Um cachorro mexendo no lixo é algo muito ruim. Afinal, ele pode revirar tudo e deixar o ambiente uma bagunça – e ainda por cima, pode deixar o ambiente sujo. Afinal, a gente sabe como pode ser uma lixeira bem cheia.

Porém, por que eles fazem isso? E melhor: tem o que fazer para conter essa vontade do cachorro de mexer no lixo?

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre isso. Afinal, devemos fornecer as melhores condições de qualidade de vida para o nosso cãozinho. E uma das coisas a se fazer, nesse caso, é entender como reagir em situações com o cachorro mexendo no lixo.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Cachorro mexendo no lixo – Tem o que fazer?

cachorro mexendo no lixo

Cachorro com um monte de papel – Foto: Freepik

Sim, tem o que fazer. Um cachorro mexendo no lixo, por mais que seja algo instintivo, é algo que pode ser administrado pelo tutor. Porém, antes de mais nada, é fundamental entender alguns preceitos que regem a vida de um cãozinho. Um deles, é o instinto.

Os cachorros mexem no lixo por vários motivos. Mas principalmente, por conta do instinto. E por isso, o tutor não vai conseguir fazer ele “mudar de ideia” quanto a mexer no lixo ou não. Por mais adestrado e inteligente que o cãozinho seja, ainda assim, ele é um animal com instintos.

E os instintos acabam chamando o animal para o lixo, uma vez que é um lugar extremamente motivador do ponto de vista olfativo. Então, a nossa primeira dica, é: não tente lutar contra o instinto do cachorro. Mexer no lixo não é só uma mania do cachorro. Muitas vezes, é uma necessidade instintiva.

Porém, o que você, tutor, pode fazer com relação a isso? Já que um cachorro mexendo no lixo é muito mais uma relação instintiva do que de comportamento, tem algo que se possa fazer?

Entenda melhor a seguir.

Por que o cachorro gosta de mexer no lixo?

Um cachorro gosta de mexer no lixo, conforme entendemos até aqui, justamente porque é algo extremamente chamativo pra ele. Nós enxergamos o lixo como uma coisa nojenta, suja e que precisa ser deixada em um canto da casa, longe dos outros cômodos.

Porém, os cachorros não enxergam o lixo como “lixo”. Por incrível que pareça, eles enxergam o lixo como uma fonte rica de comida, estímulos olfativos e sentem que estão “caçando”. Tudo isso faz parte do instinto do cachorro, uma vez que ele é um animal que sempre busca formas de sobreviver no ambiente.

Na prática, vasculhar o lixo é uma forma de garantir a comida do dia e sobreviver – mesmo que a sua tigela de ração esteja cheia de comida. Para os cães, encontrar a própria comida é também algo importante. E o lixo, muitas vezes, acaba oferecendo esses estímulos que o animal precisa.

Além disso, veja outros motivos para um cachorro mexendo no lixo:

  • O lixo é uma fonte olfativa incrível;
  • Cachorros são curiosos e vão vasculhar o que chamar atenção;
  • Cachorros entediados podem ter mais aptidão a mexer no lixo;
  • Eles enxergam aquilo como comida;

Em detalhes, veja cada um desses tópicos a partir de agora e entenda mais sobre esse comportamento. Continue lendo.

cachorro mexendo no lixo

Cão deitado – Foto: Freepik

O lixo é uma fonte olfativa incrível

Pra nós, o lixo tem cheiro ruim e é algo que a gente quer ver só de longe. Mas para os cães, o lixo é algo fantástico. Um milhão de cheiros e aromas diferentes podem ser percebidos pelas milhões de glândulas olfativas do cachorro.

E isso é algo que eles realmente adoram e, inclusive, faz muito bem para sua saúde física e mental deles.

Sentir cheiros é importantíssimo para todos os cachorros. Aqui no blog, inclusive, temos um artigo falando sobre o assunto, veja: Olfato Canino: Descubra os 5 fatos incríveis.

No lixo, o cão pode sentir cheiro de restos de comida e, por mais estranho que isso possa parecer, ele também pode sentir cheiro de fezes. Pra gente, é algo nojento. Mas pra eles, um milhão de sensações positivas são ativadas. Portanto, sempre que eles tiverem a oportunidade, vão mexer no lixo – seja da cozinha, na rua ou no banheiro.

Cachorros são curiosos e vão vasculhar o que chamar atenção

Um cachorro é curioso por natureza. Ser curioso faz parte do dia a dia dele e, por isso, ele não vai abrir mão de interagir com situações diferentes e que chamem a atenção por algum motivo.

