A relação entre cachorros e crianças pode ser bastante benéfica e oferece efeitos positivos para os pets e para os nossos filhos. Pensando nesses benefícios, a equipe do Portal do Dog preparou este conteúdo com diversas considerações sobre o assunto.

Quem sabe consigamos inspirar pais a investirem na inclusão de pets na rotina de seus filhos, não é mesmo? Acompanhe e saiba mais!

relação entre cachorros e crianças

Amizade entre crianças e cachorros – Foto: Canva

Quais os benefícios da relação entre cachorros e crianças?

São inúmeros os benefícios presentes na relação entre cachorros e crianças. Porém, aqui vale um adendo: esses benefícios são alcançados quando há responsabilidade nos cuidados com o pet, e quando as crianças são educadas para lidar com os animais de forma empática e responsável.

Por isso, se você deseja investir na aquisição de um pet para os seus filhos, lembre-se da responsabilidade de ensiná-los a cuidar adequadamente do amigo de quatro patas, ok? Assim, as vantagens abaixo terão mais chances de fazerem parte da rotina de vocês. Veja quais são elas:

  1. Desenvolvimento emocional das crianças.
  2. Companheirismo e amizade.
  3. Desenvolvimento do senso de responsabilidade e cuidado.
  4. Desenvolvimento social.
  5. Redução dos níveis de estresse.
  6. Pré-requisito para estímulos físicos.
  7. Estímulos cognitivos para as crianças.
  8. Desenvolvimento da autoconfiança.
  9. Maior compreensão da natureza e do meio ambiente.
  10. Compreensão das necessidades do outro.
  11. Desenvolvimento de paciência e tolerância.

Vamos conversar um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens da relação entre cachorros e crianças? Então siga conosco até o fim deste texto!

Veja também: Criança e cachorro: como educar ambos?

relação entre cachorros e crianças

Criança com seu cachorro – Foto: Canva

1. Desenvolvimento emocional das crianças

Quando as crianças têm a oportunidade de interagir com um pet, elas podem começar a descobrir um pouco mais de informações sobre as emoções.

Elas aprendem sobre empatia, ao ter que cuidar de um outro ser vivo; aprendem sobre compaixão, ao perceber as necessidades do pet; além de aprenderem sobre amor, afeto, carinho, cuidado e atenção.

Tudo isso pode ajudá-las a entender o que sentem, quando sentem e de que forma podem lidar com o que é sentido. Por isso, a relação entre cachorros e crianças é algo que pode ser benéfico para o desenvolvimento emocional.

Veja também: O cachorro ajuda na saúde mental? Entenda aqui!

2. Companheirismo e amizade

Os animais de estimação podem ser companheiros leais e constantes para as crianças, proporcionando-lhes conforto e amizade. São ótimos amigos para os momentos de lazer e diversão em família, fazendo companhia aos pequenos e instigando, inclusive, a sociabilidade por conta disso.

3. Desenvolvimento do senso de responsabilidade e cuidado

O desenvolvimento do senso de responsabilidade e cuidado é outro benefício que não pode ficar de fora da nossa lista. Isso porque as crianças podem compreender a necessidade de manter as suas responsabilidades em dia, como no caso de abastecer os potes de ração do cachorro ou a necessidade de levá-lo para passear de forma periódica.

Consequentemente, essa aprendizagem pode refletir em outras áreas da vida da criança, fazendo-a compreender a importância das suas ações e a necessidade de seguir determinadas regras/prazos, como no caso das tarefas escolares, por exemplo.

4. Desenvolvimento social

Ter um animal de estimação pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais, como comunicação, compartilhamento e interação social. Afinal, o pet pode servir de estopim para novas amizades com outras crianças que passeiam no parque com os seus animais de estimação, por exemplo.

Além disso, as crianças costumam “conversar” com os seus animaizinhos, falando sobre diversos assuntos e estimulando a própria comunicação por conta disso.

5. Redução dos níveis de estresse

A presença de um animal de estimação pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade nas crianças, sendo uma verdadeira distração para as cargas emocionais negativas. O pet, nesse caso, é como se fosse um porto-seguro para a criança, fazendo-a se sentir acolhida e amada pelo seu amigo de quatro patas.

Isso reduz os níveis de estresse que podem acometer os pequenos. Afinal, é válido destacarmos que, sim, as crianças também podem sofrer com estresse e merecem atenção.

6. Pré-requisito para estímulos físicos

Um dos benefícios da relação entre cachorros e crianças é o fato de que os pets podem ajudar os pequenos a terem uma vida mais ativa.

A criança pode se sentir mais instigada em correr ao ar livre com o seu amigo, além de ter que passear com ele para manter uma rotina saudável e equilibrada.

Dessa maneira, mais atividades físicas e exercícios começam a fazer parte do dia a dia dos pequenos, proporcionando saúde, qualidade de vida, bem-estar, prevenção de doenças e muito mais. 

