Acompanhe os mitos e verdades sobre Beagle, um cãozinho inteligente, ágil e muito simpático para conviver com sua família.

Muitas pessoas escolhem o Beagle como uma raça de cão para criar. E não era para menos! Afinal, esse cãozinho possui características únicas que fazem dele um ótimo aumiguinho.

Desta forma, saber as principais características de uma raça de cachorro ajudará a entender melhor acerca da sua personalidade, comportamentos e, claro, entender o que o doguinho gosta.

Com relação ao Beagle, muitos cães não gostam de ficar agarradinhos com o tutor. Outros, preferem servir de companhia e convivem bem dentro de casa.

Portanto, conheça os mitos e verdades sobre Beagle e aprenda quais são as habilidades, instintos e preferências desse cachorro tão querido.

16 Mitos e verdades sobre Beagle

Lindo Beagle – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre Beagle – Veja aqui!

Muitos mitos e verdades sobre Beagle permeiam essa raça de cachorro. Entre elas, está a preferência para cães de pesquisa em laboratórios.

Mas por que o Beagle é usado em testes com animais? Qual a relação da raça com essas pesquisas?

A nossa lista de mitos e verdades sobre Beagle é para esclarecer algumas dúvidas dos tutores e aqueles que pretendem criar essa raça em casa.

Continue lendo o artigo do Portal do Dog!

1- Uso de Beagles em pesquisas é comum

Verdade. O primeiro tópico do nossos mitos e verdades sobre Beagle é sobre usar os Beagles em pesquisas. Desta forma, saiba que isso é bastante comum.

Os Beagles são considerados cachorros dóceis. E por serem também de pequeno porte, são bastante usados em pesquisas em laboratórios.

Mas infelizmente, essa prática ainda é bastante comum em animais, onde em alguns casos se torna prejudicial para o animalzinho.

Além do Beagle, outros animais também são usados para pesquisas em laboratórios. Como por exemplo, os roedores e até os felinos!

2- Mitos e verdades sobre Beagle: tem faro apurado

Verdade. Um dos destaques característicos dessa raça de cachorro de pequeno porte é que ele tem um faro bastante apurado.

Com a origem da raça, os Beagles eram usados para caçar lebres e outros animais pequenos devido ao faro aguçado.

Por conta dessa característica, essa raça se torna bastante comilona, podendo farejar alimentos à distância.

3- É considerada uma raça de cachorro preguiçosa

Mito. Os Beagles não são uma raça de cachorro preguiçosa. Pelo contrário: eles são ativos e ótimos caçadores.

Eles precisam diariamente investir suas energias em exercícios físicos, brincadeiras e jogos de desafio.

Uma dica é usar petiscos durante as brincadeiras para entreter o Beagle e deixá-lo mais contente.

Aliás, essa é uma raça de cachorro sociável. Afinal, eles precisam estar interagindo com as pessoas.

16 Mitos e verdades sobre Beagle

Tutora com seu Beagle – Foto: Freepik

4- Beagles não são ideais para uma casa com crianças

Mito. Muita gente acha o Beagle agressivo. Por isso, acreditam que essa raça não é ideal para casa com crianças.

Mas quando socializados desde pequeno, os filhotes de Beagle aprendem os limites de boa convivência, inclusive, com as crianças.

Contudo, falando de instinto, essa é uma raça que tem predisposição a se dar bem com as crianças devido ao seu espírito brincalhão e simpático.

5- Os Beagles não costumam latir tanto como outras raças

Mito. Na verdade, os Beagles têm a tendência de latir bastante, estando na lista das raças de cães que mais latem.

No entanto, nem todo Beagle late em excesso. Saiba que esse comportamento está diretamente ligado a sua condição de vida.

Cachorros que ficam muito tempo sozinhos ou sem espaço para brincar tendem a latir com mais frequência, sendo o caso dessa raça de cão.

6- Cães dessa raça são considerados independentes

Verdade. Apesar de gostarem de socializar (e precisam aprender essa habilidade), os cães dessa raça são considerados independentes.

Os Beagles se viram muito bem, tem um faro apurado para buscar “entretenimento”. Por isso, não devem ser deixados muito tempo sozinhos.

Eles adoram explorar aventuras sozinhos e conhecer ambientes novos. Mas além disso, eles não têm medo e vão em frente quando acham necessário.

7- Esta é uma raça de cachorro teimosa

Verdade. O Beagle é uma raça de cachorro teimosa, sim. Apesar da inteligência, essa raça precisa de incentivo para atender aos comandos.

Para isso, utilize petiscos e demais alimentos, além de ração para cachorro, como por exemplo, frutas que os cães podem comer.

Os treinamentos são mais divertidos quando os Beagles são incentivados com comida. Principalmente porque tendem a ser mais teimosos se não tiver um incentivo.

lindo cão no parque

Lindo cachorro no parque – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre beagle: 8- É uma raça de cão que adora comer

Verdade. Como citamos no tópico acima, essa é uma raça de cão que adora comer. Neste sentido, use o recurso da alimentação do Beagle como reforço positivo nos adestramentos.

Considerado um cachorro farejador nato de excelência, o doguinho irá procurar comida a onde for. Nem que seja preciso revirar o lixo!

