outro, de modo que uma cadela pode ficar mais carinhosa com o dono ou, pode preferir se afastar dele. 

Algumas se mostram nitidamente mal humoradas, isolando-se ou apresentando-se agressivas com as pessoas e outros animais. 

Também é comum ocorrerem mudanças de apetite, sendo que algumas cadelas diminuem bastante a ingestão de alimentos, enquanto outras mostram-se mais famintas. 

Cadela no cio não parar de chorar – Como identificar o fim do cio?

O período que chamamos de cio tem duração média entre duas e quatro semanas, sendo que durante esse período a fêmea pode se mostrar mais ou menos receptiva ao macho. 

A maioria das cadelas tende a aceitar o macho nesse período, mas algumas se tornam mais agressivas e não permitem a aproximação. 

Dessa forma, observar o comportamento não é a melhor maneira de identificar o final do período. 

O melhor a fazer é observar o fim do sangramento e, o retorno da vulva ao seu estado natural. 

O cio provoca dor? 

Por mais que o sangramento passe uma sensação desagradável ao ser humano, o cio em si não provoca dor, uma vez que não causa nenhum ferimento ou algo assim. 

Apesar disso, toda a alteração corporal e hormonal em si pode causar algum nível de desconforto para os animais. Com isso, a fêmea tende a ficar mais inquieta e chorosa. 

Mas se você não souber bem o que fazer se uma cadela no cio não parar de chorar, então procure ajuda profissional. 

É verdade que a fêmea fica agressiva durante o cio? 

Uma das maiores queixas dos tutores é a agressividade exacerbada das cadelas durante o cio. E sim, isso realmente pode acontecer, uma vez que as mudanças hormonais podem afetar seriamente o humor dos animais. 

Em muitos casos, mesmo que a fêmea nunca tenha sido agressiva, ela pode se mostrar dessa forma quando está no cio. 

Além da irritabilidade, a própria ovulação pode ser de certa forma dolorosa para o animal. 

Posso ignorar o choro da minha cadela no cio? 

Isso depende muito da situação. A maioria das cachorras no cio chora por algum motivo e, nesse caso você deve estar sempre pronto para ajuda-la a superar as dificuldades. 

Mas se você perceber que o choro é puramente de manha, então é melhor ignorar para não reforçar o comportamento. 

Para isso, procure permanecer próximo do animal, mas não lhe dê atenção enquanto estiver chorando. 

Por outro lado, quando ele parar de chorar e se comportar bem, você pode oferecer um carinho ou, até mesmo um petisco. 

Como saber que a minha cadela vai entrar no cio? 

Basicamente, o proestro é o comecinho do período de cio, quando o corpo do animal começa a sofrer mudanças para a preparação para o acasalamento e prenhez. 

Mas você pode observar sinais comportamentais e, também físicos, que incluem a vulva bem mais inchada e, a presença característica de uma secreção sanguinolenta. 

O sinal mais óbvio e fácil de se reconhecer é justamente esse sangramento característico, mas ele pode não ser tão evidente assim antes de a cadela já estar há alguns dias no cio. 

É importante observar ainda que há uma variação da intensidade desse sangramento entre as cachorras.

Enquanto algumas têm sangramento muito intenso, outras quase não apresentam nenhum tipo de secreção. 

Cadela no cio não parar de chorar – Quando a cadela costuma entrar no cio? 

O cio tende a ocorrer quando a cadela atinge a sua maturidade sexual, mas isso não tem uma data exata para ocorrer. 

Essa maturidade pode acontecer em fases da vida diferentes, dependendo do porte, raça e outras características do animal. 

De qualquer forma, para a grande maioria dos animais o primeiro cio acontece entre os seus e os doze meses de idade do animal. 

É interessante perceber que de maneira generalizada, as cadelas de pequeno porte se desenvolvem e atingem a maturidade sexual mais rapidamente em relação aos animais de grande porte. 

Mas para evitar problemas relacionados a isso, a melhor coisa é castrar o animal logo após o término do ciclo de vacinas, antes mesmo da chegada do primeiro cio do animal. 

Independentemente da raça e porte do cão, é importante ter cuidados em relação à reprodução e vida sexual. 

Se o animal não for usado para a reprodução responsável e nem participar de competições, a melhor opção é fazer a castração o mais rápido possível. 

Dessa forma inclusive evita-se que a cadela no cio não pare de chorar, além de outros problemas comuns, como a piometra. 

Conclusão 

Saber o que fazer se uma cadela no cio não parar de chorar é algo muito importante para qualquer tutor. 

No entanto, de maneira geral basta manter o animal confortável para que ele se sinta bem e não sofra com os incômodos característicos desse período. 

Além disso, para evitar esse problema, o melhor a se fazer é castrar o animal precocemente, evitando assim que ele entre no cio.