As músicas de cachorro promovem grandes benefícios aos dogs. Afinal, elas acalmam e relaxam o pet, desde que sejam escolhidos os estilos certos.

Diferentes dos humanos, a audição do cachorro é mais apurada, podendo alcançar de 15 a 100 mil Hz.

Por isso, a audição canina é considerada bastante sensível a ruídos, sons e barulhos longínquos que os humanos nem sequer percebem.

E por causa dessa habilidade nata, muitos cães são usados em atividades específicas como caça e resgate de pessoas. Como é o caso dos cães policiais.

Diante disso, escolher músicas de cachorro pode ajudar a relaxar o seu doguinho ou estressa-los. Portanto, saber escolher a música certa para cachorro é essencial.

Continue lendo e saiba mais!

tocando violão

Tocando violão para o cachorro – Foto: Freepik

Músicas de cachorro – Veja alguns exemplos para o dia a dia

Quando falamos de músicas de cachorro, não estamos indicando qualquer estilo. Afinal, é preciso ser seletivo, pois os cães possuem audição bastante apurada.

Além disso, nas orelhas dos cães existem cerca de 18 músculos que fazem a estrutura mobilizar. Eles conseguem levantar, baixar, inclinar e girar para um maior alcance do som.

Isso quer dizer que os sons são percebidos pelo cachorro com muita facilidade. Assim sendo, podendo servir de comando ou despertar sensações negativas.

Um exemplo de ruído negativo para os cães são os fogos de artifício. Afinal, eles causam medos e deixam o doguinho mais estressado.

Nos seres humanos, as músicas também despertam sensações. Entre elas, euforia ao ouvir um som alegre da sua banda preferida. Ou então saudades na letra de uma canção.

Já os cães não entendem as letras das músicas. Mas os sons, sim. Inclusive, alguns deles podem trazer grandes benefícios para o seu dia a dia.

Estilos de músicas indicados para cães

Entre os estilos de músicas indicados para cães estão as músicas clássicas, reggae e os sons da natureza.

Afinal, são músicas mais suaves para deixar o cachorro calmo e com boas sensações para o seu dia a dia.

Assim sendo, as músicas da natureza como sons de cachoeiras, pássaros e chuva costumam ser indicados para cachorro filhote dormir. Mas também, o adulto estressado.

Já as músicas instrumentais de piano, flauta e demais composições no estilo clássico musical, são indicadas para acalmar o cachorro que late muito e fica sozinho em casa.

Músicas de cachorro latindo

As músicas de cachorro latindo são ideais para os tutores interagirem com seus cães. Afinal, elas promovem um repertório de sons para o cãozinho filhote.

Desta forma, esses efeitos sonoros de cães latindo também contribuem para instigar o cachorro a latir. Principalmente em ambientes onde estão se socializando.

No entanto, esses vídeos de cães latindo são apenas um teste. Afinal, eles não irão incentivar seu cão a latir a todo momento. Desde que não seja usada com tanta frequência.

Playlist músicas de cachorro

Como vimos, as músicas de cachorro causam sensações. Sendo os estilos de músicas suaves os mais indicados para acalmar um cão estressado, fazer o filhote dormir e tranquilizar o cachorro grande.

Assim sendo, a seguir, montamos uma playlist de músicas para cachorro. Tem opções de músicas clássicas e de sons naturais que servem como mantra para relaxar o cão.

Procure por músicas para acalmar cães ou músicas para relaxar cães agitados. Aproveite as seleções de sons que podem ultrapassar 10 horas de duração.

Saiba que no Spotify você pode criar playlist de músicas para cachorro. No entanto, você pode aproveitar também os álbuns prontos criados pelos usuários.

tocando violão

Tocando violão – Foto: Freepik

Como escolher músicas de cachorro?

Mas afinal, como escolher músicas de cachorro? Ou melhor, como saber se o cachorro gosta de um estilo de música?

A seguir, montamos uma lista com sugestões para testar músicas com seus cães. Afinal, são muitos os benefícios que os sons podem trazer para os doguinhos.

Faça um teste com algumas músicas para cães

Para saber se o cachorro gosta do estilo de música, faça um teste com algumas músicas indicadas para cães.

Isto é, a dica é que você esteja junto do cachorro na hora de colocar a música ou som.

Mas lembrando que não é apenas as músicas clássicas indicadas para playlist de música canina. Isto é, você pode considerar o seu estilo também.

No entanto, evite músicas com um estilo muito agitado. Prefira as músicas mais suaves e com poucos instrumentos.

É ideal preparar um local adequado para o cachorro, com espaço para dormir, se alimentar e beber água.

Observe os comportamentos do cachorro

Ao colocar a música para o cachorro, esteja em um ambiente mais fechado. Mas de preferência, no cantinho onde o pet costuma ficar.

Coloque a playlist de sons ou a música escolhida por você e observe os comportamentos do cachorro.

Assim sendo, veja se o cachorro está mais agitado ou tranquilo ao adicionar o estímulo musical ao ambiente.