No caso dos lixeiros, esse motivo pode ser o cheiro. O cão poderá vasculhar o lixo da pia, do banheiro ou da rua, pois ele sente um cheiro de comida que, pra ele, é fantástico. A curiosidade é aguçada muito pelo fator instintivo, que faz ele achar que no lixo tem comida. E comida é sinônimo de sobrevivência.

Percebe como uma coisa está interligada na outra? Um cachorro mexendo no lixo é mais comum do que a gente pode imaginar. E os problemas a partir disso, também podem ser muito frequentes.

Veja este artigo: Cachorro comeu papel – E agora?

cão revirando o lixo

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Cachorros entediados podem ter mais aptidão a mexer no lixo

O tédio é um problema muito grave para os cães.

O cachorro entediado pode desenvolver comportamentos muito negativos dentro de casa e pode ser estimulado ainda mais para comportamentos instintivos, como o ato de mexer no lixo para buscar comida (sobrevivência).

Portanto, se você não sai para passear com seu cachorro ou mesmo não faz um bom enriquecimento ambiental dentro de casa, cuidado. Pode ser que o cão tenha ainda mais aptidão para vasculhar o lixo e fazer dele uma diversão todos os dias.

Nesse caso, instinto e a falta de gasto de energia são somados.

Eles enxergam aquilo como comida

E por fim, conforme entendemos até aqui, um cachorro mexendo no lixo é um cachorro que, no fim das contas, está procurando comida. Mesmo que esse lixo seja o do banheiro, o cão vai mexer nele porque sente cheiros de alimentos ali e, pela sua sobrevivência, vai buscar essa comida.

Lembre-se que um cachorro possui milhões de células olfativas. Por isso, eles sentem muito mais cheiros do que nós. Além de muito mais cheiros, os detalhes desses cheiros são também muito mais ricos. Algo que pode cheirar mal pra gente, pode cheirar muito bem pra eles.

O que fazer para o cachorro mexendo no lixo parar com isso

Além de gastar a energia do cachorro, o que podemos fazer para que ele não fique mexendo no lixo? Ou melhor, há algo que possa ser feito para evitar esse tipo de comportamento?

Veja algumas dicas:

  • Evite deixar o lixo em lugares baixos;
  • Feche a porta do banheiro ou área externa;
  • Feche bem as lixeiras;
  • Não lute contra os instintos do cachorro;

Entenda em detalhes cada uma dessas situações acima.

cachorro bagunçando no lixo

Cachorro olhando desconfiado – Foto: Freepik

Cachorro mexendo no lixo – Evite deixar o lixo em lugares baixos

Uma das melhores coisas que você pode fazer para lidar com um cachorro mexendo no lixo, é manejar o ambiente. E não o cachorro. Ou seja, você não pode simplesmente “proibir” o animal de mexer no lixo. Afinal, o instinto não está no controle dele.

No entanto, você pode muito bem agir de maneiras estratégias para que o cachorro não fique vasculhando o lixo. E uma das formas de fazer isso, é tirar o lixo do alcance do animal. Sim, só isso. Ao tirar o lixo do alcance do seu pet, ele não vai se sentir na “obrigação” de ir lá vasculhar.

Feche a porta do banheiro ou área externa

Além de tirar o lixo do alcance do cachorro, você pode muito bem fechar a porta do banheiro ou da área externa em que o lixo está alocado. Dessa forma, você garante que o cachorro sequer chegue perto da lixeira. Assim, ele não vai ter a necessidade de cheirar, abrir e mexer no lixo.

Isso pode parecer muito óbvio, mas acredite: pouca gente faz. Ter o costume de fechar as portas dentro de casa, nem sempre é algo fácil. Principalmente para tutores de primeira viagem que estão, agora, aprendendo como lidar com o animal.

Atribuir novos hábitos para a nossa rotina não é simples – mas é possível. Veja também 30 dicas pra cuidar do seu cão em 2021.

Cachorro mexendo no lixo – Feche bem as lixeiras

Outra dica que você pode colocar em prática e começar a criar um hábito, é o fato de fechar bem as lixeiras. Quanto mais fechadas elas estiverem, menos vontade o cão vai ter de mexer naquele lixo. Inclusive, você pode comprar alguns tipos de prendedores para fechar as lixeiras, tipo um lacre.

Fica menos prático, mas é a certeza de que o cachorro não vai abrir.

cachorro mexendo no lixo

Cão com papel enrolado – Foto: Freepik

Não lute contra os instintos do cachorro

E por fim, é fundamental entender que um cachorro mexendo no lixo é um instinto que não tem como simplesmente “apagar” da rotina dele. Por mais que adestramentos e treinos ajudem, o animal, ainda assim, vai continuar sendo um animal com instintos que precisam ser supridos.

Cuide do seu dog!