Uma boa alimentação e adestramento ajudam a controlar o comportamento impulsivo do Beagle, incluindo sua tendência a querer comer o tempo todo.

9- Cães da raça Beagle são usados em aeroportos

Verdade. Entre as raças de cães farejadores, os Beagles são usados em operações antidrogas nos aeroportos.

Com um focinho aguçado, a raça é capaz de detectar substâncias em malas e roupas de passageiros.

Essa raça de cachorro também é ideal para operações de salvamento em desastres, revistas policiais e demais serviços que precisam de um cão farejador.

Não é à toa que um dos apelidos do Beagle é “nariz com quatro patas”, devido à sua habilidade de farejar com excelência.

10- Cachorros da raça Beagle já existiram em vários tamanhos

Verdade. Os cachorros da raça Beagle já existiam em vários tamanhos por volta dos anos 1800.

Assim sendo, a popularidade do tamanho da raça na época eram os Beagles de bolso, medindo apenas 22 centímetros.

Mas antes desse período o tamanho da raça era ainda menor. Durante o reinado da Rainha Elizabeth I na Inglaterra, a Monarca andava com um Beagle de 9 centímetros no bolso.

Atualmente, a altura mínima de um cachorro Beagle é de 33 cm e a máxima é 39 cm. Uma mudança considerável de tamanho, não é mesmo?!

Mitos e verdades sobre beagle: 11- Cães Beagles não são uma raça fácil de cuidar

Mito. Os cães Beagles são, sim, uma raça de cachorro fácil de cuidar. Eles precisam de tempo e disciplina para manter a boa convivência entre a família.

Mas saiba que os Beagles se dão muito bem com outros animais de estimação. No entanto, isso não quer dizer que você deve pular a socialização. É preciso ensiná-lo a respeitar.

Os passeios são essenciais para a raça. Inclusive, ofereça momentos descontraídos com o doguinho.

No caso de saúde, assim como todo pet, é preciso levar o cachorro ao veterinário, manter as vacinas em dia e cuidados em casa. Principalmente com a escovação do pelo, alimentação e atividades físicas.

cachorro sentado

Cachorro sentado – Foto: Freepik

12- Não é uma raça de cachorro ideal para viver em apartamento

Verdade. Um dos aspectos mais importantes para conviver com um Beagle é que eles não são uma raça de cachorro ideal para viver em apartamento.

Como vimos nos tópicos acima, entre os mitos e verdades sobre Beagle está que ele é um cachorro ativo – e não calminho como muita gente pensa.

Assim sendo, se estiverem entediados, eles vão uivar e latir com mais frequência, podendo incomodar os vizinhos com barulhos indesejados.

Eles também são cães que não gostam de ficar sozinhos. Afinal, eles precisam de companhia e, para quem mora em apartamento, é preciso estar atento às travessuras da raça.

13- Mitos e verdades sobre Beagle: São resistentes à chuva

Verdade. Cães da raça Beagle são conhecidos por serem resistentes à chuva, devido à dupla pelagem que possuem.

Os pelos da raça são densos, lisos, curtos e bastante resistentes. Por isso, não necessitam de banhos constantes.

Aliás, uma dica de cuidado com a pelagem do Beagle é sempre escovar os pelos, removendo células mortas e sujeiras. A queda de pelos ocorre o ano todo.

Você pode dar banhos de 15 em 15 dias no seu Beagle, salvo quando ele está muito sujo por brincar na lama, que é comum!

14- A cor mais comum do Beagle é a tricolor

Verdade. A cor mais comum do Beagle é a tricolor, composta pelas cores nas patas, peito e ponta do rabo branca, cabeça e sela castanho com manchas pretas.

Outra combinação de cores do Beagle é inspirado no padrão irlandês: a dupla coloração de vermelho e branco.

A ponta da cauda branca do Beagle é uma das marcas mais características para detectar a pureza da raça.

Mitos e verdades sobre beagle: 15- Os cães da raça Beagle se entediam facilmente

Verdade. Os cães da raça beagle se entediam facilmente, principalmente quando ficam solitários e trancados em casa.

Os cachorros Beagle devem ser criados ao ar livre, brincando em quintais e fazendo passeios rotineiros com o seu tutor.

Sendo assim, não são indicados para viver em casas sem quintais ou apartamentos, podendo agir sem disciplina devido à solidão.

16- Beagles são conhecidos por gostarem de morder

Verdade. Para finalizar nossa lista de mitos e verdades sobre Beagle, saiba que a raça é conhecida por gostar de morder.

Os Beagles não costumam ser agressivos com as pessoas. Aliás, são considerados cães dóceis com humanos.

A afirmação acerca de mordida está relacionada à predisposição a querer roer objetos como brinquedos, móveis, roupas e outros itens pessoais do tutor.

Isso acontece principalmente pela falta de gasto de energia. Isto é, você precisa gastar a energia do seu Beagle para que ele tenha uma melhor condição de bem-estar e não queira descontar essa energia em itens da casa.

Dessa maneira, o adestramento desde filhote se faz essencial para tornar a convivência com o Beagle mais prazerosa.

Leve o seu Beagle para consultas recorrentes ao veterinário e cuide do seu dog!