Geralmente, em situações que as músicas promovem relaxamento canino, os pets vão descansar em sua caminha ou local que se sente seguro.

Assim sendo, evite fazer o teste em um local com muitos estímulos. Evite também usar os brinquedos neste momento. Deixe que a música acalme o cãozinho.

Músicas de cachorro

Cachorro tocando violão – Foto: Freepik

Coloque uma música em volume baixo

Para testar as músicas com o cãozinho, coloque o som em um volume mais baixo para não agredir a audição do cachorro.

Afinal, como vimos, os cães têm um ouvido mais sensível do que os humanos.

Por isso, barulhos estrondosos como fogos de artifício, objetos caindo e barulho de porta batendo são ouvidos com mais facilidade pelos dogs.

Mas jamais coloque os fones no ouvido no cachorro. Sempre ouça as músicas no ambiente e num volume baixo para não perturbar o cão.

Assim sendo, quando o cachorro não gosta do som, ele costuma sair do local, latir e até mesmo pode se esconder mostrando o quanto está incomodado.

Teste músicas para cachorro em situações específicas

Para saber se o cachorro gosta da música, faça o teste com músicas para cães em situações mais específicas.

Por exemplo: durante a socialização ou treinamento do cão para ficar sozinho, coloque uma playlist de sons para relaxar o cachorro e acompanhe as reações do mesmo.

Assim sendo, os cães que ficam muito tempo sozinhos tendem a ficar tristes, estressados e costumam latir bastante.

Por isso, testar as músicas para relaxar cão pode ser uma boa ideia.

Mas como dissemos acima: não é toda música que o cachorro gosta.

Afinal, é preciso testar, começando pelos sons mais suaves como as músicas clássicas e sons da natureza.

Músicas de cachorro

Cachorro tocando piano – Foto: Freepik

Benefícios das músicas para os cachorros

Os cães podem gostar de músicas, sim! Afinal, elas servem como um despertar de emoções, assim como acontece com os humanos.

Assim sendo, um som pode trazer tranquilidade, bem-estar e relaxamento. Mas também medo, ansiedade e exaustão para o cachorro.

Mas quando utilizados os estilos mais suaves, os benefícios das músicas de cachorro estão relacionados à redução de estresse, socialização e controle da ansiedade canina.

Músicas acalmam o pet

Utilizada no volume ideal, as músicas acalmam o pet. Afinal, promovem uma sensação de tranquilidade e bem-estar para o seu amiguinho.

As músicas para os cães podem ser importantes aliadas na hora de acalmar o cachorro filhote durante a socialização.

Quando pequenos, eles podem ficar incomodados em um local muito quieto. Por isso, um estímulo para se acostumarem, é a utilização das músicas.

Reduz a ansiedade e estresse

Muitos pets ficam estressados e ansiosos quando os tutores saem de casa, resultando em comportamentos de destruição.

Afinal, os cães estressados roem móveis, latem em excesso, estragam travesseiros, mordem almofadas e demais objetos.

Por isso, as músicas de cachorro reduzem a ansiedade e o estresse em cães. Elas fazem com que se sintam mais calmos ao ouvir sons suaves.

É preciso treinar o cão para ficar sozinho em casa. Comece colocando músicas clássicas ou com sons da natureza para tranquilizar o ambiente e ajudar nesse processo.

Ideal para cachorro dormir

Alguns pets podem sentir dificuldades durante o sono, sendo as músicas uma grande aliada ideal para cachorro dormir.

Apesar de acordar com facilidade, devido ao seu temperamento e audição apurada, os cachorros apresentam dificuldades para dormir em alguns casos.

Os cães com dificuldades para dormir costumam se comportar de forma agitada, serelepe e com muita disposição.

Portanto, criar uma higiene do sono para o cachorro se torna uma rotina benéfica para toda a família.

Para a higiene do sono do cãozinho, utilize músicas tranquilas para dormir à noite. Além de um ambiente com poucos estímulos e muito carinho.

Ajuda a reduzir as dores

As músicas para os cães ajudam a reduzir as dores. Mas desde que estão sendo tratados com medicamentos e intervenções orientadas pelo médico veterinário, ok?!

Quando se está com dor tudo o que nós, humanos, queremos, é ficar tranquilos. Assim sendo, com os cães é a mesma coisa. Eles precisam de um tempo de repouso.

Sendo assim, para ocorrer de forma eficiente, use músicas relaxantes para acalmar o cachorro com dor.

Prepare um espaço tranquilo com comida, água e cama quentinha para o cachorro repousar e fazer sua recuperação com excelência.

Além de todas essas dicas para usar as músicas de cachorro para acalmar, relaxar e promover bem-estar, outras atitudes não podem ser deixadas de fora.

Independente da raça do cachorro, ele precisa de cuidados essenciais. Como uma alimentação adequada, água fresquinha, passeios e brincadeiras.

Aproveite as músicas de cachorro para desfrutar da companhia do pet, promovendo um momento de muito amor.