As festas de fim de ano podem significar um pavor muito grande para os pets. Por mais que nós, humanos, adoramos as festas do fim de Dezembro, não podemos esperar que nossos cães pensem a mesma coisa. Afinal, há muito que precisamos entender sobre o comportamento deles neste período.

Enquanto estamos confraternizando, é muito fácil que um cão esteja em apuros, escondido em algum lugar para se proteger do barulho irritante dos fogos de artifício. Pois, querendo ou não, a maioria deles sente um tremendo pavor destes ruídos estranhos e fora do controle deles.

E para ajudar o seu pet neste momento, preparamos um texto com alguns passos importantes. Portanto, acompanhe para entender tudo.

festas de fim de ano

Fogos de artifício – Foto: Freepik

Festas de fim de ano – Como preparar o seu cão para não sofrer?

Um cachorro com medo de fogos de artifício não é a coisa mais incomum nas festas de fim de ano. Afinal, eles odeiam os ruídos das explosões, pois eles realmente acreditam que algo terrível está por vir. Na realidade, o medo em si não é dos ruídos, mas da incapacidade deles de identificar o que está acontecendo para se sentirem seguros. Eles podem facilmente perder o controle da situação.

E isto faz com que possamos observar atitudes das mais variadas possíveis. Desde um animal chorando e uivando, rasgando tudo que vê pela frente ou simplesmente se escondendo em baixo da cama, a espera do fim dos ruídos. Cada serzinho poderá reagir de uma maneira diferente.

Em um mundo ideal, a melhor situação seria que os fogos fossem sem ruídos. Desta forma, poderíamos continuar a aproveitar o momento e os cães, claro, não sofreriam com a barulheira, como no Réveillon de Santa Catarina.

Mas, enquanto isto não é uma realidade ampla, precisamos nos precaver para ajudar nossos pets. E para isso, separamos uma lista com alguns pontos importantes para deixá-los menos estressados nas festas de fim de ano.

Veja:

  • Feche as janelas e cortinas durante a queima de fogos;
  • A distração pode ser o melhor remédio – Ruídos e brincadeiras;
  • Não demonstre medo-solidário – Isto poderá apavorar ainda mais o cachorro;
  • Calmante natural para cachorro – Isto pode ajudar;
  • Deixe o animal se esconder – Não force a barra;

Explicaremos cada um dos tópicos a partir de agora. Continue lendo.

festas de fim de ano

Fogos de artifício – Foto: Freepik

Feche as janelas e cortinas durante a queima de fogos

Antes de mais nada, é preciso fazer o básico. Por mais que alguns municípios possam optar por fogos sem ruídos, isto não significa que o restante da população vai aderir o movimento. Portanto, se precaver será fundamental, como fechar as janelas e as cortinas durante a virada de ano.

É claro que isto não abafará o som completamente (a não ser que você tenha vidros a prova de som). Mas, ajudará bastante a conter um pouco o ruído. E, claro, o seu cãozinho agradecerá. E o ato de fechar as cortinas, faz com que o cachorro não crie a falsa sensação de que está em um espaço amplo e aberto. As luzes e flashes dos fogos irão ficar menos evidentes.

fogos de artifício

Fogos de artifício – Foto: Freepik

A distração pode ser o melhor remédio – Ruídos e brincadeiras

Outra excelente atitude que você poderá colocar em prática durante as festas de fim de ano, é a seguinte: já que há barulhos externos, busque fazer barulhos internos. Isto fará com que o animal não foque imediatamente nos estouros dos fogos de artifício e, assim, ele ficará menos impaciente e estressado.

Há métodos e processos de adestramento de cães, que utilizam ruídos para quebrar o interesse ou atenção do cachorro em determinada situação. Por exemplo, quando o animal está concentrado em latir ou atacar alguém, fazer um ruído para ele se distrair pode ser uma ótima alternativa. E no caso da queima de fogos, também.

Ligue a televisão, o rádio e até mesmo faça barulhos com os brinquedos que ele gosta. Isto ajudará ele a não se concentrar unicamente nos ruídos dos fogos de artifício. Porém, é importante tomar cuidado para que você não estresse seu cachorro ainda mais. Os exageros sempre serão negativos.

Não demonstre medo-solidário – Isto poderá apavorar ainda mais o cachorro

Alguns tutores gostam de se mostrar presentes e pacientes com os seus cães, mostrando que também estão com medo. E isto muitas vezes poderá instigar ainda mais medo no animal, pois se ele notar que você também está estranho, o surto pode ser ainda maior. Portanto, evite o medo-solidário.

Se o seu cachorro começar a chorar por conta dos ruídos dos fogos, faça o básico que mencionamos anteriormente para, minimamente, reduzir a dor nos ouvidos do pet. Evite ao máximo se abaixar, abraçar, prender ou cobrir o animal de alguma forma. Ele poderá ficar muito estressado com isso.

festas de fim de ano

Fogos de artifício – Foto: Freepik

Calmante natural para cachorro – Isto pode ajudar

Você já ouviu falar dos calmantes naturais para cachorro? Eles podem ser uma ótima alternativa para tentar reduzir o impacto dos ruídos dos fogos. Afinal, desta forma, o cachorro se sentirá muito menos incomodado. O que é ótimo para o momento passar o mais rápido possível.

Porém, aqui é fundamental ter um acompanhamento veterinário adequado. Jamais dê qualquer tipo de produto calmante para seu cão, sem algum tipo de prescrição. Lembre-se que você poderá deixar o seu cachorro doente, caso ele ingira algum componente impróprio. Para usar esta alternativa, busque sempre ajuda veterinária, ok?

Deixe o animal se esconder – Não force a barra

E por fim, uma dica também básica: se o animal estiver seguro dentro de casa, sem nenhum tipo de alternativa para ele se machucar ou fugir, deixe ele se esconder durante os fogos. Jamais force a situação e queira “mostrar” para ele que está tudo bem. Se ele procurar se esconder em baixo da cama ou atrás da cortina, deixe que ele faça.

Quanto mais você forçar a situação, mais o cachorro poderá ficar com medo. E em casos graves, ele poderá urinar ou defecar. Faça, sim, um acompanhamento para ver se está tudo bem e se o animal está seguro. Mas não tire ele do esconderijo forçadamente. Afinal, em alguns minutos os fogos vão passar.

Cuide do seu pet!