7. Estímulos cognitivos para as crianças

Observar o comportamento dos animais de estimação e interagir com eles pode estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, como a percepção, a memória e o raciocínio.

Os pequenos podem aprender muito sobre o mundo, sobre as relações e outras áreas de conhecimento de mundo que podem mudar a vida deles.

Uma criança com pet tem sempre muito que aprender com ele sobre relacionamento, rotina, cuidados com a saúde, etc.

relação entre cachorros e crianças

Criança brincando com seu cão – Foto: Canva

8. Desenvolvimento da autoconfiança

Ter um animal de estimação pode ajudar as crianças a desenvolverem uma maior autoestima e autoconfiança, uma vez que são responsáveis por cuidar de outro ser vivo. A criança percebe que as suas ações são importantes e que há alguém esperando por elas: o pet.

Isso faz com que o pequeno tenha uma percepção mais positiva de si mesmo, entendendo que é uma pessoa com afazeres e tarefas importantes e que fazem a diferença na vida de alguém. 

9. Maior compreensão da natureza e do meio ambiente

O simples fato de oferecer a possibilidade de os pequenos terem um animal de estimação em casa pode despertar nas crianças um interesse e uma compreensão maior sobre a natureza e o meio ambiente, incluindo os ciclos de vida, a ecologia e a importância da biodiversidade.

Dessa maneira, um pet pode ser a porta de entrada para comportamentos ambientais que sejam mais responsáveis, equilibrados e sustentáveis. Ou seja, é uma forma de plantar um futuro muito mais promissor para as próprias crianças. 

10. Compreensão das necessidades do outro

A relação entre cachorros e crianças também pode oferecer benefícios pelo simples fato de que cuidar de um animal de estimação ensina aos pequenos a importância de entender e atender às necessidades de outros seres vivos, o que pode promover a empatia e a compaixão.

A criança pode criar a consciência de que as suas ações podem gerar consequências na vida de terceiros, e que essas consequências podem ser boas ou ruins. Desse modo, ela pode desenvolver comportamentos saudáveis no que diz respeito à relação com o outro – seja esse outro um pet ou mesmo algum coleguinha da turma.

relação entre cachorros e crianças

Garotinha com seu dog – Foto: Canva

11. Desenvolvimento de paciência e tolerância

Interagir com animais de estimação pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de autocontrole, como paciência, respeito e tolerância. Afinal, ela não poderá ter tudo o que quer a qualquer momento, pois o pet não é um boneco que está disponível para sanar os desejos da criança.

Ela perceberá que, às vezes, o pet vai preferir dormir, ou vai querer correr no quintal ao invés de deitar para assistir televisão com ela. Isso a ajuda a entender que o outro tem escolhas e tem a sua própria subjetividade, respeitando esses limites dentro do relacionamento e gerando uma visão social mais positiva, equilibrada e saudável.

Inclusive, o fato de o pet não atender às necessidades da criança a qualquer momento pode fazer com que ela aprenda a lidar melhor com momentos de frustração, por exemplo. 

12. Compreensão dos cuidados com a saúde

A relação entre cachorros e crianças também pode ajudar os pequenos a compreenderem a importância dos cuidados com a saúde, considerando ações de higiene, de alimentação saudável, de exercícios físicos e assim por diante.

Afinal, se ela precisa oferecer tudo isso, de forma equilibrada, para o pet ser feliz e saudável, ela também pode compreender que necessita desse tipo de cuidado e de rotina para que ela mesma tenha uma atenção maior com a própria saúde.

Ou seja, dito de outro modo, a relação entre cachorros e crianças também pode propiciar um maior autocuidado e atenção para a própria saúde da criança.

Isso porque, se o pet precisa escovar os dentes para ser saudável, a criança percebe que ela também precisa seguir essas regrinhas, concorda?

relação entre cachorros e crianças

Garotinha com seu dog – Foto: Canva

Como manter uma relação saudável entre crianças e pets?

Apesar de haver muitos benefícios na relação entre cachorros e crianças, é importante considerar alguns cuidados para que esse relacionamento seja saudável para todos os envolvidos. Veja dicas:

  • Mantenha a higiene do pet em dia para garantir que a criança não se contamine e nem contraia doenças.
  • Ensine a criança a respeitar os limites do pet, sem querer tratá-lo como um brinquedo.
  • Ensine quais são as responsabilidades da criança ao escolher e decidir ter um pet. Ou seja, mostre que ela precisa alimentar, dar banho, cuidar dos brinquedos e da caminha, e assim por diante.
  • Comente sobre a importância de dar atenção e carinho para o seu amigo pet, pois ele precisa desses estímulos para ser feliz e saudável.
  • Reforce a importância dos cuidados com a saúde, para que o bem-estar do pet seja mantido.
  • Entre outras ações que contribuam para uma relação saudável.

Assim, há mais chances de todo mundo ficar feliz dentro dessa relação!